5 alertas de golpes e fraudes financeiras | Phi Investimentos

5 alertas de golpes e fraudes financeiras

5 alertas de golpes e fraudes financeiras

Você gostaria de ganhar dinheiro de maneira simples, rápida e sem riscos ou contratempos?

Embora a resposta nos pareça óbvia, não podemos nos deixar influenciar pelos nossos desejos e vontades que, infelizmente e na maioria dos casos, costuma nortear nossas ações.

Apesar de o mercado ser regulado para não conceder espaço para a “venda de ilusões”, o consumidor, por sua vez, continua buscando alternativas que muitas vezes extrapolam o bom senso e desafiam algumas regras básicas da própria matemática.

Então, como podemos controlar os nossos instintos e evitar sucumbirmos a propostas tentadoras oferecidas por verdadeiros golpistas?

Visando responder estas indagações, que por sinal são decorrentes da maioria do público presente nas minhas palestras, numero abaixo as 5 maneiras de se identificar um golpe ou fraude financeira.

1. Promessas de Rentabilidade fora do comum

Saiba fazer contas!

O primeiro e principal alerta de um golpe está na sua rentabilidade muito acima da média. Quando receber uma proposta muito atrativa, sua reação deve ser de preocupação e não de empolgação. Se um investimento parece bom demais para ser verdade, provavelmente algo está errado. Desconfie!

Um dado para te ajudar nesta referência: o investidor mais bem sucedido de todos os tempos, Warren Buffett, tem uma rentabilidade histórica perto de 25% ao ano.

2. Não apresenta riscos

Uma característica comum em golpes financeiros é o pouco detalhamento dos riscos envolvidos. O fraudador promete ganhos muito além da realidade com baixo ou nulo risco.

Um dos princípios base do mercado financeiro é a relação de risco retorno. Por esta relação entendemos que a rentabilidade está associada ao nível de risco, ou seja, quanto maior a rentabilidade apresentada, maior a exposição ao risco.

O investidor somente deve aplicar seu dinheiro em um investimento quando conseguir entender o nível de risco que está assumindo.

3. Não acredite e muito menos procure pelo dinheiro fácil

O ser humano tem tendência por buscar as coisas da forma mais fácil, tentando encontrar algum atalho para riqueza. Esta lei do menor esforço pode te custar muito caro. As pessoas preferem acreditar que existe uma maneira mais rápida e fácil do que trabalhar e poupar para acumular patrimônio.

Os próprios anúncios já devem te alertar para um golpe: ganhe dinheiro fácil e rápido! Fique rico amanhã! Tenha uma renda extra sem trabalhar! Ganhe muito dinheiro trabalhando pouco e em casa!

Não procure por isso! Os golpistas se aproveitam deste sentimento inocente, e as pessoas se tornam vítimas dos seus próprios sonhos.

Aproveito para convidar a todos para uma reflexão preventiva: das pessoas bem-sucedidas que você tem como referência, alguma delas conseguiu chegar lá sem muito trabalho e dedicação? Pense nisso!

4. Pirâmides – atualmente mascaradas pelo termo “Marketing Multinível”.

Até acredito que você possa ganhar dinheiro com uma pirâmide, desde que você seja o fundador desta.

O modelo que depende da entrada de novas pessoas para gerar valorização do capital é matematicamente insustentável (progressão geométrica). Um exemplo prático: uma pirâmide que começa com 10 pessoas, no 10º nível deste esquema teria quase a população toda do Brasil envolvida para se equilibrar.

Normalmente as empresas cobram taxas de inscrição e treinamento, além de exigir a compra de um estoque mínimo de produto. Esta é a principal fonte de receita do modelo. Possuem características comuns como promessa de rentabilidade atraente, pouco detalhamento dos riscos, sentido de urgência e de oportunidade.  Além de um site convidativo, carros importados e viagens, realizam eventos em hotéis de luxo com palestras de pessoas que dão depoimento de que estão tendo muito sucesso neste modelo.

Quando identificar uma proposta nestes moldes, fique longe! Conheço muita gente que perdeu dinheiro nessa tentação. E não conheço ninguém que ganhou!

5. Consulta a órgãos reguladores

Informe-se!  Informação é pública e de fácil acesso. Uma simples busca no Google pode evitar que você tome uma péssima decisão financeira.

Nunca aceite uma proposta sem antes analisar do que se trata. Certifique-se que o profissional e a instituição estão devidamente autorizados a desempenhar esta função. Consulte as informações necessárias nos órgãos reguladores estaduais e federais.

Links úteis para pesquisa:

Ressalto a inexistência de fórmulas mágicas que transformem em realidade o sonho da riqueza. Não acredito no milagre financeiro.

Entretanto, se você ainda crê na possibilidade de enriquecimento rápido, apesar desses conselhos, relembro o quão você é suscetível a sofrer golpes, bem como está a um passo de colocar em risco preciosos ativos que desapercebidamente foram conquistados seguindo a mais tradicional fórmula do sucesso: acordando cedo e trabalhando.

Por MEHANNA MEHANNA

Cursou Engenharia Mecatrônica e de Produção na PUC/PR e Economia na UFPR. Atuando em instituições financeiras se destacou como operador, investidor e palestrante. É sócio-fundador da PHI Investimentos, empresa reconhecida no mercado paranaense. Como palestrante de educação financeira, ministrou mais de 50 cursos e 200 palestras pelo Brasil capacitando 5000 pessoas. Aborda temas relacionados à conjuntura econômica, finanças e investimentos, empreendedorismo e mercado de capitais. É colunista da Revista ADVNF e criador do site VMF – Vídeos do Mercado Financeiro.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More

Give a Reply