Máxima histórica de 100 mil pontos coloca a bolsa brasileira no radar do mercado | Phi Investimentos

Máxima histórica de 100 mil pontos coloca a bolsa brasileira no radar do mercado

Máxima histórica de 100 mil pontos coloca a bolsa brasileira no radar do mercado

Confira as opiniões de alguns especialistas e veja como direcionar seus investimentos para aproveitar as novas perspectivas do Ibovespa

A máxima histórica da bolsa de valores brasileira surpreendeu o mercado e agora, com novas projeções – colhidas junto a 11 instituições –, as estimativas para o desempenho da bolsa de valores em 2018 superam os 100 mil pontos. Isso é reforçado pelas expectativas que apontam para uma valorização média adicional de 5% até o fim deste ano, para cerca de 80 mil pontos.

Fonte: Valor Econômico

Essas projeções estão baseadas na visão de que, com a retomada gradual da economia (e principalmente na queda do juro), o lucro das empresas irá crescer. Atualmente, o mercado trabalha com uma taxa Selic de 7% até o fim de 2018.

Confira a seguir, a opinião de alguns especialistas ouvidos pelo Valor sobre os próximos movimentos relacionados a esse cenário:

“Esse cenário aumenta o apetite por ativos de risco, diz André Carvalho, estrategista de ações para América Latina e chefe de análise de ações do Bradesco BBI. O banco vê um crescimento de 24% no lucro das empresas do Ibovespa neste ano.

“É possível que façamos uma revisão em breve, recomendando adicionar mais risco às carteiras”, afirma Ignácio Crespo, economista da Guide Investimentos. Segundo ele, as companhias terão uma alta de 12% no lucro até o fim de 2018.

“Os dados econômicos domésticos têm mostrado sinal de recuperação, o que já levou à revisão para cima do PIB de 0,3% para 0,8%, puxado principalmente setor de serviços, exportações e consumo mais forte”, esclarece Luiz Cherman, estrategista da Itaú BBA. Ainda de acordo com ele, 41% das empresas acompanhadas pelo banco apresentaram resultados melhores que o esperado. O especialista admite que os indicadores colaboram para um cenário mais positivo.

O juro e as estimativas para o Ibovespa

Segundo a última pesquisa Focus, a projeção de crescimento do PIB em 2017 está em 0,6% e em 2,20% para o próximo ano. Porém, sinais positivos vindos do varejo e da produção industrial alimentam a possibilidade de um cenário ainda mais otimista, com uma expansão perto de 3% para 2018.

O estrategista Adeodato Volpi Netto, destaca que o juro menor traz um benefício adicional à bolsa: “É o fim definitivo do paraíso da renda fixa”. Netto aponta que a combinação entre queda estrutural de juros e a retomada consistente da atividade do país deve beneficiar consideravelmente as empresas brasileiras.

Alexandre Póvoa, sócio-gestor da Canepa Asset Management, alerta que “no momento em que há expectativa de manutenção de juros baixos por um período mais longo e o retorno esperado para o mercado de juros e dólar ficam menores, cresce o fluxo potencial para a bolsa”.

O ambiente político

Outra observação importante é a influência do ambiente político. O mercado vê espaço para que a reforma da Previdência seja votada no mês que vem. Segundo especialistas, a continuidade da agenda de reformas ajudaria o Ibovespa a ultrapassar os 80 mil pontos (o que também pode ser considerado como um alerta, visto que no caso contrário, a bolsa sofreria o efeito reverso).

De acordo com informações apuradas pelo Valor, mesmo com as condições macroeconômicas melhorando, a situação fiscal do país, as incertezas sobre o rumo da reforma da Previdência e as dúvidas a respeito da eleição podem prejudicar as projeções para a bolsa em 2018 (e isso sem considerar as influências do mercado externo, como o conflito entre EUA e Coreia do Norte e a possibilidade de uma alteração na liquidez internacional).

São esses riscos que têm feito investidores alcançarem melhores ganhos com os pequenos picos  do Ibovespa.

Leia a matéria na íntegra no Valor Econômico: Bolsa a 100 mil pontos entra no radar

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More