Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.
Aprenda como organizar sua vida financeira com 10 dicas práticas que vão te ajudar a sair do vermelho e alcançar a saúde financeira.
Falta pouco para a chegada de 2022 e se você enfrentou dificuldades financeiras neste ano, está na hora de deixar isso para trás. Afinal, esse é o momento perfeito para começar uma organização financeira para 2022, fazendo uma análise das suas finanças, renegociando dívidas e se planejando para entrar no próximo ano com o pé direito.
Quer saber como organizar sua vida financeira na prática? Nós vamos te ensinar a seguir!
10 dicas de organização financeira para 2022
Você sabia que o Brasil bateu o recorde de endividamento em 2021? Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 74,6% das famílias se endividaram. E a pergunta que a maioria delas deve estar se fazendo é: como organizar sua vida financeira?
A seguir vamos te passar algumas dicas práticas para te ajudar a fazer uma organização financeira para 2022 e quitar suas dívidas quanto antes.
Defina objetivos
A primeira coisa que você deve fazer se a sua meta é organizar sua vida financeira é definir metas. Independente de quais sejam, suas metas servirão como guia. Afinal, são elas que vão apontar qual caminho você deve seguir para alcançar seus objetivos no próximo ano.
Para isso, basta perguntar o que você quer fazer no próximo ano que demanda um planejamento financeiro?
- Um curso?
- Uma viagem?
- Acabar com todas as suas dívidas?
- Comprar um carro?
- Mudar de casa?
- Criar uma reserva de emergência?
- Se preparar para a aposentadoria?
Saiba qual é a sua realidade financeira
Ao mesmo tempo, em que as metas e objetivos precisam ser definidos, também é fundamental saber qual é a sua realidade financeira. Afinal, é preciso ter certeza de que as suas metas atuais se encaixam no seu padrão de vida nesse momento.
Infelizmente alguns sonhos são mais difíceis de serem alcançados e, para isso, pode ser necessário se preparar por mais tempo. Mas vale ressaltar que não estamos te dizendo que é preciso desistir deles, mas sim ter maior cautela e planejamento. Até porque, a meta aqui é a organização financeira para 2022 e não aumentar as dívidas e prejudicar o orçamento.
Anote todas as despesas e gastos
Você sabia que muitas pessoas gastam mais do que recebem todos os meses? Nós entendemos que existem casos em que isso acaba sendo uma necessidade. Mas, neste momento, estamos falando sobre aquelas pessoas que acabam se colocando nessas situações por gastarem o dinheiro de forma compulsiva.
Por isso, se você quer saber como organizar sua vida financeira, uma das principais dicas é fazer um registro de todos os seus gastos. Isso vale para tudo, desde o cafezinho, até a conta de luz.
Quando você sabe exatamente quais são as suas despesas, seu controle financeiro aumenta. Com isso, você saberá se a sua renda consegue manter seu estilo de vida e se não conseguir, saberá quais gastos podem ser cortados.
Essa tarefa pode ser feita no papel ou em aplicativos, por exemplo. Com eles pode ficar ainda mais fácil saber quanto de dinheiro entra e sai da sua conta.
Acabe com os gastos desnecessários
Agora que você já entende o que é essencial no seu orçamento e o que não é, está na hora de fazer cortes. Você não está mais assistindo aquele serviço de streaming ou tem o costume de comprar lanches por delivery com frequência? Esses são alguns gastos que podem ser cortados.
Em um primeiro momento, pode ser difícil realizar esses cortes. Mas, quando você sabe exatamente quanto está economizando, especialmente considerando o longo prazo, fica mais fácil optar por guardar esse dinheiro.
Guarde dinheiro
E por falar em guardar dinheiro, é claro que essa também é uma das dicas sobre como organizar sua vida financeira. Afinal, quando você começa a economizar, o dinheiro começa a sobrar e você vai fazer o que com ele? Gastar? Não! Você deve guardá-lo para montar a sua reserva de emergência ou investi-lo.
É claro que nós não estamos dizendo que você não pode mais usar seu dinheiro para aproveitar a vida, mas isso pode ser feito com planejamento. Uma forma de se planejar para isso é utilizar o método 50-15-35. Ele funciona da seguinte forma:
- 50% do seu salário é destinado a gastos essenciais;
- 35% para manter seu estilo de vida;
- 15% para prioridades financeiras, como investimentos e pagamento de dívidas.
Tenha uma reserva de emergência
Se você ainda não tem, já passou da hora de montar uma. Como o nome sugere, a reserva de emergência é uma quantia de dinheiro reservada para ser usada em casos de emergência.
Você ficou doente? Sofreu um acidente? O carro quebrou? Essas situações são alguns exemplos de imprevistos que podem acontecer e que podem demandar uma grande quantia de dinheiro rapidamente.
E é justamente para esses momentos que a reserva de emergência existe. Afinal, ela evita que você use o cartão de crédito e faça novas dívidas. Sem falar que saber que há uma quantia destinada para esse tipo de situação te dá maior segurança no dia a dia.
Coloque na ponta do lápis todas as suas dívidas
Se você deseja entrar em 2022 sem dívidas ou ao menos com um plano para quitar todas elas, é fundamental reconhecer qual é o valor total delas. Afinal, para conseguir sair do vermelho, é preciso primeiro saber quanto da sua renda mensal está comprometida para quitar essas dívidas.
Para isso, você deve somar todas elas, independente do valor e prazo. Sendo assim, você precisa saber exatamente:
- Quanto deve (com valores atualizados)?
- Para quem deve?
- Há quanto tempo deve?
Negocie suas dívidas
Quem quer alcançar a organização financeira para 2022, mas ainda sofre com as dívidas, pode tentar negociar com os credores novas condições de pagamento. Essa é, inclusive, uma excelente estratégia para se recuperar mais rapidamente dos problemas financeiros.
Procure as instituições para quem você deve e verifique a possibilidade de ter descontos com relação ao valor. Mas só faça isso quando já souber exatamente quanto pode destinar da sua renda mensal para o pagamento das dívidas. Caso contrário, você pode acabar devendo ainda mais dinheiro.
Use o 13º para sanar dívidas
Se você quer eliminar suas dívidas antes de 2022, uma ótima ideia é usar o 13º para quitá-las. E mesmo se o valor não zerar todas elas, ele já pode reduzir bastante o montante e diminuir as próximas parcelas.
Se esse for o seu caso e você precisar decidir quais são as dívidas que você vai quitar primeiro, dê preferência para as que têm taxas de juros maiores, como é o caso do cartão de crédito, por exemplo.
Estude educação financeira
Se você quer saber como organizar sua vida financeira, essa definitivamente deve ser uma das suas metas para 2022. Afinal, sem conhecimento, é difícil mudar hábitos antigos e crescer financeiramente.
Felizmente, para te ajudar, existem vários cursos online, vídeos no Youtube e demais conteúdos que podem te ensinar a controlar seu dinheiro, dividir o orçamento e até mesmo investir. Mas é claro que é preciso ter cuidado com as fontes consultadas.
Aqui no nosso blog, por exemplo, nós damos várias dicas para quem está começando a colocar a vida financeira nos eixos e deseja investir.
E se você também está pensando em começar a investir em um futuro não tão distante, clique aqui e conheça a Phi Investimentos.
COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM