Diversifique seus investimentos de forma simples: Conheça os ETFs | Phi Investimentos

Diversifique seus investimentos de forma simples: Conheça os ETFs

Diversifique seus investimentos de forma simples: Conheça os ETFs

Coluna Smart Money na Revista Sportyard
Autor: Luiz Gil de Leão
4ª Edição – dez/2011 e jan/fev/2012

Criados em 1989, nos EUA, os ETFs (do inglês, Exchange Traded Funds) são fundos de investimentos passivos que seguem a carteira teórica de determinado índice e são negociados em Bolsa de Valores. No Brasil, foram instituídos em 2006 e, apesar do crescimento contínuo, não representam sequer 1% do volume de negócios da BM&FBovespa, contra mais de 25% do volume de transações na bolsa americana. Após a crise de 2008, e o escândalo que envolveu Bernard Madoff, os investimentos em ETFs cresceram muito nos EUA devido à procura por fundos que tivessem uma carteira totalmente transparente, investimentos diversificados, liquidez e baixos custos operacionais.

Aproximadamente 5 anos após a instituição desse veículo de investimentos no Brasil, a BM&FBovespa conta com 8 ETFs negociados, alguns com boa liquidez e outros com poucas transações diárias e liquidez garantida por market maker. os mais conhecidos são: BoVA11 (Índice Bovespa), SMAL11 (Índice Small Cap), MILA11 (Índice Mid-Large Cap) e MoBI11 (Índice Imobiliário).

Além da diversificação da carteira (comprando um ETF o investidor não está exposto à variação de apenas um papel, e sim da cesta que o compõe), o investimento em ETFs possui diversas vantagens, como:

  • Baixa taxa de administração em comparação a fundos tradicionais (0,5% ao ano contra 2,18% em média);
  • Acompanhamento da posição on-line em tempo real;
  • Formador de mercado comprometido a fornecer liquidez;
  • Carteiras completamente transparentes divulgadas no site do administrador do fundo;
  • Incentivo fiscal (isenção de IR) para vendas de menos de R$20.000 no mês;
  • Possibilidade de realizar operações de curto prazo com o intuito de especular ou proteger a carteira (hedge).

Nos mercados desenvolvidos existem ETFs replicando os mais variados índices, desde commodities até dívidas soberanas. No Brasil, está em fase de estudo a implementação de novos ETFs, assim como ETFs Internacionais.  O investidor que tem interesse em diversificar sua carteira tem uma excelente oportunidade para aproveitar o crescimento de um dos mercados mais promissores para os próximos anos!

Bons Investimentos!

Para quem tiver dúvida e interesse em investir em ETFs, entre em contato conosco:

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More

Give a Reply