Fundos de investimento: uma boa solução para aumentar sua rentabilidade | Phi Investimentos

Fundos de investimento: uma boa solução para aumentar sua rentabilidade

Fundos de investimento: uma boa solução para aumentar sua rentabilidade

Fundos de investimento são excelentes oportunidades de diversificação. Em tempos de alta volatilidade, fundos multimercados oferecem opções com maior rentabilidade

No cenário volátil em que o Brasil se encontra, focar em investimentos com maior rentabilidade é interessante, mas especialistas alertam: em tempos de crise, estabelecer uma estratégia consistente é vital para o sucesso do investidor.

Segundo o economista e especialista em administração de investimentos, Marcelo d’Agosto, os fundos de investimento, classificados na categoria multimercado, são uma boa alternativa, pois possibilitam que o investidor escolha ativos mais rentáveis. “Os gestores trabalham com as variações da taxa de juros, Ibovespa e dólar, além de ativos negociado”, explica.

Por que investir em fundos de investimento?

Utilizando a rentabilidade como parâmetro principal e concentrando a análise nos últimos quatro anos, uma aplicação indexada à variação do certificado de depósitos interfinanceiros (CDI) rendeu 58%. Enquanto isso, no mesmo período, a mediana do retorno dos principais fundos multimercados foi de 59%.

“Na linguagem do mercado, a mediana do retorno dos fundos foi de 102% do CDI”, esclarece d´Agosto.

Outro fato interessante trazido por essa análise é que a rentabilidade do Ibovespa foi de apenas 14% no intervalo analisado, aproximadamente igual à mediana do retorno de 237 fundos de ações.

*Os dados são da Morningstar e incluem o total de 217 carteiras.

Em cenários e alta volatilidade, investir apenas pensando no longo prazo não basta. Como o gráfico acima mostra, em quatro anos, muitas carteiras apresentaram prejuízo.

O economista enfatiza que o primeiro passo para criar uma estratégia mais adequada ao período volátil do país “é estabelecer o horizonte de investimento”: Os investimentos serão em renda fixa ou variável? Quais ativos e indexadores farão parte da aplicação?

 “A diferença para os multimercados é que a dispersão da rentabilidade dos fundos de ações foi maior. A pior carteira teve prejuízos de 30% e a melhor teve ganhos de 80%”, diz d´Agosto.

O economista aponta que os fundos de investimento são excelentes oportunidades de diversificação. Mas para identificar um bom fundo, o investidor precisa ter a sua própria estratégia.

Leia na íntegra na matéria do Valor Econômico: Como usar fundos de investimento para aumentar o retorno

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More