O que pode ameaçar a recuperação da economia brasileira em 2018? | Phi Investimentos

O que pode ameaçar a recuperação da economia brasileira em 2018?

O que pode ameaçar a recuperação da economia brasileira em 2018?

 

O que pode ameaçar a recuperação da economia brasileira em 2018?

Após oito anos de crise econômica, o cenário de recuperação da economia mundial já é visto de maneira mais otimista por vários analistas neste começo de 2018. As principais instituições financeiras do mundo têm atualmente uma visão mais favorável sobre a situação do Brasil.

Contudo, há alguns eventos iminentes que ainda podem influenciar a economia brasileira. Em seu último artigo publicado no Valor Econômico, o engenheiro, economista e presidente do Conselho da Foton Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, aponta dois fatores importantes que devem afetar o contexto econômico neste ano.

Eleições presidenciais e legislativas

Para Mendonça de Barros, a primeira questão que deve ter efeitos graves no cenário brasileiro é a das eleições presidenciais e legislativas de 2018. O contexto político atual caminha para uma maior polarização entre a esquerda e a direita no país. Na prática, isso geraria para a economia um quadro de muita especulação e volatilidade no mercado. Segundo o economista, os efeitos desse fator começarão a ser sentidos na virada do semestre.

Crise nos Estados Unidos

O segundo fator que representa um risco à economia é o governo Trump e a possível crise nos Estados Unidos. A economia americana chegará ao fim de 2018 em uma fase perigosa, com vários setores trabalhando em plena carga. A autoridade monetária no país vem agindo com cautela, elevando os juros moderadamente e fiscalizando os preços.

Entretanto, a política econômica do presidente Donald Trump vai contra a gestão do Sistema de Reserva Federal, adotando medidas de caráter populista. Trump reduziu os impostos para as empresas americanas, o que deve gerar um déficit de US$ 1,3 trilhão. Como resultado, podemos esperar a desvalorização do dólar e a volta da inflação.

“Os analistas mais lúcidos da economia americana estão prevendo consequências ainda mais deletérias para a maior economia do mundo e, por consequência, para todos nós”, afirma Mendonça de Barros.

Confira a matéria na íntegra no Valor Econômico: Os fatores de incerteza para 2018

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More