A história do Brasil no dinheiro

A história do Brasil no dinheiro

A história de um país também pode ser compreendida ao analisarmos a evolução do seu  dinheiro. Este vídeo do Nexo Jornal mostra como a evolução da economia do Brasil está refletida nas mudanças de sua moeda oficial.

Ao longo de sua história, o Brasil já teve 8 moedas diferentes. A primeira foi uma herança portuguesa: os réis, que foram mantidos mesmo depois da independência. O cruzeiro foi introduzido em 1942, durante o período do Estado Novo, como uma maneira de uniformizar o dinheiro em circulação.

A partir daí, a mudança da moeda foi sendo instituída como uma tentativa de frear a inflação. O cruzeiro novo surgiu em 1967 como uma moeda de transição. Três anos depois, entraram em circulação as novas cédulas de cruzeiro, com o mesmo valor dos cruzeiros novos. O cruzado passou a valer em 1986, seguido pelo cruzado novo já em 1989. No ano seguinte, a moeda voltou a ser chamada de cruzeiro. Em 1993, foi introduzido o cruzeiro real e  em julho de 1994, o Brasil adotou oficialmente sua moeda atual, o real.

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais da história da nossa moeda e como ela representa o passado e o presente do país.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More

Maioria dos brasileiros prefere a poupança e confia seus investimentos ao gerente de banco

Os brasileiros ainda têm resistência em se aventurar no mundo dos investimentos. É o que demonstra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, em parceria com a Comissão de Valores Monetários (CVM). O estudo entrevistou cerca de 700 investidores durante a...

Read More

Nobel de Economia é dado a pesquisadores por estudos relacionados a questões climáticas e tecnologia

Nesta semana, a Academia Real de Ciências da Suécia anunciou os vencedores do Nobel de Ciências Econômicas. Os pesquisadores norte-americanos William D. Nordhaus, da Yale University, e Paul M. Romer, da New York University, foram os agraciados com o prêmio. Ambos realizaram estudos que integram questões climáticas e...

Read More