Os 10 Mandamentos do Trade | Phi Investimentos

Os 10 Mandamentos do Trade

Os 10 Mandamentos do Trade

St Salvator church. 10 commandments.Existem muitos investidores que comparam o mercado de capitais com religião, ao dizer que o mercado é soberano e cabe ao investidor sempre tentar segui-lo. Outros vão além na brincadeira, citando um popular ditado do mercado financeiro: “Deus perdoa, mas o mercado não”. Isso significa que se errar no mercado, não tem perdão, você vai pagar (caro) por este erro.

Nesse contexto, fazemos uma analogia aos 10 mandamentos bíblicos recebidos por Moisés, e criamos os 10 mandamentos que todo trader deve seguir para não ser punido pelo Senhor Mercado. Confira!

1. Não fugirás da Estratégia em vão
Uma das principais características dos investidores que atingem o sucesso no mercado de capitais é ter uma estratégia pré-definida e segui-la à risca. No meio do trade, muitos investidores, por questões emocionais, tendem a sair da estratégia que os motivou a entrar na operação, sem qualquer fundamento para tal mudança, o que invariavelmente acaba dando errado. Desta forma, definimos esse como o primeiro e mais importante dos mandamentos!

2. Nunca operarás com base em notícias, dicas ou boatos
Um erro crasso de qualquer trader de primeira viagem no mercado é operar com base em notícias que estão para ser divulgadas de uma determinada empresa: um bom resultado, uma aquisição, um setor de atuação ou até um pagamento de dividendos excepcional. Vale ressaltar que o mercado de capitais tende a precificar (teoria de Dow) toda e qualquer notícia relevante muito antes de chegar a informação aos meros mortais. Portanto, é melhor não ir à festa do que chegar quando as luzes estiverem se apagando.

3. Não operarás micos, empresas desconhecidas e sem liquidez
Traders iniciantes do mercado tendem a procurar ações com baixo valor financeiro, as chamadas penny stocks nos Estados Unidos, para que consigam operar em lotes ou uma quantidade aparentemente grande. Essas empresas, já normalmente com graves problemas financeiros, são conhecidas como micos no Brasil. Normalmente o investidor não entende o que empresa faz, e muitas vezes quando entra não consegue sair por causa da baixa liquidez. Não custa lembrar: o preço de uma ação não diz nada em relação a ela estar cara ou barata.

4. Não brigarás por centavos
Qualquer especulador que se preze deve focar suas operações sempre no movimento principal traçado na estratégia para o ativo, e não ficar preocupado em tentar ganhar alguns centavos a mais ou a menos. Muitas vezes, o trader monta a estratégia, identifica o ativo, encontra o momento certo para entrar, mas, na hora de executar, coloca a ordem no mercado alguns centavos abaixo. Resultado: ela acaba não saindo e ele perde a oportunidade por conta disso. Não brigue por centavos, não tente acertar mínimas e máximas. É como comer um peixe, normalmente tiramos a cabeça (Máx) e o rabo (Mín), a melhor parte é o filé do peixe. Este é o filé do seu trade!

5. Compreenderás que o mercado é como o mar, agitado e traiçoeiro
Um veleiro não consegue navegar direito e fluir contra o sentido do vento, assim como o seu trade não terá um bom resultado se você estiver contra a tendência do mercado. Uma pessoa que não sabe nadar não vai se arriscar em alto mar sem equipamento de segurança. Faça o mesmo com o seu dinheiro! Ter uma boa estratégia e um stop são os seus equipamentos de segurança e pode salvar a sua vida financeira. Conhecer os riscos do mar ou do mercado agitado vai te ajudar a evitar acidentes. Por isso, se o barco começar a afundar não reze, abandone-o (axiomas de Zurique).

6. Não verás nada demais em arriscar, desde que não arrisque tudo
É importante para todo o trader não concentrar todo o risco, e muito menos comprometer todo o capital em uma única operação. Todo participante do mercado sabe que se erra quase tanto quanto se acerta, e por isso é importante não apostar todas as fichas uma única oportunidade, pois, caso perca, você estará fora do jogo.

7. Não tentarás pegar a faca caindo
Muitas vezes o trader fica tentado a comprar um ativo que esteja caindo muito durante um certo dia ou durante alguns dias seguidos, sem ter ao menos uma estratégia. Se tentar pegar a faca enquanto ela cai, o mais provável é que corte a mão. Da mesma forma, se quiser comprar o ativo em questão por um preço melhor, é importante encontrar sinais de recuperação ao invés de tentar encontrar o “fundo”.

8. Entenderás que o primeiro prejuízo é sempre o menor
O trader deve estar sempre preparado para perder, e quando isso ocorrer, encerrar a operação e partir para a próxima. Fugir da estratégia na esperança de que a operação volte a recuperar é um erro clássico e sempre a pior opção, pois a tendência é que se acabe perdendo mais depois. Num mercado de riscos e volatilidade, seu ganho deve vir de um balanço entre grandes ganhos e pequenas perdas. Aceite de forma saudável o primeiro prejuízo seguindo a sua estratégia e preparado para todos os cenários.

9. Não transformarás um prejuízo de curto prazo em um investimento de longo prazo
É comum o especulador que não tem muita disciplina transformar uma operação de compra que era para alguns dias e deu errado, pois o ativo caiu, em um investimento de longo prazo. Ele passa então a manter esse ativo em carteira por um longo período, por se negar a aceitar um prejuízo. Entenda que não importa se você perde ou ganha, o importante é quanto você perde quando perde, e quanto você ganha quando ganha.

10. Controlarás o pânico nas crises, e a ganância nas máximas históricas
Fazendo uma analogia com o mar, os investidores comuns são conhecidos como sardinhas, enquanto os grandes players, como tubarões. É sabido que as sardinhas se movimentam conforme varia o mar, enquanto os tubarões tem força para nadar contra a corrente. Todos sabem que é importante comprar na baixa e vender na alta do mercado, mas poucos conseguem fazê-lo, pois o lado emocional faz com que se movimentem como sardinhas. Quando o mercado estiver em pânico, fique calmo e procure selecionar boas oportunidades. Em um momento de máxima histórica, onde todos quiserem comprar mais, se preocupe e procure realizar os seus ganhos.

Moses Breaking the Tablets of the Law by Gustave Dore


Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805-PR, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More

Give a Reply