BLOG

Fundos de Ações: Uma opção para diversificar sua carteira e impulsionar seus investimentos!

Publicado em
Fundos de Ações
f11875bf-138d-4709-a5bc-449b54f32d4b

Este artigo destaca a crucial importância dos fundos de ações e as vantagens deles para otimizar o desempenho da carteira de investimentos. Abordando leitores desde o nível iniciante até o avançado, o texto oferece insights acessíveis sobre a seleção de fundos e entender um pouco mais sobre fundos de ações! 

Antes de explicar o que são fundos de ações, é importante entender o conceito geral de fundos de investimento, porque o primeiro está relacionado ao segundo.

Esses fundos, em resumo, surgem quando pessoas físicas ou empresas investem seu dinheiro para formar uma carteira de ativos financeiros. O montante arrecadado torna-se o patrimônio do fundo, que é então gerenciado por um profissional em uma instituição financeira.

Os lucros do fundo dependem do desempenho dos ativos, e os ganhos são compartilhados entre os investidores, seguindo a proporção dos valores que cada um depositou.

Os fundos de investimento são classificados em diferentes categorias, como de curto prazo, referenciados, renda fixa, ações, cambiais, dívida externa e multimercado.

Portanto, como mencionado, os fundos de ações fazem parte das categorias de fundos de investimento e, como o nome sugere, investem no mercado de ações.


São os fundos compostos por, no mínimo, 67% de seu patrimônio em ações da Bolsa de Valores. Assim, é uma forma de pequenos investidores terem acesso a bons ativos de renda variável. Como outro investimento de renda variável, o risco deste tipo de fundo de investimento é a volatilidade dos papéis que compõem a carteira.

Como funciona um Fundo de ações?


Basicamente, o fundo de ações funciona da seguinte forma:

  • O investidor compra uma cota do fundo;
  • O valor é somado aos valores das demais cotas;
  • O montante total é aplicado em lotes de ações, de acordo com a estratégia adotada pelo gestor


Os fundos de ações são práticos uma vez que não requerem o acompanhamento constante ou conhecimentos específicos do mercado financeiro por parte do investidor. Uma alternativa segura para aumentar a rentabilidade das aplicações e diversificar sua carteira de investimentos.

Quais são as vantagens de investir nos fundos de ações ? 

1. Gestão Profissional 

A competência na gestão é uma das vantagens dos fundos de ações. Isso se deve ao fato de que as decisões podem ser mais acertadas e apropriadas, uma vez que são embasadas em avaliações técnicas realizadas por profissionais especializados na matéria.

2. Diversificação

A diversificação de ativos é a principal vantagem ao investir em fundos de ações. Ao realizar um único investimento, o cotista obtém exposição a dezenas de empresas e ativos, proporcionando uma distribuição eficaz dos riscos.

Adicionalmente, investir em fundos de ações oferece a oportunidade de acesso a uma variedade maior de ativos e ações da bolsa, mesmo com um montante menor de recursos. Isso contribui para a diluição de custos, incluindo taxas de corretagem associadas à compra e venda de papéis.


3. Maior praticidade 

Uma das principais vantagens de investir em fundos de ações é a praticidade que esse investimento oferece. Isso porque, ao invés de precisar montar uma carteira com diversos ativos de renda variável, o investidor se torna cotista de uma cesta de ações já montada.

Portanto, não há o trabalho de selecionar, estudar, analisar e acompanhar os ativos. Afinal, há uma gestora profissional realizando esse trabalho que, vale lembrar, é remunerado.

Como funciona a tributação em fundo de ações?

IOF

O IOF, Imposto sobre Operações Financeiras, é um dos vilões dos fundos de renda fixa e multimercados. Para resgates em prazos inferiores a 30 dias, a incidência dele pode até assustar, já que a alíquota parte de 96% em um dia e diminui até o zero no dia 30.

Imposto de Renda

O Imposto de Renda é cobrado apenas sobre a rentabilidade, com alíquota fixa de 15%, e ocorre no resgate das cotas.

COME-COTAS

Diferentemente de outros tipos de fundos, é importante destacar que nos fundos de ações não há a presença do “come-cotas”, um elemento que antecipa a cobrança de impostos e pode afetar a rentabilidade ao longo do tempo em outras modalidades de investimento.

Conclusão

Investir em fundos de ações é uma estratégia inteligente para otimizar sua carteira, proporcionando acesso ao mercado de ações com a expertise de gestores profissionais e uma diversificação eficaz. A conveniência de contar com uma carteira pré-selecionada permite aos investidores desfrutar dos benefícios da renda variável sem a necessidade de gerenciamento constante, enquanto a tributação transparente contribui para maximizar os retornos ao longo do tempo.

Não perca a oportunidade de impulsionar seus investimentos – entre em contato conosco e entenda como escolher os melhores fundos de ações do mercado!

Autor : Gustavo Constante.

Buscando desvendar mais conhecimentos sobre finanças e investimentos? Explore uma vasta coleção de artigos em nosso site.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Investimentos
20/02/2024

Entendendo o básico: O que é Investimento?

ETFs
19/01/2024

Investindo no Mundo: A importância de incluir ETFs internacionais em sua estratégia de investimento

Plano de Saúde
14/01/2024

Curitiba Saudável: Por que sua Empresa Deveria Investir em Bem-Estar?

Fundos imobiliários
09/01/2024

Fundos Imobiliários: como aproveitar as oportunidades do mercado imobiliário sem sair de casa.

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo