Empreendedorismo: 10 passos para analisar se está na hora de investir na sua ideia | Phi Investimentos

Empreendedorismo: 10 passos para analisar se está na hora de investir na sua ideia

Empreendedorismo: 10 passos para analisar se está na hora de investir na sua ideia

lampada-papel-com-desenhos-de-graficos-ideia-empreendedorismo-phi-investimentos

Segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada anualmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2017, havia cerca de 50 milhões de empreendedores no Brasil. E esse número cresce a cada ano.

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, com novas empresas surgindo a cada dia. Porém, antes de investir em um negócio, alguns pontos importantes precisam ser avaliados. A equipe da PHI Investimentos preparou um check-list. Confira abaixo:

Analise o cenário

Um cenário de crise econômica pode não parecer um bom momento para empreender. Porém, esperar o fim das turbulências pode significar perder o foco e grandes oportunidades.

As consequências da crise dificilmente serão generalizadas e não atingem igualmente todos os setores. Se sua área de atuação apresenta potencial mesmo em meio à crise, fique atento as oportunidades, como os aluguéis a preços baixos e a disponibilidade de mão-de-obra.

Pesquise sobre o mercado

É importante levantar algumas questões sobre o mercado no qual pretende investir: é um mercado novo ou maduro? Como ele reage às crises? Há espaço e potencial para o desenvolvimento de novas ideias?

Estude seu consumidor

Para sua ideia gerar lucros, precisa de um público-alvo definido. Traçar o perfil de seu potencial consumidor é essencial. Entenda quem são seus possíveis clientes, quais são os seus problemas e necessidades e como a sua ideia pode supri-las.

análise-gráfica-gráficos-variados-homem-estudando-cálculos-phi-investimentos

Conheça a concorrência

Todo negócio, por mais inovador que seja, tem concorrentes. Conhecer a concorrência é o primeiro passo para encontrar e desenvolver o seu diferencial. Entenda as características de cada concorrente, reconheça seus pontos fortes e fracos e analise sua relação com os consumidores para confirmar onde a sua ideia pode prosperar.

Elabore um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento que descreve os objetivos de seu projeto e os passos que devem ser dados para que ele seja alcançado. É essencial porque auxilia a mapear o percurso e identificar falhas. Com esse planejamento, fica mais fácil avaliar se sua ideia é ou não viável e quais as melhores maneiras de torná-la concreta.

A biblioteca do Sebrae oferece gratuitamente materiais on-line que podem ajudar na elaboração de seu plano de negócios. Clique aqui e acesse.

Teste sua ideia

Colocar a sua ideia em prática com testes e simulações é uma boa maneira de identificar erros e corrigi-los antes de levá-la ao mercado. Esses testes trazem mais segurança na hora de investir e confirmam a viabilidade de seu negócio.

Ouça críticas e feedback

Escutar opiniões de pessoas que não estão envolvidas em seu projeto pode ampliar horizontes e trazer novas possibilidades. Procure pontos de vista diferentes e avalie o que eles podem acrescentar e como podem melhorar seu negócio.

Encontre um bom time

Acumular funções e centralizar tarefas raramente traz benefícios. Vá atrás de uma boa equipe, com profissionais competentes e interessados em fazer o seu negócio prosperar. Isso trará à empresa novas habilidades e competências.

Avalie o seu comprometimento

Para investir tempo e dinheiro em um negócio, é preciso estar disposto a se comprometer. Se você quer ver a sua ideia se tornar realidade, precisará dedicar-se 100% e desenvolver foco, disciplina e ser persistente.

Esteja disposto a errar e aprender

Erros acontecem até com os empreendedores mais experientes. O mais importante é saber identificar onde e por que falhou, corrigir os erros e seguir em frente. Analisar e entender os próprios erros é essencial para a construir seu know-how e o desenvolvimento de seu negócio.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More