TOP 5: Os principais livros de economia da história | Phi Investimentos

TOP 5: Os principais livros de economia da história

TOP 5: Os principais livros de economia da história

Para iniciar a semana, a TORO Investimentos preparou uma lista com alguns dos principais livros sobre economia. São obras consideradas históricas e que devem permanecer nas estantes e cabeceiras de qualquer investidor. Nomes como Adam Smith, John Maynard Keynes e até mesmo Karl Marx, figuram entre os autores das obras selecionadas.

Confira a lista a seguir, leia os livros e utilize o conhecimento obtido para alcançar suas metas e aumentar seu capital.

A Riqueza das Nações – Adam Smith

Quando o assunto é economia, não se pode esquecer de Adam Smith. A Riqueza das Nações é uma obra considerada uma bíblia do livre mercado, do individualismo e é também a obra mais famosa de Smith.

Esse livro foi e continua sendo, uma das principais influências da economia moderna. O texto traz análises teóricas sobre as chamadas sociedades comerciais, fala sobre o trabalho, acumulação de capital entre outros temas pertinentes a economia.

O Investidor Inteligente Benjamin Graham

Graham, junto com David L. Dodd, foi o principal formulador de uma disciplina lógica e rigorosa de investimento em ações e títulos. Foi um grande influenciador e professor do “Oráculo de Omaha”, Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo (inclusive, esse livro ocupa o topo da lista de leituras obrigatórias do megainvestidor).

 

O Capital – Karl Marx

Marx é comumente considerado o “pai do socialismo”. Dividida em dois volumes, essa é a obra mais importante desse pensador e contesta as teorias econômicas clássicas de outros estudiosos, como Adam Smith.

O primeiro volume disserta sobre a circulação de capital, enquanto que o segundo volume fala do processo de produção capitalista. O Capital é uma das obras de economia mais lidas do mundo. 

As Consequências Econômicas da Paz – John Maynard Keynes

John Maynard Keynes foi um importante economista britânico, conhecido por textos e argumentos que mudaram a teoria e a prática da macroeconomia, Keynes também foi um influenciador de políticas econômicas de diversos governos.

Nesse livro, o autor aborda temas como o Tratado de Versalhes, que de acordo com ele, foi injustamente estabelecido sobre a Alemanha após o país perder a Primeira Guerra Mundial.

Teoria do Desenvolvimento Econômico – Joseph Alois Schumpeter

Seguindo a trilha de grandes economistas, como Adam Smith e Karl Marx, Schumpeter, buscou compreender os movimentos gerais da economia, dando ênfase ao capitalismo sobre seu olhar particular.

Schumpeter não considerava o crescimento da população, o aumento da produção e o acúmulo de recursos como os fatores determinantes do desenvolvimento econômico de uma nação.

Seu trabalho é dividido em dois momentos distintos:

  • O primeiro momento é marcado com os escritos feitos durante a juventude do autor. Aqui, destacam-se A natureza e a essência da economia teórica, de 1908, e A teoria do desenvolvimento econômico, de 1911.
  • Depois, há suas outras obras: Capitalismo, socialismo e democracia, de 1942, Ciclos econômicos, de 1939, e História da análise econômica, de 1954, publicado depois de sua morte.

Confira também outras dicas de livros dadas pela equipe da TORO Investimentos:

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More