BLOG

Escolhendo fundos de renda fixa

Publicado em
Embora muitos não saibam, a renda fixa ainda é um produto com rentabilidade atrativa.
Blog-Escolhendo-fundos-de-Renda-Fixa-Phi-Investimentos-min

Embora muitos não saibam, a renda fixa ainda é um produto com rentabilidade atrativa, sobretudo através de fundos especializados. Então fique com a gente, pois ao fim desse post temos certeza que você se tornará um expert em fundos de renda fixa, quais são os melhores e como funcionam.

Conceito

Para ser considerado um fundo de renda fixa, ele precisa ter a sua carteira composta por no mínimo 80% de títulos de renda fixa atrelados à taxa de juros (Selic) e /ou índice de preços (IPCA).

Impreterivelmente são mais conservadores que os fundos de renda variável, porém, também possuem exposição ao risco e, a depender da composição dos ativos, também podem oscilar bastante.

Classificação

Os fundos de renda fixa são divididos em subcategorias com base nos riscos envolvidos e estratégia formatada e executada pela gestão responsável. Sendo assim, de acordo com a ANBIMA – Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais, os referidos fundos são caracterizados como:

  • Renda fixa simples: patrimônio composto por no mínimo 95% de títulos de baixo risco;
  • Indexado ou referenciado: seguem as variações do índice de referência pré-determinado;
  • Ativos: baseados na duração média da carteira e no risco de crédito dos títulos negociados;
  • Investimentos no exterior: aqueles que investem em produtos de renda fixa no estrangeiro.

Blog Escolhendo fundos de Renda Fixa - Phi Investimentos-min

Sobre os riscos

Risco de mercado: movimentos inesperados do mercado financeiro ocasionados por situações adversas e imprevisíveis, alterando o preço dos ativos;

Risco de liquidez: acontece quando a gestão não consiga vender os ativos que compõem a carteira do fundo para realizar o pagamento dos resgates solicitados dentro do prazo estipulado;

Risco de crédito: acontece quando o emissor do título de renda fixa não conseguir arcar com seus compromissos de pagamento de juros, amortizações e/ou do capital principal investido. Por isso, muitos consideram fundamental uma análise de crédito criteriosa.

Fundo de renda fixa – simulador

Com os juros baixos, muitos investidores conservadores têm buscado produtos e soluções na renda variável. Todavia, ainda existem bons fundos de renda fixa que podem entregar um rendimento aceitável com riscos mais controlados. Neste caso, uma boa alternativa são os simuladores de investimentos, como o Turing. Com ele, é possível analisar o comportamento de alguns fundos e identificar qual atenderá melhor suas expectativas.

Acesse já: turing.digital

Principais opções

Tradicionalmente, os fundos de renda fixa investem em títulos públicos ou privados como CDB, CRA, CRI, LCA, LCI, Debêntures. E em alguma proporção, os fundos imobiliários também podem ser vistos como renda fixa por terem sua carteira composta majoritariamente por títulos lastreados em imóveis ou dívidas imobiliárias (CRI, LCI e LH).

Enfim, como escolher um fundo de investimento na renda fixa?

Como sempre, o primeiro passo é definir o seu objetivo e por quanto tempo você pretende manter o dinheiro aplicado. Outra dica importante diz respeito a sua tolerância a volatilidade. Isso porque, mesmo sendo mais conservadores, os fundos de renda fixa também sofrem com a instabilidade de diferentes ordens, seja ela política ou econômica.

Portanto, a melhor opção sempre será pautada nessas três principais características: liquidez, tempo e exposição ao risco. Relevando essas premissas, as suas chances de êxito aumentam.

Agora que esclarecemos as suas principais dúvidas sobre fundos de renda fixa, que tal contar conosco para assessorá-lo nessa nova maneira de investir em renda fixa? A nossa assessoria é 100% gratuita e os nossos especialistas estão prontos para esclarecer quaisquer dúvidas sem compromisso!

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Investimentos
18/04/2024

Investir com propósito: por que seus investimentos devem fazer sentido?

Phi Investimentos
11/04/2024

Descubra por que escolher a Phi Investimentos

Investimentos
28/02/2024

Guia prático: como iniciar sua jornada de investimentos

Investimentos
20/02/2024

Entendendo o básico: O que é Investimento?

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo