Com inflação em alta, rendimento da poupança fica negativo. Confira alternativas mais rentáveis de investimento | Phi Investimentos

Com inflação em alta, rendimento da poupança fica negativo. Confira alternativas mais rentáveis de investimento

Com inflação em alta, rendimento da poupança fica negativo. Confira alternativas mais rentáveis de investimento

A caderneta de poupança já não é mais o método preferido pelo brasileiro para guardar dinheiro. Com os rendimentos em 5,9% no acumulado até agosto, a poupança está rendendo menos da metade em relação a outras alternativas, como os títulos públicos e os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), que chegam a entregar rendimentos de até 12%, e as letras de crédito, com 13% de retorno.

Some-se a isso o fato de que a inflação medida no mesmo período foi de 7,58% (IPCA), o resultado é que a poupança está com rendimento negativo. Ou seja, colocar dinheiro hoje em poupança é perder dinheiro, poder de compra.

E o brasileiro está mais atento ao retorno de seus investimentos. As retiradas batem recorde desde o início do estudo do Banco Central, em 1995. De janeiro a setembro, somam 53 bilhões de reais, mais do que o dobro de todo o valor depositado na caderneta de poupança durante todo o ano passado.

Tabela de rendimento da renda fixa
Caderneta de poupança: 7%
CDBs: 12%
Títulos públicos: 12%
LCIs: 13%
LCAs: 13%

André Chede, sócio-diretor da PHI Investimentos e planejador financeiro explica, em entrevista ao RIC Notícias da TV Record no Paraná, porque isso acontece: “Como os juros vem subindo e a poupança é um investimento fixo, as outras alternativas vem acompanhando essa alta dos juros, entregando melhores retornos para o investidor.”

Já quem cogita investir em risco e está de olho nos altas oscilações no dólar e euro desde o ano passado, deve lembrar que este é um investimento de risco e que oscila conforme o comportamento de mercado. Augusto Tosin, gerente de câmbio da Câmbio Curitiba revela que o a hora é de: “esperar momentos melhores para acabar investindo melhor.”

Fonte: RICTV

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More