Em busca da segunda carreira | Phi Investimentos

Em busca da segunda carreira

Em busca da segunda carreira

Seja por escolha ou por necessidade, americanos estão trabalhando por mais tempo. De acordo com um estudo feito por um planejamento de aposentadoria do site RetiredBrains.com, 86% dos profissionais ativos planejam continuar trabalhando depois de alcançar a idade mínima para aposentadoria. A pesquisa ainda aponta que muitos desses profissionais procuram novas carreiras conforme os anos avançam em suas vidas profissionais.

Essas “carreiras secundárias” providenciam um complemento financeiro contínuo à aposentadoria, enquanto permitem que esses indivíduos atuem em funções que satisfaçam melhor suas necessidades pessoais, além de utilizar melhor o conhecimento, energia e talentos já adquiridos ao longo da vida.

Para àqueles que ainda vivem seus 50 anos, não é cedo para começar a olhar para frente. Caso haja outra carreira que tenha interesse, poderia iniciar um treinamento ou estudo enquanto ainda está em seu campo atual. Nessa matéria, abordaremos algumas considerações importantes quando se planeja uma segunda carreira.

Identifique suas habilidades e interesses

Muitas pessoas que investem em uma segunda carreira o fazem não apenas por dinheiro, mas pela oportunidade de continuar produtivo e fazer algo que os motive. Identificar suas habilidades é mais fácil do que enumerar seus interesses e paixões. De qualquer forma, como você permanecerá nessa segunda carreira pelos próximos 10 ou 20 anos, é importante dedicar um bom tempo para descobrir como combinar suas habilidades e competências para utiliza-las da melhor forma nessa nova função que tanto desejou.

Primeiramente, comece a planejar sua segunda carreira enquanto ainda estiver trabalhando. Isso lhe dará tempo para realmente pensar em como dar esse passo sem comprometer seu orçamento.

Art Koff, fundador do RetireBrains.com, esclarece que “o importante para quem está interessado em iniciar uma segunda carreira é dedicar-se seriamente ao assunto enquanto ainda trabalha. Isso inclui verificar com seu empregador se há alguma posição na empresa em que suas habilidades e competências possam ser aproveitadas. Manter os contatos importantes e até mesmo expandir seu networking, também ajuda a potencializar as de oportunidades para depois aposentadoria.”.

Para encontrar o que realmente o motiva, pode ser útil lembrar das coisas que gostava quando criança e quais sonhos tinha ao imaginar-se na vida adulta. Pense no que faria se dinheiro não fosse um problema (imagine que ganhou na loteria: O que faria?). Sonhar pode ajudar a apontar a direção certa para encontrar a função que combina seus interesses a suas habilidades.

Treinamento e novos aprendizados

Seus conhecimentos talvez não combinem com seus interesses e talvez você tenha que aprender novas habilidades por meio de treinamentos. Programas profissionais, escolas de pós-graduação e faculdades estaduais oferecem aulas no período noturno, assim como aulas aos fins de semana e aulas online para pessoas que necessitem de flexibilidade de horários devido a compromissos de trabalho ou familiares.

Dessa forma, é possível completar o curso necessário enquanto ainda trabalha em sua função atual, permitindo que “bata o chão enquanto corre” quando mudar de carreira. Uma dica adicional: você pode pedir reembolso de mensalidade por meio de seu empregador atual. Verifique se sua empresa disponibiliza esse auxílio e certifique-se sobre o que acontece caso não cumpra o período completo de estudos (por exemplo, pode ser que tenha que devolver o dinheiro à empresa, caso deixe os estudos no primeiro ano).

Outra dica para atualizar suas habilidades é revitalizar seu currículo, focando nos trabalhos e experiências mais relevantes que tenha vivenciado. Pode ser que já faça um tempo desde que escreveu seu currículo pela última vez, nesse caso, existem profissionais especializados que podem auxiliá-lo para reorganizar seu currículo para valorizar sua experiência e expertises.

Onde estão as oportunidades?

Ao definir sua segunda carreira, pode ser interessante considerar áreas que tenham forte crescimento contratação. De acordo com Encore.org, um site sem fins lucrativos que fornece informações para as pessoas que buscam novas oportunidades de carreira, a maioria das oportunidades de emprego se dividem em cinco categorias: educação, saúde, meio ambiente, política e sem fins lucrativos.

Empreendedorismo

A U.S. Small Business Administration (SBA) aponta para o número crescente de indivíduos acima dos 50 anos de idade que investem em pequenos negócios como um segunda oportunidade de carreira. Segundo a SBA, 15% dos trabalhadores entre 50 e 64 anos de idade são donos do próprio negócio e esse número aumenta para 25% para trabalhadores que tem 65 anos de idade ou mais.

O empreendedorismo cria a oportunidade de transformar um hobby em uma carreira satisfatória e lucrativa. Acesse www.sba.gov e procure por “encore entrepreneur” para visualizar dicas para iniciar seu próprio negócio, assim como opções de financiamento.

Fonte: tradução de matéria da Investopedia.com. Para ler a matéria original, acesse: Planning Your Second Carrer

Dúvidas sobre como aumentar seu capital? Quer iniciar seu patrimônio? Quer saber como aplicar seu dinheiro de maneira inteligente? A PHI Investimentos conta com uma equipe de profissionais qualificados para te auxiliar a tomar uma boa decisão. Acesse nossa agenda e confira os cursos e palestras disponíveis. Faça aqui seu pré-cadastro e abra já sua conta!

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More