10 filmes para assistir antes do ano virar | Phi Investimentos

10 filmes para assistir antes do ano virar

10 filmes para assistir antes do ano virar

Fazer uma retrospectiva dos sucessos e também dos fracassos é uma atitude extremamente válida para o fim do ano, pois permite fazer uma análise do que vale a pena perpetuar no ano seguinte. Pensando nisso, a PHI Investimentos recomenda 10 filmes antes do fim de 2015.

TOROInvestimentos_10 filmes para assistir antes do ano virar-2

1. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)

Um dos filmes mais citados em sites e portais financeiros. O motivo? O filme evidencia algo que deveria estar gravado na mente de todo investidor: dinheiro que vem fácil vai embora mais fácil ainda.

Com quatro indicações ao Oscar e um Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical 2014 (Leonardo DiCaprio), “O Lobo de Wall Street” é uma adaptação da autobiografia de Jordan Belfort (DiCaprio), um corretor de ações que conseguiu enriquecer absurdamente, mas também obteve uma dura queda, vivendo a realidade da bolsa de valores norte-americana.

2. O dia antes do fim (Margin Call)

Ambientado no período que antecede a grande crise de 2007, “O dia antes do fim” conta a história de funcionários responsáveis pelo setor de gestão de risco de uma grande empresa de investimentos que ganham acesso a informações sobre a queda da companhia – queda essa que criaria um efeito dominó em todo mercado financeiro. O que as grandes mentes responsáveis pelas empresas envolvidas na crise pensavam? Como tomar decisões que afetariam, provavelmente, milhares de pessoas?

O filme expõe o outro lado da moeda, com uma abordagem sobre a realidade dos líderes e gestores que muitas vezes precisam tomar decisões que envolvem o futuro de milhares de pessoas.

3. Até que a Sorte nos Separe

Inspirado no best seller “Casais inteligentes Enriquecem Juntos”, de Gustavo Cerbasi, “Até que a Sorte nos Separe” conta a história do casal Tino e Jane que, após ganhar R$ 1 milhão na loteria, deixam a vida simples e dura para trás para viver o sonho de viver na riqueza e na abundância.

Mas, como muitos emergentes, Tino não tem a menor noção de educação financeira e, juntamente com sua família, gasta todo o dinheiro a ponto de ter que vender tudo o que possui. O filme traz várias lições sobre economia doméstica, planejamento financeiro, educação financeira, investimentos e saúde financeira.

4. Wall Street – Poder e Cobiça (Wall Street)

Esse é o filme que deveria estar em destaque na estante de qualquer investidor. Um clássico e pioneiro do cinema voltado ao mercado financeiro, “Wall Street” ilustra com grande precisão e riqueza de detalhes a Nova York do final da década de 1980, conhecida como a Era dos Yuppies. Dirigido por Oliver Stone, rendeu o Oscar de melhor ator a Michael Douglas em 1988.

No filme, Bud Fox (Charlie Sheen) é um jovem e ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações. Após várias tentativas ele consegue falar com Gordon Gekko (Michael Douglas) e juntos, abandonam qualquer escrúpulo, ética e meios lícitos para enriquecer.

5. Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street: Money Never Sleeps)

Continuação do clássico homônimo de 1987, “Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme” é um filme mais hollywoodiano e comercial, de fácil entendimento e que agrada a espectadores dos mais variados gostos. A história é centrada em Jake Moore (interpretado por Shia LaBeouf), um jovem operador que pretende usar a sabedoria de Gordon Gekko (Michael Douglas) para vingar a morte de seu mentor.

6. A Ascensão do Dinheiro – episódio 1: Sonhos de Avareza

O dinheiro com certeza move o mundo e pode construir grandes coisas, mas também destruir vidas. Essa série de documentários é baseada nos livros “The Ascent of Money”, do professor Niall Ferguson, da Universidade de Harvard. Nesse primeiro episódio, intitulado “Sonhos de Avareza”, somos expostos às linhas de raciocínio do professor Ferguson sobre o tema da ascensão do dinheiro.

Ferguson mostra o impacto do dinheiro em nossas vidas e sua correlação com o progresso e com o desenvolvimento da sociedade (assim como o da própria humanidade) desde o financiamento da Renascença até o século 21.

7. Freakonomics

O documentário é baseado no best-seller “Freaknonomics: o lado oculto e inesperado de tudo o que nos afeta” de Steven Levitt e Stephen J. Dubner. O filme traz exemplos práticos da economia no dia-a-dia para ajudar a compreender o efeitos da macroeconomia. Um ótimo filme para desmistificar diversos conceitos econômicos indispensável para todos que buscam investir de uma forma eficiente.

8. Um sonho intenso

O filme aborda as últimas oito décadas da economia brasileira, desde a Era Vargas, passando pelo período da inflação exorbitante, o plano Real e a redistribuição de renda da última década. Entre as personalidades que participam do documentário estão os economistas Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, João Manuel Cardoso de Melo, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ricardo Bielschowsky, Lena Lavinas, os sociólogos Francisco de Oliveira e Adalberto Cardoso, o historiador José Murilo de Carvalho e outros pensadores.

Um documentário que expõe erros a serem evitados e esclarece o funcionamento da economia nacional, além de abordar mais profundamente a história econômica do Brasil.

9. A República Popular do Capitalismo (People’s Republic of Capitalism)

Dividido em quatro episódios, esse documentário apresenta, de forma rápida, o desenvolvimento do capitalismo na China, um país de base socialista. “A República Popular do Capitalismo” coloca a força da China no contexto global e sua importância para o mercado.

10. Commanding Heights

Divido em três partes, esse documentário mostra a história econômica da segunda metade do século XX de forma minuciosa. Abordando temas como a reconstrução do pós-guerra, crises entre capitalismo e socialismo, “Commanding Heights” apresenta, de forma muito interessante, mudanças comuns entre diversos países perante a globalização.

 

Bom fim de semana e que sua retrospectiva lhe traga grandes soluções para aproveitar as oportunidades de 2016.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More