Livre para escolher – o poder do mercado | Phi Investimentos

Livre para escolher – o poder do mercado

Livre para escolher – o poder do mercado

“Vi os Estados Unidos mudarem e reparei: quanto mais o governo interferia e se inseria no livre mercado, pior ficava o país. Mas quando o governo abria espaço à livre iniciativa, a economia se fortalecia, eu prosperava, meus negócios cresciam e eu podia contratar mais e ajudar os outros”. A frase acima poderia ser de um economista norte-americano, mas foi dita pelo ator e ex-governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger. E esta é apenas uma das declarações apimentadas de Livre para Escolher: o poder do mercado.

De volta do túnel do tempo, 1990, o documentário de 47 minutos foi criado pelo economista e ganhador do Prêmio Nobel, Milton Friedman. Em pauta, um assunto cada vez mais atual em pleno século 21: o Liberalismo, nome dado à doutrina político-econômica que acredita que o progresso da humanidade parte da livre concorrência e da mínima interferência do Estado no mercado e na vida da população.

Criando um paralelo entre a China e o mercado ocidental, o vídeo traz ainda um imperdível e acalorado debate entre Friedman com o economista James Galbraith, da Universidade do Texas.

Mesmo que você não seja um adepto do Liberalismo, “Livre para escolher: o poder do mercado” é um vídeo para assistir e discutir. Será que vivemos uma ilusão de que o sistema capitalista é o melhor para nós e para nosso Estado? Assista ao vídeo e traga o assunto para o seu próximo happy hour. Horas de debate garantidas!


Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805-PR, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

Antecipar ou investir: Qual a melhor forma de usar o 13º salário?

Vale a pena antecipar o pagamento de dívidas? Onde investir um dinheiro extra e que não estava no planejamento financeiro? Quais são os riscos de tomar essa decisão sem fazer os cálculos? No VMF desta semana, Nathalia Arcuri, jornalista do canal de YouTube Me Poupe, aponta exemplos em que nunca se deve...

Read More

Economize no Natal: confira 5 erros para evitar durante as compras

Visitada por milhares de pessoas todos os anos, a Rua 25 de Março é um local bastante procurado para ir às compras, ainda mais entre o período do Natal e Ano Novo. De acordo com dados levantados pelo Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos da São Paulo...

Read More

Técnicas de Field Marketing pode fazer bem às compras de Natal

Um vendedor uniformizado, com a marca da empresa em destaque, disponível para esclarecer qualquer dúvida que os consumidores possam ter a respeito dos produtos da marca em questão. Isso é prática de Field Marketing e pode fazer toda a diferença para estabelecimentos do setor de varejo durante o período...

Read More

Give a Reply