Os investimentos mais seguros para investidores iniciantes | Phi Investimentos

Os investimentos mais seguros para investidores iniciantes

Os investimentos mais seguros para investidores iniciantes

 investimentos-mais-seguros-phi-investimentos

Para quem não tem experiência no assunto, o mundo dos investimentos pode ser um pouco intimidador. Por isso, investidores iniciantes preferem começar com aplicações simples e mais seguras. É uma oportunidade para entrar no mundo financeiro e buscar um retorno melhor que o da poupança, por exemplo, mas sem correr grandes riscos.

Investidores experientes comumente optam por investimentos de baixo risco como uma estratégia para alcançar um objetivo específico. Investidores de perfil conservador preferem manter o foco em aplicações seguras para criar e proteger seu patrimônio.

Títulos de renda fixa são, em sua maioria, considerados investimentos de baixo risco. Essa modalidade de investimento garante rentabilidade com estabilidade e segurança, já que tem retorno, prazo e condições preestabelecidosConheça a seguir, algumas opções de investimentos seguros para iniciar a carreira de investidor:

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título público cuja rentabilidade acompanha a variação taxa básica de juros — a chamada taxa Selic. Essa aplicação é negociada pelo Tesouro Direto, plataforma de venda de títulos públicos desenvolvida pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3.

Por ser mantido pelo Governo Federal, o risco desse tipo de investimento é bastante baixo. É o chamado risco de crédito. Somente uma crise sistêmica de grande proporções e generalizada atingiria o Estado a ponto de declarar o calote.

Por seguir a taxa Selic (que é sempre positiva), o Tesouro Selic não apresenta risco de prejuízo caso seja vendido antes de seu vencimento. Isso o diferencia de outros títulos públicos, que podem ter perdas significativas se resgatados antes do prazo.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

ilustração-plantando-dinheiro-investimentos-seguros-e-rentaveis-phi-investimentos

O CDB é um título privado de renda fixa. Esse investimento representa basicamente um empréstimo feito a um banco. O investidor recebe os juros desse empréstimo, enquanto o banco empresta o dinheiro da aplicação para outro cliente. Como a taxa de juros cobrada para o empréstimo é maior do que a paga ao investidor, o banco garante seu lucro e a rentabilidade da aplicação.

Assim como a poupança, o CDB é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), uma entidade privada, sem fins lucrativos, que protege correntistas, poupadores e investidores.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

A LCI é um título emitido também por bancos, para financiamentos do setor imobiliário. A LCA é semelhante e financia empréstimos ao agronegócio.

Essas aplicações também são asseguradas pelo Fundo Garantidor de Crédito, como o CDB e a poupança. Sua principal vantagem é a isenção do Imposto de Renda (IR), concedida pelo governo como forma de incentivar os investimentos nesses setores da economia.

Se interessou por alguma dessas modalidades de investimento e quer saber mais? Entre em contato com a equipe da PHI Investimentos e encontre a aplicação certa para você!

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More