Maioria dos brasileiros prefere a poupança e confia seus investimentos ao gerente de banco | Phi Investimentos

Maioria dos brasileiros prefere a poupança e confia seus investimentos ao gerente de banco

Maioria dos brasileiros prefere a poupança e confia seus investimentos ao gerente de banco

 

ilustração-personagem-carrega-moeda-gigante-pigsafe-maioria-brasileiros-preferem-poupança-pesquisa-phi-investimentos

Os brasileiros ainda têm resistência em se aventurar no mundo dos investimentos. É o que demonstra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, em parceria com a Comissão de Valores Monetários (CVM). O estudo entrevistou cerca de 700 investidores durante a primeira quinzena do mês de agosto.

De acordo com o levantamento, sete em cada dez investidores preferem deixar o dinheiro na caderneta de poupança. Isso demonstra que a maioria dos brasileiros possui um comportamento conservador, relacionado à falta de familiaridade com outras modalidades de investimento. Essa preferência acontece mesmo com a existência de outras opções de investimento no Brasil. CDBs, LCIs, CRAs e CRIs apresentam maior rentabilidade e também são consideradas aplicações de baixo risco.

Para o coordenador do Centro de Estudos Comportamentais e Pesquisa da CVM, Rogério Oliveira, essa tendência aponta, principalmente, à falta de educação financeira dos brasileiros. O estudo também chama a atenção para a dificuldade em encontrar informações sobre o assunto no país.

A pesquisa aponta que 53% dos entrevistados consideram o gerente de banco como a fonte de informação mais confiável quando o assunto é investimentos. Esse número é ainda maior para os investidores mais velhos: na faixa etária acima dos 55 anos, a parcela chega aos 74%.

investidores mais jovens procuram informações em outras fontes: 44% buscam informações na internet, em canais do YouTube e com influenciadores da área de finanças

Segundo representantes dos principais bancos do país, as recomendações das instituições seguem o perfil de cada investidor. Outros produtos além da poupança tem dificuldade de aceitação por questões como tolerância ao risco e necessidade de liquidez.

Leia a matéria na íntegra no Estadão: Sete entre dez investidores deixam o dinheiro na poupança

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More