TOP 5 - Filmes que todo investidor deve assistir | Phi Investimentos

TOP 5 – Filmes que todo investidor deve assistir

TOP 5 – Filmes que todo investidor deve assistir

O final de semana está chegando. Confira a nossa lista com cinco filmes que todo investidor deve assistir pelo menos uma vez e prepare a pipoca. Seus investimentos agradecerão.

o-lobo-de-wall-street-top-5-toro-investimentos1. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)
Com quatro indicações ao Oscar e um Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical 2014 (Leonardo DiCaprio), o filme O Lobo de Wall Street utiliza o humor na adaptação da autobiografia de Jordan Belfort (DiCaprio), um corretor de ações que conseguiu enriquecer absurdamente, mas também obteve uma dura queda, vivendo a realidade da bolsa de valores norte-americana.

Esse filme traz diversas lições, entre elas:
Dinheiro pode transformar a maneira como você encara o mundo.
Não siga conselhos, informe-se sobre a empresa que você está adquirindo.
Ação e reação: sempre existem consequências.

O Lobo de Wall Street evidencia algo que deveria estar gravado na mente de todo investidor: dinheiro que vem fácil vai embora mais fácil ainda. Planeje seus investimentos e cuide para não cair na tentação do vício. Assim como você pode multiplicar muito seu capital, se abusar da sorte, pode acabar sem um tostão.

margin-call-top-5-toro-investimentos2. O dia antes do fim (Margin Call)
O que você faria se tivesse 24 horas para decidir o futuro de milhares de pessoas? Ambientado no período que antecede a grande crise de 2007, O dia antes do fim conta a história de funcionários responsáveis pelo setor de gestão de risco de uma grande empresa de investimentos que ganham acesso a informações sobre a queda da companhia. Se isso já não representasse risco o suficiente, essa queda pode ser responsável por criar um efeito dominó que comprometerá o mercado financeiro em nível global.

O filme expõe o outro lado da moeda, uma versão fictícia dos fatos que iniciaram a grande crise do capitalismo, no final de 2007. O que as grandes mentes responsáveis pelas empresas envolvidas na crise pensavam? Como tomar decisões que afetariam, provavelmente, milhares de pessoas?

Comumente, figuras de poder precisam tomar decisões quase instantâneas, cujos resultados dificilmente podem ser mensurados imediatamente. Isso acontece com governos, empresas e até com nossas finanças pessoais. Muitos investem em ações de boato, enquanto outros vendem ao menor sinal de crise. Atitudes como essas dificilmente podem ser mensuradas com exatidão, ainda mais quando tomadas por instinto. Assista ao filme depois se questione: quais foram às implicações após tais decisões? Ainda estamos sofrendo com os efeitos dessa mesma crise?

refens-top-5-toro-investimentos3. Reféns (Trespass)
“Somos todos reféns”. É com essa frase incômoda que o filme “Reféns”, dirigido por Joel Schumacher, desenvolve sua narrativa por meio de uma história intrincada e acelerada. Uma forma de repensar algumas regras sociais e as próprias atitudes.

E o que isso tem a ver com ações e finanças? Tudo! Investir é atuar sob diversas regras que regem os mercados acionário e financeiro. A flutuação do dólar, as taxas de câmbio, as decisões políticas, a alteração nos BRICS… Tudo o que acontece no mundo afeta investimentos. Como na vida real, o filme mostra que às vezes é necessário pensar com muita rapidez para tentar prever as consequências de cada ação.

quants-top-5-toro-investimentos

4. Quants – Os Alquimistas de Wall Street (Quants: The Alchemists of Wall Street)
Bem vindo ao mundo real. Com esse incômodo início, Quants – Os Alquimistas de Wall Street dá às boas vindas a um documentário que pretende revelar os números e fatos por trás do mercado financeiro. A obra permite acessar as mentes de alguns dos homens mais inteligentes do mundo.

Não há como assistir o filme sem lembrar da grande crise acionária que se iniciou ao final de 2007 e perdura até hoje na ruptura de confiança. Uma questão que é muito abordada no filme é a mudança ou até mesmo perda da noção de realidade em que o mundo se encontra. O mercado parece mais preocupado em negociar commodities do que produzi-las e isso não é um bom caminho. De onde vem tanto dinheiro? Em um mundo cada vez mais unificado, ter a certeza de para onde o seu dinheiro está indo e no que ele está sendo utilizado não é tarefa fácil.

up-top-5-toro-investimentos5. UP: Altas Aventuras (UP)
Carl Fredricksen passou a vida sonhando em ser um explorador! Sonhava desvendar os mistérios do mundo e aproveitar a vida ao máximo. Seu ídolo, Charles Muntz, o inspirava a perseguir esse sonho.

Aos 78 anos de idade e sozinho, o Sr. Fredricksen se vê dentro de casa, cercado por mega-arranha-céus e várias modernidades, sem nunca sequer ter realizado uma só viagem até a cidade mais próxima. Em meio a esse marasmo e descontentamento, acaba se deparando com Russel, um jovem e insistente escoteiro explorador, e com Doug, um cão peculiar.

Essa é a premissa trazida por “UP: Altas venturas”, uma das melhores animações da parceria Disney/Pixar. É possível tirar várias lições de vida com a animação. Duas delas dizem respeito a questões que volta e meia aparecem nas vidas de muitos investidores:

Por que devo guardar dinheiro?
E no que devo aplicar o dinheiro poupado?

Up: altas aventuras mostra a importância de projetos de longo prazo, utilizando planejamento e definição de um objetivo palpável. A animação também traz dois outros lados do investidor: o ansioso e o obsessivo. O pequeno explorador (Russel) não tem medo de novas experiências. Está sempre testando seus limites e possui a coragem para se colocar em situações de pressão. Já Charles Muntz ficou com o olhar tão afunilado, que não consegue enxergar alternativas em sua vida, a não ser continuar perseguido seu objetivo. Pode-se aprender muito com essa animação, além de ser muito prazeroso de assistir.


Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805-PR, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More

Give a Reply