BLOG

Como a taxa Selic influencia os investimentos?

Publicado em
Ela é conhecida de todos os investidores, mas você sabe a influência da taxa Selic nos investimentos? Descubra agora!
Como-a-taxa-Selic-influencia-os-investimentos

A taxa Selic é uma conhecida de quem estuda economia, investimentos e finanças. Até mesmo quem não acompanha muito já deve ter ouvido falar sobre ela nos jornais, mesmo que ela seja bem mais importante do que muitos imaginam – principalmente para os investidores.

Mais do que saber o que ela é e como funciona, é necessário conhecer a influência da taxa Selic no seu investimento. Ela possui um impacto direto nas aplicações e pode até mesmo influenciar os seus ganhos.

Hoje vamos entender melhor como a taxa Selic está presente no seu dia a dia e, porque é preciso conhecê-la melhor.

O que é a taxa Selic?

De forma simplificada, a Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Criada em 1999, e atrelada ao controle da inflação por parte do governo, ela é uma das principais referências econômicas do nosso país, por isso todos que trabalham na área estão sempre de olho nas altas e quedas.

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia e está ligada à negociação dos Títulos Públicos Federais. A definição dela é feita pelo Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central (BC), que se reúne a cada 45 dias para definir a taxa meta.

As decisões tomadas são acompanhadas de perto, pois elas influenciam diretamente e indiretamente na vida de milhões de brasileiros. Até mesmo quem não possui investimento algum acaba sendo impactado pelas decisões do Copom sobre a taxa Selic.

Como a taxa Selic funciona?

Ela é utilizada pelo Banco Central para controlar a quantidade de dinheiro em circulação, evitando que uma grande quantidade fique em excesso. Quanto menor ela for, mais os gastos são controlados e, por consequência, a inflação pode ser domada.

A taxa Selic é também usada para evitar que os preços de produtos e serviços não subam demais. Quando a inflação está em baixa, o Copom diminui a taxa para aumentar a circulação e estimular a contratação de linhas de crédito.

Por que a taxa Selic é importante para os investimentos?

Se ela faz diferença na vida de todos nós, obviamente a preocupação dos investidores é ainda maior. Afinal de contas, as altas e baixas afetam as tomadas de decisões e impactam diretamente na compra e venda do mercado.

Alguns dos investimentos mais conhecidos estão atrelados à Selic, entre os quais podemos destacar:

  • Poupança
  • Tesouro Selic
  • Letras de Crédito Imobiliário
  • Letras de Crédito do Agronegócio
  • Certificados de Depósito Bancário

Para entendermos melhor, vamos conhecer o que acontece com crédito com as movimentações da taxa Selic:

  • ⬆️ ALTA → O crédito fica mais caro, o que faz com que ele se torne muito menos acessível para as pessoas e empresas
  • ⬇️ BAIXA → Quando a taxa Selic cai, o mercado se torna muito mais convidativo e o consumo se eleva junto

Quando os juros da taxa Selic estão altos, torna-se mais atraente para quem deseja investir em títulos de renda fixa, principalmente aqueles sendo atrelados à taxa, como é o caso do Tesouro Nacional.

Já quando o inverso acontece e há um corte na taxa Selic, são os investidores que possuem aplicações de renda variável que comemoram. Momentos como esse costumam atrair muitas pessoas e são boas oportunidades para aqueles que estão começando nessa área.

Quem possui investimentos de renda fixa pós-fixada costuma ser um dos principais consumidores de notícias sobre o assunto, pois as altas impulsionam e empolgam os investidores. Já quem tem algum tipo de investimento pré-fixado, costuma se preocupar a curto prazo.

Fique sempre de olho

Acompanhar os movimentos da taxa Selic e as decisões do Copom deve ser um hábito que todo investidor pode colocar no dia a dia. Assim como acompanhamos os preços dos alimentos, dos combustíveis e demais valores que fazem a diferença no bolso, as decisões do BC também devem ser vistas de perto.

Mas para não se preocupar e evitar uma dor de cabeça, uma boa dica é escolher com muita cautela e estudo quais serão os seus investimentos. Para isso, conte com a ajuda de corretores, especialistas no assunto e que te ajudaram a fazer a melhor escolha para o seu dinheiro crescer muito mais.

Quer saber como fazer isso? Abra agora a sua conta com a Phi Investimentos e veja como podemos te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de investir.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Sem categoria
23/05/2024

Seja anti-crise: proteja seu patrimônio com investimento certo

Sem categoria
16/05/2024

Nosso hiperfoco é a excelência em investimento

Sem categoria
09/05/2024

Equilibrando o tripé do investimento: liquidez, risco e rentabilidade

sucesso financeiro
02/05/2024

Diversifique sua carteira: O segredo para o sucesso financeiro

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.