Blog

O mercado financeiro em posts que valem a sua atenção

Investindo no exterior pela Bolsa de Valores brasileira

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Nos últimos anos, cada vez mais os brasileiros estão investindo na bolsa de valores, com sucessivos recordes de novos cadastramentos sendo registrados na B3. E com as recentes alterações regulatórias, investir em empresas estrangeiras no próprio ambiente da bolsa brasileira tornou-se acessível para todos. Mas será que vale a pena?

As maiores do mundo

Quando pensamos em investir no exterior, imediatamente pensamos em empresas como Apple, Amazon, Disney, Google, Microsoft, entre outras. Sem dúvida, a vasta maioria das empresas listadas na bolsa norte-americana, por exemplo, são confiáveis e presentes no dia-a-dia dos brasileiros, gerando admiração e identificação. Entretanto, para aqueles que gostam de estudar a fundo as empresas que investem, quando falamos de empresas do exterior, tudo tende a ficar um pouco mais nebuloso, a começar pelas métricas contábeis e diferença no idioma. Outro ponto a ser observado é a tributação e os custos que tendem a ser diferentes de um ativo 100% nacional. É por isso recomendamos um assessor lhe acompanhando do começo ao fim, lhe esclarecendo todas as dúvidas.

As opções mais comuns

Quando pensamos em investir no exterior, pensamos imediatamente na burocracia da abertura da conta no exterior. Entretanto, hoje já é possível investir em empresas internacionais localmente por meio de produtos financeiros que, na maioria dos casos, estão ao alcance de todos.

Fundos de Investimento

Existem muitos fundos na bolsa brasileira voltados exclusivamente ao investimento no exterior, mesclando exposição local e internacional. Assim, o investidor conta com maior praticidade, pois não se responsabiliza diretamente pela gestão e não necessita compreender todos os aspectos operacionais de envio e aplicação do recurso no exterior. No entanto, o investidor tem que considerar as taxas de administração e performance do fundo, evitando surpresas.

Blog Investindo no exterior pela Bolsa de Valores brasileira - Phi Investimentos

BDR – Brazilian Depositary Receipts

Outrora exclusivo para investidores qualificados (acima de R$1 milhão) é mais uma forma de investir em empresas estrangeiras aqui no Brasil através de certificados. Na prática, ao adquirir um BDR você está comprando um título que representa uma ação comprada e depositada em um custodiante no estrangeiro. É uma boa maneira de investir nas maiores empresas mundiais sem efetivamente ter que enviar recursos para uma instituição no exterior.

ETF – Exchange Trade Fund

São reconhecidos como fundos de índice. Resumidamente, o investidor adquire na bolsa brasileira, cotas negociadas de um fundo que busca replicar um determinado índice de ações. No caso, existem fundos que replicam o índice S&P 500, o principal índice de ações dos EUA. Na B3 ainda temos a opção de investir na SPXI11 e IVBB11.

COE – Certificado de Operações Estruturadas

De acordo com a própria B3, o COE é a “versão brasileira das notas estruturadas comuns” dos Estados Unidos e Europa. É um certificado com datas de vencimento, valor mínimo para aporte, indexadores para cenários de ganho e perda, por fim, mixando ativos de renda fixa e variável. Um exemplo de COE com ativos de exterior é aquele que tem o seu retorno atrelado ao desempenho de uma cesta de ações do setor de tecnologia nos EUA.

Conclusão

Conforme exposto, investir no estrangeiro através da B3 é uma opção super viável. A maior novidade está nos BDRs que acrescem mais possibilidades ao investidor que deseja diversificar. ETF, Fundos de Investimento e o COE também são bons produtos.

O mais importante é analisar cada um desses ativos, se atentando às taxas e custos. E para tanto, claro, a ajuda de um assessor mostra-se essencial, pois ele terá a expertise necessária para esclarecer todos os pontos divergentes, lhe ajudando a compreender todos os riscos e possibilidades.

Agora que esclarecemos as suas principais dúvidas sobre investimentos no exterior, que tal contar conosco para assessorá-lo nessa nova maneira de investir no estrangeiro através da bolsa brasileira? A nossa assessoria é 100% gratuita e os nossos especialistas estão prontos para esclarecer quaisquer dúvidas sem compromisso!

VEJA TAMBÉM

Quero investir, mas não sei como começar! 6 dicas de livros para investidores iniciantes

20/07/2021

O conhecimento é fundamental para quem deseja crescer. Seja na vida acadêmica, na carreira profissional ou quando vamos investir no mercado financeiro.

Simplificando a renda fixa e renda variável

18/07/2021

Entre os principais tipos de investimentos de renda fixa podemos destacar: Poupança, Tesouro Direto, CDBs e RDBs. Em relação à renda variável: Ações, Fundos de ações, Fundos multimercados, Ouro, etc.

Educação financeira: 7 passos para otimizar suas finanças

22/06/2021

A educação financeira é um assunto que tem conquistado espaço no Brasil nos últimos anos e tem feito muita gente abrir os olhos para o mar de oportunidades existentes no mercado.

A Phi Investimentos é uma empresa de Agentes Autônomos – AAI de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Resolução CVM 16/21. A Phi Investimentos atua no mercado financeiro através da Guide Investimentos S.A., o que pode ser verificado no site da ANCORD. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O AAI é um intermediário e depende da atualização prévia do cliente para realizar operações no Mercado Financeiro. Em caso de dúvidas e reclamações, favor contatar a Ouvidoria da Guide Investimentos no telefone 0800 704 0418.

[B]³ | BSMCVM

Selo Agro Broker
Selo Execution Broker
Selo Nonresident Investor Broker
Selo Retail Broker
Selo B3 Certifica
Selo Anbima - Distribuição de Produtos de Investimento
Selo Anbima - Administração Fiduciária
Selo Anbima - Gestão de Patrimônio
Selo Anbima - Gestão de Recursos
Selo Autorregulação Anbima

Invista agora

Olá, futuro cliente,

Em apenas dois passos, você garante uma das melhores assessorias gratuitas de investimentos do Brasil e começa a investir em uma das maiores corretoras da América Latina! E o melhor: é 100% digital, sem custos de abertura e manutenção de conta! Vamos lá?

Este site é protegido pelo Google reCAPTCHA. A Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Agradecemos a confiança!

Foi super fácil não é mesmo? Agora, clicando no botão abaixo você será redirecionado para o link de abertura de conta da nossa corretora, a Guide.

Trabalhe conosco!