Inovação e sustentabilidade: os novos pilares do mercado | Phi Investimentos

Inovação e sustentabilidade: os novos pilares do mercado

Inovação e sustentabilidade: os novos pilares do mercado

O mercado financeiro e o mundo empresarial investem cada vez mais em soluções sustentáveis para se adaptar a um novo molde que respeita o ser humano e a natureza

Dentro do universo da gestão empresarial, o termo “inovação” já perdeu seu apelo e, assim como no mercado financeiro, esse conceito precisa estar diretamente ligado a modelos de sustentabilidade para alavancar resultados. Por todo globo, empresas fazem aportes e inserem constantemente o modelo sustentável em sua cultura empresarial, ou seja, uma nova abordagem em busca do equilíbrio saudável entre a relação das empresas com as sociedades e o ambiente que as cercam.

A inovação à serviço da economia sustentável

O que nas décadas de 70 e 80 era classificado como um empecilho ao lucro e ao progresso, hoje o caminha ao lado do ganho de capital. É o desenvolvimento sustentável. O mercado financeiro inclusive, já inclui essa estratégia no desenvolvimento de seus produtos (crédito, investimentos e seguros, por exemplo).

A inovação também é uma palavra-chave para empreendedores, pois oferece uma outra forma de lidar com o dinheiro, acumulo de capital e reinvestimentos.

Segundo Álvaro Almeida, diretor da Report Sustentabilidade e organizador da conferência internacional Sustainable Brands Rio, “isso [a sustentabilidade] exige mudança de modelo mental e, sobretudo, muito investimento em novas tecnologias. Afinal, serão elas que transformarão os impactantes processos produtivos atuais […] dar o exemplo de que é possível recolocar a indústria em um patamar de genuína contribuição para o futuro que queremos”.

Empresas com foco mais amplo na redução dos impactos negativos de suas atividades têm apresentado boas iniciativas de gestão socioambiental. A Natura, por exemplo, investe nos três pilares da sustentabilidade (ambiental, empresarial e social) e recentemente concluiu o projeto Ecoparque em Belém do Pará.

Ecoparque em Belém – Créditos da foto: Natura

Nesse local foi sediada uma indústria para gerar o menor impacto ambiental possível. Além de… os funcionários atuantes também tem usufruem do respaldo social, tendo acesso a creches para seus filhos entre outras opções de lazer, cultura e educação.

Esses modelos de negócio focados também na sustentabilidade tendem a conquistar mais espaço no mercado, colaborando também para a promoção da consciência ecológica e da qualidade de vida.

Portanto, aqueles que buscam ter a inovação como seu diferencial, devem ficar atentos aos aportes em sustentabilidade.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More