Qual a expectativa de vida nos Estados Unidos? | Phi Investimentos

Qual a expectativa de vida nos Estados Unidos?

Qual a expectativa de vida nos Estados Unidos?

No Brasil, a expectativa de vida é de 74,9 anos. Tal projeção (feita pelo IBGE) serve de parâmetro para o INSS calcular o fator previdenciário e influencia nos valores pagos aos aposentados.

Assim como aqui, nos Estados Unidos, a expectativa de vida também evolui ano a ano. No Brasil era de 74,6 em 2012. Mas e quanto vivem os americanos? Confira a seguir um levantamento publicado pela Business Insider sobre a realidade norte-americana e comece seus planos para a sua aposentadoria. Quanto você projeta que irá viver? De que forma isso se reflete em seus investimentos?

Quando você irá morrer

Assumindo que as tentativas do Google em criar a imortalidade não irão se concretizar, todos nós morreremos. É única questão é quando.

Social Security Administration naturalmente tem um imenso interesse em estimar a expectativa de vida dos americanos. Grande parte dos planos de longo prazo para pagar a aposentadoria para milhões é saber por quanto tempo esses milhões estarão por aí.

Com essa finalidade, a SSA calculou uma série de “tabelas de vida”. Usando modelos atuariais baseados em dados do Census Bureau, Medicare, e o National Center for Health Statistics, a SSA estimou as probabilidades para homens e mulheres alcançarem diversas idades com base em quando nasceram.

Essas são, claro, probabilidades estimadas para toda a população. Cada pessoa possui saúde, estilo de vida e sorte próprias, que muito influenciam em sua probabilidade de mortalidade.

Business Insider criou uma série de gráficos para ilustrar quando os americanos em diferentes faixas etárias estão propensos a morrer:

A maioria dos homens na faixa dos 85 anos provavelmente não irá falecer nos próximos cinco anos. Por volta de um quinto (1/5) das mulheres com 85 anos viverão pelo menos mais uma década:

Enquanto isso, a maioria da população com 75 anos viverá pelo menos até seu 85º aniversário. Um quarto (1/4) dos homens e mais de um terço (1/3) das mulheres chegarão aos 90 anos:

Aqueles que estão iniciando ou estão próximos da aposentadoria podem esperar viver mais algumas décadas, como é apontado no relatório do JP Morgan sobre o planejamento da aposentadoria, publicado anteriormente no Business Insider:

Nos próximos gráficos que mostram faixas etárias mais novas e com expectativas de vida mais longas, olhamos as probabilidades de acontecimentos a cada década, ao invés de considerar intervalos de cinco anos, como fizemos acima. A grande maioria dos Baby Boomers irá chegar aos 70 anos com uma vida saudável de quem viverá para contemplar seu 80º aniversário:


A “Geração X” possui uma curva de mortalidade similar aos Baby Boomers. Quase toda população com 45 anos chegará aos 60 anos, com a maioria dos homens e mulheres contemplando seus 80º aniversários.

Os da geração Y (nascidos entre 80 e 2000) viverão mais. Aproximadamente 60% dos homens e 70% das mulheres com 35 anos viverá até o ano de 2060:


Os da geração Z também viverão muito. A incrível maioria da população com 25 anos hoje chegará aos 80 anos, e 40% das mulheres viverão até os 90 anos.

A SSA prospecta que a lacuna entre gêneros dentro da mortalidade irá continuar no futuro, se aplicando até os adolescentes de hoje. Enquanto 42% das garotas com 15 anos viverão até pelos menos 90 anos, apenas 29% dos garotos têm a expectativa de chegar tão longe.

A geração mais nova será a com maior longevidade na história dos EUA. Mais de quatro a cada dez meninas com cinco anos verá o ano de 2100, e aproximadamente um terço (1/3) dos meninos com cinco anos viverá até o século XXII.

Para aqueles curiosos sobre como fizemos esses gráficos, utilizamos as tabelas de vida da SSA, que cria gráficos através dos anos utilizando dados de diferentes grupos de pessoas em décadas como 1950, 1960 e 2010, por exemplo. Uma das colunas dessas tabelas começa com uma população imaginária de 100 mil meninos e 100 mil meninas nascidos em um ano em particular, e depois conta quantos ainda estarão vivos em uma data futura.

Então, para cada uma dessas estimativas de nascimento, utilizamos o número de pessoas vivas em 2015 e calculamos a fração dessas pessoas que estaria viva em diversas datas futuras.

Fonte: Business insider – when youre going to die (2015)

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More

Give a Reply