Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.
Cada vez mais os brasileiros estão investindo na bolsa de valores.
Nos últimos anos, cada vez mais os brasileiros estão investindo na bolsa de valores, com sucessivos recordes de novos cadastramentos sendo registrados na B3. E com as recentes alterações regulatórias, investir em empresas estrangeiras no próprio ambiente da bolsa brasileira tornou-se acessível para todos. Mas será que vale a pena?
As maiores do mundo
Quando pensamos em investir no exterior, imediatamente pensamos em empresas como Apple, Amazon, Disney, Google, Microsoft, entre outras. Sem dúvida, a vasta maioria das empresas listadas na bolsa norte-americana, por exemplo, são confiáveis e presentes no dia-a-dia dos brasileiros, gerando admiração e identificação. Entretanto, para aqueles que gostam de estudar a fundo as empresas que investem, quando falamos de empresas do exterior, tudo tende a ficar um pouco mais nebuloso, a começar pelas métricas contábeis e diferença no idioma. Outro ponto a ser observado é a tributação e os custos que tendem a ser diferentes de um ativo 100% nacional. É por isso recomendamos um assessor lhe acompanhando do começo ao fim, lhe esclarecendo todas as dúvidas.
As opções mais comuns
Quando pensamos em investir no exterior, pensamos imediatamente na burocracia da abertura da conta no exterior. Entretanto, hoje já é possível investir em empresas internacionais localmente por meio de produtos financeiros que, na maioria dos casos, estão ao alcance de todos.
Fundos de Investimento
Existem muitos fundos na bolsa brasileira voltados exclusivamente ao investimento no exterior, mesclando exposição local e internacional. Assim, o investidor conta com maior praticidade, pois não se responsabiliza diretamente pela gestão e não necessita compreender todos os aspectos operacionais de envio e aplicação do recurso no exterior. No entanto, o investidor tem que considerar as taxas de administração e performance do fundo, evitando surpresas.
BDR – Brazilian Depositary Receipts
Outrora exclusivo para investidores qualificados (acima de R$1 milhão) é mais uma forma de investir em empresas estrangeiras aqui no Brasil através de certificados. Na prática, ao adquirir um BDR você está comprando um título que representa uma ação comprada e depositada em um custodiante no estrangeiro. É uma boa maneira de investir nas maiores empresas mundiais sem efetivamente ter que enviar recursos para uma instituição no exterior.
ETF – Exchange Trade Fund
São reconhecidos como fundos de índice. Resumidamente, o investidor adquire na bolsa brasileira, cotas negociadas de um fundo que busca replicar um determinado índice de ações. No caso, existem fundos que replicam o índice S&P 500, o principal índice de ações dos EUA. Na B3 ainda temos a opção de investir na SPXI11 e IVBB11.
COE – Certificado de Operações Estruturadas
De acordo com a própria B3, o COE é a “versão brasileira das notas estruturadas comuns” dos Estados Unidos e Europa. É um certificado com datas de vencimento, valor mínimo para aporte, indexadores para cenários de ganho e perda, por fim, mixando ativos de renda fixa e variável. Um exemplo de COE com ativos de exterior é aquele que tem o seu retorno atrelado ao desempenho de uma cesta de ações do setor de tecnologia nos EUA.
Conclusão
Conforme exposto, investir no estrangeiro através da B3 é uma opção super viável. A maior novidade está nos BDRs que acrescem mais possibilidades ao investidor que deseja diversificar. ETF, Fundos de Investimento e o COE também são bons produtos.
O mais importante é analisar cada um desses ativos, se atentando às taxas e custos. E para tanto, claro, a ajuda de um assessor mostra-se essencial, pois ele terá a expertise necessária para esclarecer todos os pontos divergentes, lhe ajudando a compreender todos os riscos e possibilidades.
Agora que esclarecemos as suas principais dúvidas sobre investimentos no exterior, que tal contar conosco para assessorá-lo nessa nova maneira de investir no estrangeiro através da bolsa brasileira? A nossa assessoria é 100% gratuita e os nossos especialistas estão prontos para esclarecer quaisquer dúvidas sem compromisso!
COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM