Feliz Natal: presentes que não comprometem 2017 | Phi Investimentos

Feliz Natal: presentes que não comprometem 2017

Feliz Natal: presentes que não comprometem 2017

Nesta época do ano é comum observar uma grande movimentação motivada pelos preparativos natalinos. Todos querem presentear seus familiares e amigos no Natal, mas como fazer isso sem comprometer o orçamento?

feliz-natal-presentes-que-nao-comprometem-2017

O primeiro passo é verificar até onde seu orçamento pode ir. Não esqueça que o início de um novo ano traz despesas extras, como IPVA, IPTU, material escolar, matrículas, etc. Comprar presentes para todos é possível, desde que priorize. Faça uma lista com as pessoas que vai presentear e o quanto poderá gastar com cada um e no total.

Isso feito, separe o dinheiro e prepare-se para “bater pernas”, pois as diferenças de preços entre as lojas pode ser grande. Faça comparações e torne a internet sua aliada. E peça descontos… sempre! Esta é uma época em que os comerciantes não costumam negociar, mas vale lembrar que o comércio teve um ano difícil (e as previsões para 2017 permanecem pessimistas). Ou seja: um cenário de oportunidades para o comprador.

Compra por impulso = atenção redobrada

Quem tem filhos pequenos deve redobrar a atenção. Os pais querem dar “tudo” para ver os filhos felizes. Porém, não permita que um único presente inviabilize os outros. Vai dar brinquedos? Veja a faixa etária e certifique-se que a criança irá aproveitar bem, se é um brinquedo educativo e, principalmente, se cabe no orçamento estabelecido anteriormente.

Presentear entes queridos – maridos, esposas, namorados e namoradas – é uma prioridade. Aqui também cabe um porém: o controle da compra por impulso. Assim como nos outros casos, defina um limite do quanto pode ser investido. Delimitar o tipo de item também ajuda a direcionar a pesquisa pelo melhor preço.

Nessa época do ano há muitos bazares que oferecem presentes alternativos e com preços, muitas vezes, vantajosos. Porém, não deixe-se levar apenas pelo valor, pois um produto de má qualidade poderá frustrar o presenteado (o que não é o objetivo). Portanto, mesmo ao pesquisar nesses locais, qualidade é fundamental.

Pense também na possibilidade de troca e lembre-se de que isso só é obrigatório em caso de defeito ou mal funcionamento do presente. Em caso de divergências por tamanho ou gosto, verifique se o lojista ou o estabelecimento oferecem outras políticas de troca.

Compras online

Atualmente, a internet é uma ferramenta comum tanto para pesquisas de preço quanto para efetuar compras. Na hora de adquirir um produto, escolha lojas virtuais que tenham renome e que honrem o prazo de entrega (principalmente nessa época). Existem certificados digitais (como o Extended Validation – EV) e selos de segurança (Selo Site Seguro) que comprovam a procedência dos produtos e também a responsabilidade do estabelecimento perante seus clientes.

Saiba exatamente o que vai comprar, pois os prazos de troca são de apenas sete dias da compra ou entrega e o processo de trocas para compras online é mais complicado e demorado do que o de lojas físicas.

Nessa modalidade de compra, valem todas as atenções citadas acima. Pesquisa de preços, tipos de produtos, condições de pagamento e principalmente prazo de entrega. É possível pesquisar as lojas em qualquer site de órgão de defesa do consumidor (como o PROCON, por exemplo) e assim, verificar a idoneidade das lojas.

Dicas extras

Por fim, mas não menos importante, nunca deixe as compras para a última hora. Dessa forma, evita-se a agitação das ruas e shoppings, problemas gerados pela escassez de presentes ou tamanhos. Caso a compra seja feita pela internet, atenção redobrada aos prazos de entrega porque dependerá dos correios, que também entrarão em período de recesso.

E apenas para reforçar: NÃO CRIE DÍVIDAS. Siga seu planejamento financeiro e inicie 2017 com tranquilidade. Boas compras e ótimas festas!


Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More