A Amazon é uma ameaça ao varejo brasileiro? | Phi Investimentos

A Amazon é uma ameaça ao varejo brasileiro?

A Amazon é uma ameaça ao varejo brasileiro?

 

A Amazon é uma gigante em ascensão. A empresa é atualmente a 6ª maior varejista do mundo. Seu CEO e fundador, Jeff Bezos, começou a empresa em 1994, em uma garagem em Seattle. Hoje é dono de 16% da empresa e é considerado o homem mais rico de toda a história moderna, acumulando uma fortuna de mais de US$ 130 bilhões.

Atualmente, a operação da Amazon no Brasil ainda é pequena. São cerca de 5 mil sellers com produtos listados (nos EUA, são 805 mil) e não há sistema de armazenamento e entrega — o chamado fullfillmentPorém, parece que isso está prestes a mudar.

Em 2017, a empresa investiu R$ 112 milhões no país e abriu oficialmente o e-commerce. Além disso, segundo a agência Reuters, a varejista estaria negociando a compra de um galpão em Cajamar (SP) para suas operações logísticas.

galpao-armazem-armazenamento-caixas

A Amazon é uma ameaça às varejistas no Brasil?

O mercado on-line do Brasil ainda não está totalmente consolidado. As vendas via internet representam apenas 5% do varejo nacional.

Em sua última edição digital, a revista NoVarejo entrevistou representantes de alguns dos maiores varejistas do país para saber como eles se sentem quanto à vinda da Amazon ao mercado brasileiro. Para a maioria dos especialistas, a chegada da gigante concorrente ao Brasil pode ser combustível para o crescimento do varejo on-line no país. Além disso, a empresa terá ainda muitos obstáculos para consolidar seu marketplace.

As fraquezas da Amazon

compra-online-laptop-cartao-de-credito-varejo-amazon

O principal calcanhar de Aquiles da Amazon é a logística. Nos Estados Unidos, onde representa 44% do faturamento do varejo on-line, a empresa tem mais de 150 centros de armazenamento e distribuição. Foi esse sistema, chamado de Fullfillment by Amazon (FBA) reduziu os prazos de entrega e permitiu o crescimento e o sucesso da empresa.

No Brasil, a infraestrutura viária é muito subdesenvolvida, o que dificulta a operação de logística e de transporte dos produtos. Outros varejistas já consolidados no país, como o Magazine Luiza e a Netshoes, encontraram suas soluções para operar em meio esses problemas. Resta saber como a Amazon vai lidar com os obstáculos para ganhar o mercado brasileiro.

Leia a matéria na íntegra na revista NoVarejo: Quem tem medo da Amazon?

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More