BLOG

FIDCs: Uma Opção de Investimento Inteligente

Publicado em
fidc-1 (1)

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios são uma alternativa interessante para quem busca diversificar seus investimentos e obter melhores retornos. Entenda como eles funcionam e por que podem ser uma opção inteligente para você.

O que significa a sigla FIDC?

FIDC é a sigla para Fundo de Investimento em Direito Creditório.
Os FIDCs podem ser constituídos sob forma de condomínio aberto, em que é possível fazer aplicação e resgate dos investimentos com facilidade, ou condomínio fechado, que não permite a entrada ou saída de cotistas a qualquer momento.

O que são FIDCs?

Esta categoria de investimento aplica no mínimo 50% do seu patrimônio líquido em direitos creditórios, distribuídos em setores da economia como financeiro, mercantil, imobiliário e outros.
O restante do patrimônio pode ser aplicado em títulos de renda fixa, sejam eles públicos ou privados.
Como seu retorno vem de taxas previamente acordadas, pode-se dizer que é um tipo de fundo de investimento de renda fixa.

VantagensComo funciona
Os FIDCs oferecem a possibilidade de investir em créditos de diversas empresas, o que, em tese, minimiza o risco do investidor. Além disso, em comparação com outros investimentos, como renda fixa e poupança, os FIDCs tendem a oferecer melhores retornos.Os FIDCs são geridos por um administrador que é responsável pela seleção dos créditos. Todo o dinheiro investido pelos cotistas é reunido em um fundo que é investido em diferentes recebíveis e títulos, visando maximizar o retorno para os investidores.

Quais são os tipos de cotas do Fundo de Direitos Creditórios?

Os FIDCs possuem dois tipos de cota, são elas: sênior e subordinada, sendo esta última classificada como mezanino e júnior.
As classes de cotas são baseadas no nível de exposição aos riscos de inadimplência das operações, em que a cota sênior é a menos impactada e a cota subordinada a que possui mais risco. A cota mezanino representa uma modalidade intermediária de risco.
Sendo assim, através dessa classificação é possível segregar os investimentos com base no perfil de risco dos investidores.
No caso de resgate e amortização do FIDC, as cotas seniores têm preferência, enquanto as cotas subordinadas não.

Características dos FIDCs

Rentabilidade

Os FIDCs tendem a oferecer rentabilidades mais atrativas do que outras opções de investimento de renda fixa, como CDB, LCI e LCA.

Risco

Como todo investimento, os FIDCs possuem riscos e cabe ao investidor avaliar se eles estão de acordo com sua estratégia e perfil de investimento. O principal risco dos FIDCs é relacionado à inadimplência dos recebíveis adquiridos pelo fundo.

Liquidez

Como todo investimento, os FIDCs possuem riscos e cabe ao investidor avaliar se eles estão de acordo com sua estratégia e perfil de investimento. O principal risco dos FIDCs é relacionado à inadimplência dos recebíveis adquiridos pelo fundo.

Conclusão: por que os FIDCs são uma opção interessante?


O atual cenário de elevação das taxas de juros no Brasil tem favorecido os investimentos de renda fixa, o que naturalmente leva a um aumento na busca por alternativas de investimento. Nesse contexto, os fundos de investimento em direitos creditórios se destacam como uma excelente oportunidade para potencializar os rendimentos financeiros. No entanto, é importante ressaltar que esses fundos são direcionados principalmente a investidores qualificados ou profissionais, devido ao nível de complexidade e aos riscos envolvidos. É possível que, nos próximos meses de 2023, essa classe de investimento seja aberta ao investidor em geral.


Apesar do atrativo retorno oferecido pelos FIDCs, é crucial estar atento às principais características desses fundos, como prazos de aplicação, tipos de riscos associados e regras de liquidez. Existem outras opções disponíveis entre os fundos de renda fixa que também oferecem rendimentos atrativos e são acessíveis a um público mais amplo. Um exemplo são os fundos de crédito privado, muitos dos quais são destinados ao público em geral, e a inclusão deles em sua carteira pode ser uma opção após uma análise criteriosa.

Quer aprofundar seus conhecimentos e dar os primeiros passos no mundo dos investimentos?

Para obter orientações mais abrangentes e assistência personalizada na tomada de decisões de investimento, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de assessoria financeira. Estamos aqui para ajudar a aprimorar sua estratégia de investimentos.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Sem categoria
23/05/2024

Seja anti-crise: proteja seu patrimônio com investimento certo

Sem categoria
16/05/2024

Nosso hiperfoco é a excelência em investimento

Sem categoria
09/05/2024

Equilibrando o tripé do investimento: liquidez, risco e rentabilidade

sucesso financeiro
02/05/2024

Diversifique sua carteira: O segredo para o sucesso financeiro

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.