BLOG

Commodities: o que são e como investir nelas no Brasil?

Publicado em
Descubra o que são commodities, quais são suas vantagens, principais riscos e por qual razão elas podem causar grandes impactos na economia.
Commoditieso-que-sao-e-como-investir-nelas-no-Brasil

Com grandes oportunidades de alavancar a carteira, as commodities têm ganhado cada vez mais a atenção dos investidores. Porém, a falta de conhecimento sobre esse tipo de investimento ainda é um impedimento para muitas pessoas que pensam em diversificar sua carteira com esse tipo de produto. Para resolver essa questão, a seguir vamos te explicar o que são commodities, como investir em commodities, para quem elas são indicadas e muito mais.

O que são commodities?

Commodities é um termo em inglês que significa “mercadorias”. Essas mercadorias são matérias-primas produzidas em grande escala que passaram por poucos processos de industrialização.

Existem diferentes tipos disponíveis, com características particulares. Entre as principais estão as commodities agrícolas, compostas pelo milho, soja, café, suco de laranja, entre outros. As commodities de minerais também são bastante conhecidas no Brasil, já que são compostas por ferro, ouro e petróleo, por exemplo. Além dessas, ainda existem as que contam com produtos ambientais e financeiros.

Quais são as principais vantagens das commodities?

Muito comercializadas, as commodities chamam a atenção dos investidores pelas vantagens que esse tipo de investimento oferece. A principal delas é a possibilidade de operar de forma alavancada, podendo obter grandes lucros. Mas isso não é tudo. Além de melhorar o desempenho da carteira, elas também são uma opção de diversificação. Sem falar que, como as commodities contam com altos volumes, a liquidez também é maior.

Quais são os riscos?

Quem já está familiarizado com o mundo dos investimentos sabe que quanto maior é a possibilidade de alavancagem, maiores são os riscos. Portanto, assim como ocorre com as ações, o principal risco das commodities é a desvalorização do investimento na hora da liquidação do contrato. Isso pode ocorrer por inúmeras razões, especialmente problemas econômicos.

No caso das commodities, vale ressaltar que esse investimento é altamente especulativo. Consequentemente, os riscos podem ser ainda maiores.

Para qual tipo de investidor as commodities são indicadas?

Você já sabe o que são commodities, seus riscos e vantagens. Portanto, já deve imaginar qual é o perfil de investidor mais indicado para essa categoria de aplicação. O simples fato de serem especulativas já fazem com que as commodities sejam destinadas a investidores arrojados, que se permitem passar por certos riscos.

Mas, mais do que isso, por estarmos falando de mercado futuro, fica evidente também a necessidade de investidores experientes. Somente aqueles que já conhecem o mercado e têm o compromisso de acompanhá-lo poderão manter o patrimônio protegido e aproveitar as melhores oportunidades.

Como funciona a negociação das commodities na bolsa de valores?

Uma das principais dúvidas dos investidores, além de saber o que são commodities, é como elas são negociadas. Primeiramente, precisamos ressaltar que para garantir a regulamentação, as commodities são negociadas na bolsa de valores. Sendo assim, são realizados contratos de compra e venda desses investimentos.

Esses contratos começam a valer antes mesmo da transação da commodity ocorrer.  Essa estratégia é utilizada pelos produtores para se protegerem da baixa dos preços e merece atenção. Afinal, se você negociar uma commoditie, existe a possibilidade do valor dela cair antes mesmo que a transação seja efetivada.

Em contrapartida, vale ressaltar que as commodities são negociadas no mercado internacional, com boa parte dos contratos feitos em dólar. Ou seja: ao investir em uma commoditie, você terá um investimento em uma forte moeda estrangeira.

Commodities e mercado futuro

Como explicamos anteriormente, a negociação de contratos das commodities trava o valor delas. Ou seja: os riscos de oscilações são reduzidos nesse período. E é justamente por essa razão que o mercado futuro é utilizado para proteção.

Na prática, isso significa que o produtor se mantém protegido das oscilações dos preços e os investidores têm maiores oportunidades de lucrar com a alta dos valores. Entretanto, para que essa lucratividade realmente aconteça, é fundamental que o investidor conheça o mercado e se mantenha informado sobre os diferentes setores. Afinal, como as commodities sofrem grande interferência do mercado internacional, essa é a única forma de tomar decisões estratégicas em prol do seu patrimônio.

Como investir em commodities?

Finalmente, vamos tirar uma das principais dúvidas de quem deseja investir em commodities. As negociações desse tipo de investimento são realizadas no pregão eletrônico da BM&FBovespa. Portanto, para investir em commodities é preciso abrir uma conta em uma corretora para que seja possível emitir uma ordem de compra no home broker.

Para contratos futuros, o dinheiro não precisa ser transferido durante a negociação. Porém, é necessário que o investidor tenha uma boa margem de garantia. Essa quantia pode estar aplicada em títulos de renda fixa, em ações ou em outros investimentos. Vale ressaltar que os contratos devem conter diferentes caracteres, relativos ao ativo, mês e ano de vencimento da commoditie.

Agora que você já tirou suas principais dúvidas sobre commodities, clique aqui e acesse o webinar da Phi Investimento, com a participação de Paschoal Paione. Nele, debatemos as principais oportunidades, melhores estratégias e as perspectivas para esse mercado.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Investimentos
18/04/2024

Investir com propósito: por que seus investimentos devem fazer sentido?

Phi Investimentos
11/04/2024

Descubra por que escolher a Phi Investimentos

Investimentos
28/02/2024

Guia prático: como iniciar sua jornada de investimentos

Investimentos
20/02/2024

Entendendo o básico: O que é Investimento?

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo