Filmes do mercado: "GREED IS GOOD", já diria Gordon Gekko | Phi Investimentos

Filmes do mercado: “GREED IS GOOD”, já diria Gordon Gekko

Filmes do mercado: “GREED IS GOOD”, já diria Gordon Gekko

Coluna Smart Money na Revista Sportyard
Autor Luiz Gil de Leão
8ª Edição – set/out 2012

Filmes do mercado: “GREED IS GOOD”  já diria Gordon Gekko, no filme Wall Street

A frase imortalizada por Gordon Gekko, personagem vivido por Michael Douglas no clássico Wall Street — Poder e Cobiça, de 1987, inspirou milhares de operadores e profissionais do mercado financeiro nas décadas de 1980 e 1990.

Depois de alguns anos sem lançamentos de títulos expressivos, o cinema voltou a focar suas atenções em temas relacionados ao mercado financeiro, muito influenciado pela crise desencadeada pela derrocada do sistema bancário norte-americano. Dentre esses novos filmes, muitos merecem destaque, seja pelo enredo, pelas belas atuações ou pela forma com que reproduziram eventos recentes. Seja qual for o seu gosto, vale a pena dedicar alguns de seus finais de semana para curtir os seguintes filmes, tanto por diversão quanto por fins educacionais.

Wall Street — Poder e Cobiça [1987]: Grande clássico e pioneiro do cinema voltado ao mercado financeiro, ilustra com grande precisão e riqueza de detalhes a Nova York do final da década de 1980, conhecida como a Era dos Yuppies. Dirigido por Oliver Stone, rendeu o Oscar de melhor ator a Michael Douglas em 1988.

Wall Street — O Dinheiro Nunca Dorme [2010]: Continuação do clássico homônimo de 1987, Wall Street 2 é um filme mais hollywoodiano e comercial, de fácil entendimento e que agrada a espectadores dos mais variados gostos. A história é centrada em Jake Moore [Shia LaBeouf ], um jovem operador que pretende usar a sabedoria de Gordon Gekko [Michael Douglas] para vingar a morte de seu mentor.

Margin Call — O Dia Antes do Fim [2011]: Filme que ilustra os caóticos dias dos funcionários de um banco de investimentos no epicentro da crise de 2008. Baseado em fatos reais, o banco retratado em Margin Call foi o que deu início à derrocada do sistema financeiro americano. Contando com grandes atuações de Kevin Spacey, Paul Bettany e Jeremy Irons, Margin Call foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original.

Grande Demais Para Quebrar [2011]: Ótimo filme que retrata com precisão os bastidores dos eventos ocorridos durante março e outubro de 2008, que culminaram com a quebra do banco Lehman Brothers e a consequente derrocada do sistema financeiro americano. Excelente para quem quer entender melhor as causas e o desenrolar da crise de 2008.

Trabalho Interno [2010]: Documentário analisando as diversas facetas da crise financeira de 2008. Filme muito interessante para quem quer se aprofundar no assunto.

Com o intuito de divulgar e fomentar o cinema e vídeos voltados ao mercado financeiro, a PHI Investimentos é patrocinadora máster do site VMF — Vídeos do Mercado Financeiro:

VMF - Vídeos do Mercado Financeiro

http://videosdomercadofinanceiro.wordpress.com.

Acesse o site, assista aos trailers e vídeos e fique à vontade para mandar suas sugestões e opiniões.

Boa diversão!

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More

Give a Reply