BLOG

A importância do rebalanceamento da carteira

Publicado em
Entenda como evitar desequilíbrios que podem dificultar o sucesso dos seus investimentos
Pro artigo (7)

Investidores sempre buscam por ganhos advindos das suas aplicações financeiras, porém, para obtê-los há diversos riscos e estratégias. Geralmente, quem procura por investimentos mais seguros, aceita receber lucros menores, em troca da confiança de que não haverá grandes perdas em seu patrimônio. Esses investidores com aversão por risco são conhecidos pelo perfil conservador no mercado financeiro, e suas carteiras possuem maior alocação em ativos de renda fixa, e menor alocação em ativos de renda variável.

Porém, apenas realizar uma carteira de investimentos baseada em asset allocation, ou seja, uma alocação de recursos, não garante o sucesso da carteira. Por exemplo: em um portfólio composto por 60% renda fixa e 40% variável: caso ações compradas tenham valorização e causem uma diferenciação para 50% renda fixa e 50% variável, isso causaria um desalinhamento no que foi planejado.

É importante ressaltar que a alocação de ativos não é a única consideração na gestão de uma carteira de investimentos. Fatores como o perfil de investidor, objetivos do investidor, diversificação, rebalanceamento, seleção de ativos e análise de mercado também são cruciais para garantir o sucesso da carteira a longo prazo.

Para manter o planejamento

Essa é uma etapa importante no processo de acompanhamento de um portfólio de investimentos.O objetivo principal é equilibrar as aplicações de acordo com a estratégia definida inicialmente, de forma a garantir que os investimentos reflitam os objetivos e perfil de cada investidor. A volatilidade do mercado financeiro torna essa atividade necessária, pois alterações significativas nas classes e oportunidades disponíveis podem causar desequilíbrio na alocação inicial. Dessa forma, o rebalanceamento atua na reparação de desvios do plano original e funciona como uma espécie de correção de rota.

As estratégias utilizadas

Utilizar corretamente estratégias de investimento é crucial para garantir que seu dinheiro investido gere os retornos esperados e que você possa alcançar seus objetivos financeiros no longo prazo. Elas podem ajudar a minimizar riscos, maximizar retornos, garantir consistência nos resultados e manter o controle emocional durante períodos de volatilidade do mercado. É importante lembrar que as estratégias de investimento devem ser ajustadas regularmente, de acordo com as mudanças no mercado e em seus objetivos financeiros.

Conclusão

A assessora de investimentos Ana Sofia, certificada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), afirma que manter a carteira sem rebalanceamento, principalmente por longos períodos, é arriscado. Isso ocorre porque o balanço pode deixar de ser adequado ao momento de vida do investidor, ao cenário ou a outros fatores. Além disso, ativos de maior risco exigem avaliações mais frequentes, a fim de garantir a sua adequação à estratégia e ao momento de mercado.

O rebalanceamento é essencial para manter um portfólio de investimentos adequado aos seus objetivos e para garantir uma exposição adequada ao risco. Por meio dessa ferramenta, é possível evitar carteiras excessivamente conservadoras ou com riscos mais elevados do que o tolerado pelo investidor. Ao rebalancear, é possível ajustar a exposição de acordo com o perfil de investidor, proteger a carteira e alinhar os investimentos às suas necessidades. Isso permite aproveitar melhor as oportunidades do mercado financeiro e equilibrar a relação entre risco e retorno.

Sobre o texto

Todas as informações são de acesso público. Para maior aprofundamento e auxílio na hora de investir com segurança, busque a nossa equipe de assessoria de investimentos.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Sem categoria
23/05/2024

Seja anti-crise: proteja seu patrimônio com investimento certo

Sem categoria
16/05/2024

Nosso hiperfoco é a excelência em investimento

Sem categoria
09/05/2024

Equilibrando o tripé do investimento: liquidez, risco e rentabilidade

sucesso financeiro
02/05/2024

Diversifique sua carteira: O segredo para o sucesso financeiro

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.