Uma carta de Warren Buffett: os imigrantes e um recado para Trump | Phi Investimentos

Uma carta de Warren Buffett: os imigrantes e um recado para Trump

Uma carta de Warren Buffett: os imigrantes e um recado para Trump

Em sua carta anual, o bilionário cita a importância dos imigrantes para a economia

Todo ano, o megainvestidor (também chamado de guru das finanças ou de “Oráculo de Omaha”) Warren Buffett escreve uma carta aos acionistas de seu fundo de investimentos, o Berkshire Hathaway. O objetivo por trás dessas cartas é falar sobre os avanços do país e a situação das economias norte-americana e mundial. Buffet também costuma abordar suas decisões e a própria Berkshire.

Este ano Buffett acrescentou um item à lista de tópicos de sua carta: um recado ao presidente Donald Trump. O investidor falou sobre a importância dos imigrantes para a construção de uma grande economia, neste caso, os próprios Estados Unidos.

A carta

Além de focar no polêmico tema da imigração nos EUA, a carta divulgada no último final de semana confronta as recentes decisões de Trump sobre o controle na entrada de habitantes de alguns países de maioria muçulmana. “Uma palavra resume as conquistas do nosso país: miraculoso. De um ponto de partida 240 anos atrás – menos que o triplo dos meus dias na Terra – americanos combinaram a engenhosidade humana, um sistema de mercado, uma maré de imigrantes talentosos e ambiciosos e a lei para alcançar uma fartura além de qualquer sonho nosso ou de nossos ancestrais”, explica Buffett em sua carta.

Outro ponto exposto por ele foi a aposta de US$ 1 milhão feita com a gestora de ativos Protégé Partners. Buffett afirma que os fundos de investimento escolhidos por ele – e que cobram taxas baixas – baterão as carteiras de hedge mais caras escolhidas pela gestora.

O guru aproveitou a ocasião para demonstrar que não está mais otimista com a América e também para informar que não pretende manter suas ações da Berkshire Hathaway para sempre.

Dicas de Buffett

Por último, Buffett também esclarece um dos principais pilares que considera fundamentais para o sucesso em seus investimentos: investir no simples. “Evitem o canto da sereia”, brinca.

Ele afirma que uma de suas principais recomendações era um fundo de índice S&P 500 de baixo custo, e conclui: “O importante é: quando trilhões de dólares são administrados por Wall Street, cobrando taxas elevadas, geralmente serão os gestores que colhem lucros desmesurados, e não os clientes… quando uma pessoa com dinheiro conhece uma pessoa com experiência, a que tem a experiência fica com o dinheiro e a que tem o dinheiro fica com a experiência”.

E você? Em dúvida sobre como prosseguir com seus investimentos? A PHI Investimentos possui uma equipe qualificada para te auxiliar na tomada de decisões. Faça aqui seu pré-cadastro e abra já sua conta.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Related posts

InvestSim: 1º Simpósio de investimentos debate as principais oportunidades em investimentos no Brasil

Realizado nesta segunda-feira, 03, pela PHI Investimentos em parceria da Guide Investimentos, o  I° Simpósio de Investimentos do Paraná – INVESTSIM reuniu em um único dia, 500 participantes e 15 palestrantes de destaque no mercado financeiro nacional que juntos são responsáveis pela gestão de mais de R$100 bilhões. O...

Read More

Qual é o valor mínimo para investir?

Um dos maiores mitos sobre investimentos é a ideia de que é necessário ter uma grande quantia de dinheiro sobrando para começar a investir. Porém, é possível sair da poupança e aprofundar-se no mundo dos investimentos com muito pouco. Uma das principais dúvidas de investidores iniciantes é quanto ao valor...

Read More