O momento para investir em empresas cíclicas passou? | Phi Investimentos

O momento para investir em empresas cíclicas passou?

O momento para investir em empresas cíclicas passou?

investir-em-empresas-ciclicas

Elas sofrem muita influência do ambiente macroeconômico. Tendem para baixo em momentos de instabilidade do mercado e fraca atividade econômica. Será este o melhor momento para investir em empresas de setores como commodities e imóveis, as chamadas empresas cíclicas?

O estrategista André Rocha, em postagem no blog Estrategista.net, explicou que quem está garimpando oportunidades no mercado acionário deve se atentar para dois tipos de análise:

Bottom up: dá atenção às características de cada empresa, como dados do balanço trimestral, governança corporativa, concorrência e situação dos fornecedores e clientes. “Os investidores mais reconhecidos, como Warren Buffett, Philip Fisher e Benjamin Graham, adotam (ou adotavam) essa estratégia”, revela Rocha.

Top down: a análise leva primeiramente em consideração o cenário macroeconômico, para então avaliar quais empresas se beneficiarão dele. Por exemplo: uma melhora nos números da economia da China motiva investimentos na Vale (VALE3 e VALE5), porque a mineradora brasileira vende praticamente metade da produção ao país asiático. “O mercado não reage muito aos balanços de empresas cíclicas como a Vale. Reage muito mais de forma emocional, muito ligado aos dados da China”, explicou Rocha, em curso realizado na TORO Investimentos, no final de 2014.

Empresas descontadas?

Para o estrategista, outro setor que oscila de acordo com as condições macroeconômicas é o de incorporação imobiliária. “Por mais que o resultado operacional seja consistente, dificilmente o preço das ações se elevará em um ambiente de juros em alta”, revela. Para observar esta movimentação, vale acompanhar o índice setorial BM&FBovespa Imobiliário (IMOB) e sua influência de acordo com a taxa Selic. As ações valorizam com a queda da taxa básica de juros e se desvalorizam em cenários como o atual, de constante aumento na Selic.

Com a queda expressiva das incorporadoras, já há gestores voltando a atenção para empresas descontadas. “Especialmente aquelas que não apresentaram fortes estouros de orçamento, como Eztec (EZTC3) e Helbor (HBOR3). Esses papéis passaram a ter múltiplos como o P/VPA (preço sobre o valor patrimonial por ação) convidativos”, opina Rocha.

É importante compreender, entretanto, que o mercado ainda espera aumentos na Selic, com o próprio Banco Central sinalizando voltar a meta de inflação (4,5%) apenas em 2016 e o tímido crescimento econômico aguardado para o ano. “As ações do setor ainda devem andar de lado por alguns meses, corroborando a tese da força das variáveis macroeconômicas sobre as ações cíclicas”, pontua Rocha.

No mercado acionário investe melhor quem não espera respostas prontas. A compra ou venda de cada ação depende do seu perfil de investimentos, da tolerância a risco e do prazo que você pretende permanecer comprado ou vendido no ativo. Quer entender o seu Perfil de Investidor? Acesse a nossa ferramenta www.perfildoinvestidor.com.br e faça agora mesmo o teste.


Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805-PR, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More

Give a Reply