Investidores estrangeiros voltam a olhar o mercado emergente | Phi Investimentos

Investidores estrangeiros voltam a olhar o mercado emergente

Investidores estrangeiros voltam a olhar o mercado emergente

TOROInvestimentosInvestidores-estrangeiros-voltam-a-olhar-o-mercado-emergente

O cenário engloba diversas vertentes, o petróleo, o aumento de juros pelo Fed e as surpresas da China, será uma reviravolta para os emergentes?

Uma matéria do Wall Street Journal, traduzida para o Valor.com, trouxe o registro do melhor nível mensal de ativos e ações, registrado no mês de março. De acordo com o Instituto de Finanças Internacionais, foi o maior fluxo de capital para as ações e os títulos de dívida dos mercados emergentes em quase dois anos.

Atraídos pelas cotações favoráveis e também pela expectativa de mudanças políticas apresentadas no Brasil, investidores estrangeiros demonstraram bastante interesse pela bolsa brasileira. “Eu me sinto bem à vontade para prever que você vai ter um retorno decente nas ações dos mercados emergentes” disse Adrian Mowat, estrategista-chefe de ações do banco J.P. Morgan, que concluiu dizendo que “há definitivamente uma mudança ocorrendo aqui”.

As ações dos mercados emergentes estavam há anos em um estado de letargia, mas este ano, o ganho nas ações desses mercados acumulou 2,6%, quando comparadas ao desempenho da maioria das bolsas ao redor do mundo. O índice S&P 500 (com ações de 500 grandes empresas dos Estados Unidos), por exemplo, subiu 0,5% no ano, enquanto o europeu Stoxx Europe 600 recuou 8,9%.

A questão é: será que a alta nos ativos de países emergentes será duradoura? Diversos fatores podem compor essa resposta. Entre eles:

  • O possível aumento de juros do banco central dos Estados Unidos, o Fed (Federal Reserve);
  • a valorização do dólar;
  • a evolução dos preços das commoditties e do petróleo
  • e o futuro imprevisível da China.

Essas e outras informações você pode verificar na matéria na integra na coluna colaborativa entre o Valor e o WSJ


Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More