BLOG

Como a taxa Selic influencia os investimentos?

Publicado em
Ela é conhecida de todos os investidores, mas você sabe a influência da taxa Selic nos investimentos? Descubra agora!
Como-a-taxa-Selic-influencia-os-investimentos

A taxa Selic é uma conhecida de quem estuda economia, investimentos e finanças. Até mesmo quem não acompanha muito já deve ter ouvido falar sobre ela nos jornais, mesmo que ela seja bem mais importante do que muitos imaginam – principalmente para os investidores.

Mais do que saber o que ela é e como funciona, é necessário conhecer a influência da taxa Selic no seu investimento. Ela possui um impacto direto nas aplicações e pode até mesmo influenciar os seus ganhos.

Hoje vamos entender melhor como a taxa Selic está presente no seu dia a dia e, porque é preciso conhecê-la melhor.

O que é a taxa Selic?

De forma simplificada, a Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Criada em 1999, e atrelada ao controle da inflação por parte do governo, ela é uma das principais referências econômicas do nosso país, por isso todos que trabalham na área estão sempre de olho nas altas e quedas.

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia e está ligada à negociação dos Títulos Públicos Federais. A definição dela é feita pelo Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central (BC), que se reúne a cada 45 dias para definir a taxa meta.

As decisões tomadas são acompanhadas de perto, pois elas influenciam diretamente e indiretamente na vida de milhões de brasileiros. Até mesmo quem não possui investimento algum acaba sendo impactado pelas decisões do Copom sobre a taxa Selic.

Como a taxa Selic funciona?

Ela é utilizada pelo Banco Central para controlar a quantidade de dinheiro em circulação, evitando que uma grande quantidade fique em excesso. Quanto menor ela for, mais os gastos são controlados e, por consequência, a inflação pode ser domada.

A taxa Selic é também usada para evitar que os preços de produtos e serviços não subam demais. Quando a inflação está em baixa, o Copom diminui a taxa para aumentar a circulação e estimular a contratação de linhas de crédito.

Por que a taxa Selic é importante para os investimentos?

Se ela faz diferença na vida de todos nós, obviamente a preocupação dos investidores é ainda maior. Afinal de contas, as altas e baixas afetam as tomadas de decisões e impactam diretamente na compra e venda do mercado.

Alguns dos investimentos mais conhecidos estão atrelados à Selic, entre os quais podemos destacar:

  • Poupança
  • Tesouro Selic
  • Letras de Crédito Imobiliário
  • Letras de Crédito do Agronegócio
  • Certificados de Depósito Bancário

Para entendermos melhor, vamos conhecer o que acontece com crédito com as movimentações da taxa Selic:

  • ⬆️ ALTA → O crédito fica mais caro, o que faz com que ele se torne muito menos acessível para as pessoas e empresas
  • ⬇️ BAIXA → Quando a taxa Selic cai, o mercado se torna muito mais convidativo e o consumo se eleva junto

Quando os juros da taxa Selic estão altos, torna-se mais atraente para quem deseja investir em títulos de renda fixa, principalmente aqueles sendo atrelados à taxa, como é o caso do Tesouro Nacional.

Já quando o inverso acontece e há um corte na taxa Selic, são os investidores que possuem aplicações de renda variável que comemoram. Momentos como esse costumam atrair muitas pessoas e são boas oportunidades para aqueles que estão começando nessa área.

Quem possui investimentos de renda fixa pós-fixada costuma ser um dos principais consumidores de notícias sobre o assunto, pois as altas impulsionam e empolgam os investidores. Já quem tem algum tipo de investimento pré-fixado, costuma se preocupar a curto prazo.

Fique sempre de olho

Acompanhar os movimentos da taxa Selic e as decisões do Copom deve ser um hábito que todo investidor pode colocar no dia a dia. Assim como acompanhamos os preços dos alimentos, dos combustíveis e demais valores que fazem a diferença no bolso, as decisões do BC também devem ser vistas de perto.

Mas para não se preocupar e evitar uma dor de cabeça, uma boa dica é escolher com muita cautela e estudo quais serão os seus investimentos. Para isso, conte com a ajuda de corretores, especialistas no assunto e que te ajudaram a fazer a melhor escolha para o seu dinheiro crescer muito mais.

Quer saber como fazer isso? Abra agora a sua conta com a Phi Investimentos e veja como podemos te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de investir.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Phi Investimentos
11/04/2024

Descubra por que escolher a Phi Investimentos

Investimentos
28/02/2024

Guia prático: como iniciar sua jornada de investimentos

Investimentos
20/02/2024

Entendendo o básico: O que é Investimento?

ETFs
19/01/2024

Investindo no Mundo: A importância de incluir ETFs internacionais em sua estratégia de investimento

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo