4 hábitos que você deve abandonar em seus investimentos | Phi Investimentos

4 hábitos que você deve abandonar em seus investimentos

4 hábitos que você deve abandonar em seus investimentos

Ter segurança financeira é o sonho de muitos brasileiros. Mas para criar um patrimônio, é preciso definir isso como um hábito de longo prazo. Há diversas formas de se construir um patrimônio, assim como há também muitas maneiras de atrasar esse objetivo.

Em post antigo, já vimos que o brasileiro ainda é muito conservador ao investir, preferindo investimentos de baixo risco, como a caderneta de poupança. O problema é que esse perfil de investimento não cria patrimônio e ainda pode desestimular o espírito investidor.

Confira a seguir 4 armadilhas que afastam investidores do sucesso financeiro. Se você se identificar com alguns destes, cuidado: você está se autossabotando.

Pagar caro pelo investimento
Algumas aplicações apresentadas por instituições bancárias a seus correntistas, por exemplo, possuem taxas elevadas e um retorno pífio. É o banco que está ganhando com o seu dinheiro, quando o resultado deveria ser o contrário. Quando se pensa em criação de patrimônio, siga o raciocínio de longo prazo. Quanto menos custos você tiver ao longo do ano, mais terá poupado após 30 anos. Por isso, controle as taxas impostas sobre seus investimentos.

Estimar retornos no mercado acionário
Outro comportamento perigoso é investir em renda variável esperando retornos semelhantes aos atingidos no passado. É muito difícil não buscar rankings anteriores de ações que temos interesse, mas vale lembrar que o mercado acionário não é repetitivo. Diversas tendências e acontecimentos macro e microeconômicos influenciam o comportamento de uma ação e dificilmente o resultado apresentado em 2015 será igual ao de 2014.

Pesquisar o histórico e o cenário da empresa em que pretende investir é importante, mas aposte na diversificação de sua carteira e tente não criar expectativas sobre a repetição de resultados apresentados no passado. Crie seu patrimônio e escolha suas ações seguindo seu perfil de investimento e não promessas de retornos extraordinários.

É como o maior investidor do mundo, Warren Buffett, revelou certa vez: “Keynes disse basicamente: não invente nem adivinhe o que o mercado está fazendo. Descubra uma empresa que você compreenda e se concentre nela”.

Colecionar fundos
Adquirir 50 fundos de investimento só fará com que suas estratégias se contradigam. Administrar uma carteira de ações é algo que necessita de planejamento, o que inclui a identificação do seu perfil de investidor. Diversificar é a chave, mas esta diversificação precisa ser bem feita.

Uma carteira mal montada poderá fazer com que desperdice seus recursos ao invés de acumulá-los. Lembre que você quer criar um patrimônio e não uma montanha de investimentos de pouco retorno.

Investir na ação da moda
Outro comportamento comum é investir em algo que o mercado está comentando muito ou que um amigo recomendou. Lembra dos fundos imobiliários que eram as grandes promessas do mercado em 2011 e 2012? Na prática, eles ficaram longe de serem os investimentos mais lucrativos do período e alguns tinham taxas bastante salgadas.

Existem diversas histórias sobre o comportamento de manada dentro da Bolsa de Valores e nenhum deles rendeu lucros aos investidores. A bola da vez é a Petrobras e algumas empresas estatais. O que tem de investidor tentando “descobrir o fundo do poço”, para investir na ação mais comentada pelo mercado, é impressionante. Mas lembre-se: o mais seguro sempre é seguir o seu plano e evitar o modismo.

Criar uma carteira de investimentos diversificada e que siga o seu perfil de investimento não é uma tarefa simples. Momentos de estresse do mercado, especulações e notícias catastróficas na imprensa afetam o emocional dos investidores, muitas vezes influenciando decisões – o que pode acarretar na ação de “vender por vender”, sem estudar o cenário.

Esses são alguns comportamentos “venenosos” para o seu futuro financeiro. Se você identificou que possui algum deles, reveja suas estratégias e escolhas de investimento. Você certamente está perdendo dinheiro.

Alcançar a segurança financeira e construir um patrimônio é uma tarefa de longo prazo e pode ser mais simples do que se imagina. Basta estabelecer metas com prazos e se organizar para cumpri-los. Estude as formas de investimento que lhe são mais atraentes e entenda o seu perfil de investidor. Confira neste link um teste exclusivo e gratuito para avaliar o seu Perfil de Investidor e fazer o seu planejamento financeiro de acordo com a sua fase de vida.

Para finalizar, mais um sábio conselho de Buffett: “Não precisamos ser mais espertos que os outros; precisamos ser mais disciplinados do que os outros”. Bons investimentos!


Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805-PR, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More

Give a Reply