Mendonça de Barros fala sobre a reconstrução do país | Phi Investimentos

Mendonça de Barros fala sobre a reconstrução do país

Mendonça de Barros fala sobre a reconstrução do país

Em sua coluna mensal, Luiz Mendonça de Barros reflete sobre o momento atual do país e traz algumas teorias para o futuro da economia brasileira

O economista, ex-ministro das Comunicações e ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros vem abordado o cenário complexo do país e a crise política com frequência em sua coluna mensal no site do Valor Econômico. Em seu último artigo, refletiu sobre o “escopo das reflexões”.

Barros diz que “estamos vivendo um daqueles momentos da história de uma sociedade em que o futuro se impõe sobre o presente e o passado e que algo novo terá que ser construído pelo esforço de todos”.

Mudanças profundas

O economista defende que a conscientização da população – em relação a forma como a política é praticada no Brasil – foi um ponto positivo dentro de todos os outros fatos registrados nos últimos meses. Segundo ele, isso também colaborou para que políticos e partidos reciclassem seu comportamento político.

As mudanças, no entanto, expõem algumas questões. A primeira seria a construção de um ambiente de pleno funcionamento do aparato político nas próximas décadas: “… estamos ainda no momento de desconstrução do sistema que vigorou até hoje, com o ministério público engajado em uma cruzada santa contra a corrupção de políticos e partidos”, diz o ex-ministro.

O economista afirma que tem esperança de que o país vá superar novamente mais este momento difícil, mas alerta para a urgência de mudanças efetivas que, caso não ocorram em tempo para as eleições de 2018, poderão levar o Brasil a um cenário perigoso.

Leia a matéria na íntegra na coluna do Valor Econômico: O que esperar do futuro?

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More