Copom novamente mantém Selic em 6,5%

Copom novamente mantém Selic em 6,5%

Em reunião realizada em 01/08, o Comitê decidiu não alterar a taxa de juros, seguindo as expectativas do mercado

taxa-juros-selic-reuniao-copom-agosto-phi-investimentos

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reuniu na última quarta-feira, 1º de agosto, e decidiu novamente manter a taxa básica de juros da economia — a taxa Selic — em 6,5% ao ano.

O anúncio não surpreendeu os especialistas, que já esperavam que o índice se mantivesse inalterado. A decisão desta quarta-feira marca a terceira vez consecutiva em que o Copom decide manter a Selic. A última alteração ocorreu em março, quando a taxa sofreu recuo de 6,75% para o valor atual, 6,50% ao ano. Atualmente, a taxa está em seu menor valor de toda a série histórica do Banco Central, iniciada em 1986.

Segundo projeções do BC, a inflação deve cair de 4,39% para 4,2% até o fim do ano e chegar a 3,8% em 2019. As metas anuais são, respectivamente, de 4,5% e 4,25%. Neste cenário, o dólar deve fechar 2018 em R$ 3,70 e 2019 a R$ 3,75.

Panorama internacional

O Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, também se reuniu nesta quarta-feira (1) e manteve a taxa de juros dos Estados Unidos no intervalo de 1,75% a 2%. Em um comunicado, o Fed afirmou que a economia norte-americana vem se mostrando forte, e apontou crescimento no mercado de trabalho, no consumo e nos investimentos. Desde a última reunião, que aconteceu em junho, inflação dos EUA se manteve próxima à meta de 2%. O órgão prevê mais dois aumentos na taxa de juros até o final de 2018.

Já o MPC, Comitê de Política Monetária do Banco Central da Inglaterra aumentou nesta quinta-feira (2) a taxa básica de juros do país de 0,5% para 0,75%. O valor é o mais alto desde março de 2009. A alteração tem o objetivo de controlar a inflação.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More

Maioria dos brasileiros prefere a poupança e confia seus investimentos ao gerente de banco

Os brasileiros ainda têm resistência em se aventurar no mundo dos investimentos. É o que demonstra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, em parceria com a Comissão de Valores Monetários (CVM). O estudo entrevistou cerca de 700 investidores durante a...

Read More

Nobel de Economia é dado a pesquisadores por estudos relacionados a questões climáticas e tecnologia

Nesta semana, a Academia Real de Ciências da Suécia anunciou os vencedores do Nobel de Ciências Econômicas. Os pesquisadores norte-americanos William D. Nordhaus, da Yale University, e Paul M. Romer, da New York University, foram os agraciados com o prêmio. Ambos realizaram estudos que integram questões climáticas e...

Read More