Nova alta na taxa Selic: o que acontece com os investimentos? | Phi Investimentos

Nova alta na taxa Selic: o que acontece com os investimentos?

Nova alta na taxa Selic: o que acontece com os investimentos?

Sem surpresas, o comitê de política monetária se reuniu nesta quarta-feira (4/03) e optou por subir a Selic para 12,75%. Esta já é a 4ª alta consecutiva e a 3ª em 0,5 p.p. A decisão foi unânime. É o maior nível desde 2009.

Mesmo em cenário de desaceleração econômica, o Banco Central segue aumentando juros para conter a expectativa de inflação. Some-se a isso a alta do dólar e os reajustes na energia elétrica, nos transportes e nos combustíveis e a estimativa do mercado para o ano é que os juros atinjam 13%. E já há quem aposte em 14%. No comunicado, entretanto, o COPOM incluiu que o aumento foi: “sem viés”.

O PIB, por outro lado, segue em baixa, estimado em retração de 0,58% em 2015 de acordo com o último relatório Focus. A inflação (medida pelo Índice nacional de preços ao consumidor amplo – IPCA) insiste em se manter acima do teto da meta, e a expectativa é de 7,47% para o ano. O relatório Focus divulga semanalmente (às segundas-feiras) a média das expectativas das 100 maiores instituições do país.

Com a mudança, investimentos em renda fixa pós-fixados seguem em alta. Vale acompanhar a Nota do Tesouro Nacional série B (NTN-B), as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e as Letras Crédito do Imobiliário (LCI), que pagam bom percentual do Certificado de Depósito Bancário (CDI) – já que o CDI acompanha de perto a evolução da Selic. Além disso, as LCA e LCI ainda são isentas de imposto de renda. Completam as opções os fundos de investimentos DI e a Letra Financeira do Tesouro (LFT), que acompanha a Selic.

por outro lado, a alta na taxa básica de juros influencia no custo do capital, desestimulando o consumo e os investimentos na cadeia produtiva e na tomada de crédito e encarecendo dívidas pós-fixadas.

O aumento na prática deixa o Brasil com a maior taxa real (descontada a inflação) de juros do mundo. As próximas reuniões do COPOM acontecem nos dias 28 e 29 de abril.

Quer investir ou rebalancear a sua carteira de investimentos? Então conte com a equipe da TORO Investimentos. Entre em contato pelo telefone: (41) 3052-7700 ou se preferir mande um e-mail para [email protected] e conheça nossos serviços.

Taxas de juros no mundo

TABELA-JUROS-MARCO-2015


Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805-PR, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More

Give a Reply