Selic atinge nova mínima histórica | Phi Investimentos

Selic atinge nova mínima histórica

Selic atinge nova mínima histórica

Taxa básica de juros é reduzida pela 12ª vez em 18 meses, atingindo 6,50% ao ano

Selic atinge nova mínima histórica

Em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou as expectativas dos especialistas e reduziu novamente a taxa básica de juros (Selic). Dos 43 analistas e casas ouvidos pela Bloomberg, apenas dois viam a taxa estável em 6,75% ao ano. O recuo foi de 6,75% para 6,50% ao ano, configurando a menor taxa de toda a série histórica do Banco Central (BC), iniciada em 1986. É o 12ª corte consecutivo da Selic, que se encontra há 18 meses em um ciclo de redução.

Analistas ouvidos pelo Banco Central preveem que a taxa de juros deve permanecer em 6,50% até fevereiro de 2019. A partir daí, deve começar a subir, atingindo 8% no final do ano que vem.

O novo corte não é uma surpresa para os especialistas, visto que a inflação segue de acordo com as metas definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Analistas e consultorias ouvidas pelo boletim Focus, do BC, veem o IPCA a 3,63% em 2018 e de 4,20% em 2019. Ainda de acordo com o Focus, a economia brasileira deve crescer 2,83% em 2018.

Outros dados sobre a atividade econômica do país

  • O indicador de atividade econômica do BC (IBC-Br) recuou 0,56% em janeiro
  • A produção industrial encolheu 2,4%, confirmando a maior retração  em nos últimos dois anos
  • O volume de serviços recuou 1,9% em janeiro
  • Em relação aos três meses anteriores, o PIB cresceu 0,1% no último trimestre

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More