Posso perder dinheiro no Tesouro Direto? | Phi Investimentos

Posso perder dinheiro no Tesouro Direto?

Posso perder dinheiro no Tesouro Direto?

 

Calculadora e análise gráfica

Dentro da ralidade da economia brasileira, o Tesouro Direto é o investimento de menor risco e por isso, é frequentemente indicado para investidores com um perfil mais conservador. Porém, mesmo assim há investidores que levantam as questões: É possível perder dinheiro no Tesouro Direto? Quais os riscos que esse tipo de investimento apresenta?

O que é o Tesouro Direto?

Desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com o BM&F Bovespa (hoje a B3), o Tesouro direto é um programa para a venda de títulos públicos federais. É um ativo de renda fixa, o que possibilita prever seu rendimento no momento da aplicação.

Quais são os riscos do Tesouro Direto?

Um título público como o Tesouro Direto é um empréstimo feito ao governo. O capital emprestado é utilizado pelo Estado para financiar o desenvolvimento de políticas públicas e retorna ao investidor com juros. E como em qualquer empréstimo, o maior risco é o risco de crédito, o calote da dívida.

Contudo, esse risco é remoto. Para que o Governo Federal declare o calote da dívida, seria necessária a configuração de uma crise sistêmica que atingiria todo o mercado. Mesmo nessa situação, o governo seria o último da cadeia a ser atingido pela crise, o que afasta o risco.

O segundo risco é o risco de mercado, que afeta as oscilações do preço de um título (como ocorre com ações na bolsa de valores, por exemplo). Esse fator é recorrente da dinâmica do mercado de juros. O risco se aplica às modalidades do Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA quando liquidados antes do vencimento.

Portanto, há alguns riscos no Tesouro Direto, mas são pequenos quando comparados a outros investimentos com maior volatilidade. O Tesouro Direto permanece sendo a aplicação mais indicada para investidores com um perfil mais conservador.

  • Ficou curioso ou deseja confirmar qual o seu perfil de investidor? Então faça o teste aqui e confira as opções mais indicadas para vocês investir.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More