Os caminhos econômicos para o próximo Presidente do Brasil | Phi Investimentos

Os caminhos econômicos para o próximo Presidente do Brasil

Os caminhos econômicos para o próximo Presidente do Brasil

palácio-do-planalto-eleições-presidenciais-mendonça-de-barros-agosto-phi-investimentos

A proximidade das eleições presidenciais traz questionamentos sobre quais serão os passos tomados pelo novo Presidente da República quanto à economia. Em sua coluna deste mês no Valor Econômico, o engenheiro, economista e presidente do Conselho da Foton Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, fala sobre alguns caminhos que o novo ocupante do Palácio do Planalto deve percorrer.

Para Mendonça de Barros, o cenário eleitoral ainda é nebuloso e incerto. Ainda não é possível prever quem será o vencedor seguindo critérios racionais. Contudo, o colunista vê clareza sobre o que o próximo Presidente deve fazer para ter sucesso em seu mandato: o equilíbrio entre racionalidade e sensibilidade social.

Para o economista, esse seria o segredo para o êxito do novo plano de governo. As demandas de curto prazo da população devem ser atendidas porque isso possibilitaria realizar os planos a longo prazo. Para isso é preciso consolidar o crescimento econômico com racionalidade técnica.

Caminhos perigosos para o novo Presidente do Brasil

No momento atual de nosso ciclo econômico e a gestão correta de curto prazo de certas variáveis econômicas pode propiciar sinais de recuperação. Isso é importante para legitimar o governo com a população, considerando a situação polarizada e dividida do país e os prováveis altos níveis de abstenção e votos nulos.

Ao mesmo tempo, medidas que só podem ser alcançadas a longo prazo, como reformas estruturais, podem recuperar a confiança do mercado e dos investidores na economia.

O principal erro apontado por Mendonça de Barros como uma ameaça em potencial está na falta de equilíbrio entre a racionalidade e a sensibilidade. As medidas a curto e a longo prazo devem fazer parte da agenda no novo Presidente do Brasil para que se possam administrar as demandas de todos os setores da sociedade e assim, conseguir retomar o crescimento econômico do país.

>> Leia a matéria na íntegra no Valor Econômico: Minha agenda para o próximo Presidente

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More