O fim de um ciclo, segundo Luiz Carlos Mendonça de Barros | Phi Investimentos

O fim de um ciclo, segundo Luiz Carlos Mendonça de Barros

O fim de um ciclo, segundo Luiz Carlos Mendonça de Barros

Em junho, o engenheiro, economista e presidente do Conselho da Foton Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, manifestou suas preocupações e constatações a respeito da relação do longo ciclo político brasileiro com o momento atual de crise econômica, queda do PIBdesemprego e baixo consumo.

De acordo com o especialista, há quase duas décadas, uma manutenção econômica de curto prazo vigorou no Brasil. O aumento do consumo e o boom nos preços das principais commodities brasileiras impulsionou o saldo comercial do país. Isso deveria somar esforços para estimular o investimento privado no Brasil, porém, a expansão da atividade econômica superou a média histórica, a expansão do consumo chegou ao limite e a “bolha” estourou. Com um governo de transição assumindo o país, a gestão de curto prazo agora era complementada com uma agenda de reformas estruturais comprometidas em mudar os déficits fiscais.

“…as condições políticas que se seguiram às denúncias da JBS impediram o sucesso do governo Temer e vamos chegar às eleições de 2018 em um quadro econômico muito difícil”, comenta Mendonça de Barros. Segundo estudos feitos pelo economista, em 22 anos o crescimento de consumo foi de apenas 2,4% ao ano.

Um futuro pessimista

Apesar do baixo crescimento, a hiperinflação foi superada, porém, para Mendonça de Barros, um retorno do populismo econômico, com manobras que buscam o crescimento econômico a qualquer preço, sem responsabilidade com questões estruturais da economia, seriam um risco para o país. “Infelizmente jogamos fora a oportunidade de implementar reformas necessárias para transformar o ciclo de crescimento conjuntural que se abriu para nós em um período mais longo e estável de melhoria de vida da população”, finaliza o especialista.

Leia a matéria na integra no Valor Econômico: O fim de um ciclo político no Brasil

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More