Blog

O mercado financeiro em posts que valem a sua atenção

Psicologia Econômica: você é mais emocional ou racional em relação ao seu dinheiro?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Para entender a relação que temos com as finanças é necessário ir além do planejamento e de questões orçamentárias. Criada para ajudar a explicar melhor como isso funciona, a psicologia econômica é uma grande aliada na busca pelo conhecimento da relação que temos com o dinheiro.

Apesar de não ser algo recente, foi a partir do século XX que ela começou a ganhar destaque e se tornou objeto de estudo de diversos pesquisadores. Graças a isso, hoje já é possível conhecer muito mais desse tema e entender como funciona o nosso comportamento com as questões econômicas.

Quer saber melhor a importância desse assunto e como ele impacta a sua vida? Então confira este artigo até o fim e descubra como a sua mente toma algumas das decisões mais importantes para o futuro.

O que é psicologia econômica?

A psicologia econômica é uma área da ciência que estuda a relação entre o comportamento humano e a economia. Ela foi desenvolvida para nos ajudar a compreender porque algumas decisões relacionadas às finanças não são tão racionais quanto deveriam ser.

Mais do que compras, pagamentos e recebimentos. A relação que temos com o dinheiro vai muito além disso e entender como ela funciona é muito importante para que você possa tomar melhores decisões sobre seu futuro.

A busca pelo autoconhecimento é o que move o mundo há muitos anos. Desde questões mais profundas até as mais superficiais, nós, seres humanos, sempre queremos saber o motivo das coisas serem ou acontecerem de determinada forma. Isso vale também, é claro, para o dinheiro.

Razão e emoção: entendendo os dois lados

Uma música ficou bem famosa na década passada ao abordar a relação entre nossas razões e emoções e qual a saída para isso. Se deixarmos o dilema romântico do eu-lírico de lado, podemos notar que essa “batalha” entre o coração e o cérebro é algo que faz parte de diversos contextos de nossas vidas.

Podemos ver isso claramente quando fazemos uma “compra impulsiva”, que não fazia parte do orçamento e acabou acontecendo de maneira inesperada. Isso acontece mesmo com pessoas que estão com as contas apertadas e não poderiam ter gastos fora do planejado.

A relação entre razão e emoção também acontece no mundo dos investimentos. Como você já deve saber, existem diversos produtos financeiros para os mais variados perfis, cada um com uma proposta que atende mais quem é levado por um dos lados.

A importância da psicologia econômica

Tomar uma boa decisão no âmbito financeiro envolve diversos elementos, mas podemos dizer que dois deles possuem um peso significativo: o conhecimento sobre finanças e o perfil do investidor.

O primeiro deles é resolvido com a educação financeira, que ensina conceitos e ajuda a entender sobre o que é preciso para fazer escolhas acertadas envolvendo o seu patrimônio financeiro.

Já o outro, é essencial para que você se conheça melhor e possa pensar de maneira mais assertiva sobre o dinheiro. Quanto maior for o seu autoconhecimento, mais fácil será compreender como o lado racional e o emocional impactam na sua vida.

Descubra qual é o seu lado dominante

Para te ajudar a descobrir qual é o lado dominante, separamos algumas das principais armadilhas que a psicologia econômica nos ajuda a identificar:

  • IMPULSIVIDADE → São os gastos tomados pela sensação de prazer. Ela passa, mas a conta chega.
  • COMPORTAMENTO DE MANADA → Todo mundo está comprando algo e você quer também? Aqui a emoção também domina e deixa a razão de lado.
  • EFEITO ANCORAGEM → Um produto de R$100 parece barato ao lado de outro de R$500, certo? Esse pensamento pode gerar gastos desnecessários e deve ser observado.
  • MEDO DA PERDA → Comprou apenas por medo de deixar uma promoção passar? Esse hábito pode eliminar etapas racionais importantes para garantir que você “aproveite” a oferta.

Identificou-se em um ou mais desses casos? Pois eles representam momentos onde o lado emocional domina e compromete a sua saúde financeira. Aqui falamos sobre compras, mas isso pode acontecer também quando não há controle na hora de fazer um investimento.

Para cuidar disso, comece a perceber quando isso acontece e procure sempre analisar a situação antes de decidir.

Esse é apenas um dos bons hábitos que ajudam a melhorar o seu conhecimento sobre finanças. Para aumentar ainda mais isso, visite o nosso blog e confira diversas dicas e conteúdos sobre o assunto.

VEJA TAMBÉM

Primeiros passos para quem deseja investir no Tesouro Direto

01/12/2021

Aprenda agora tudo que você precisa saber sobre como investir no Tesouro Direto e veja o passo a passo para quem ainda é iniciante no mercado financeiro

Estratégia da vaca leiteira: o que é e como encontrar a sua?

29/11/2021

Conheça a estratégia vaca leiteira e saiba como ela pode ser importante para um investidor conseguir viver com uma boa renda dos produtos financeiros.

Black Friday: Compre seu imóvel com 30% de desconto!

24/11/2021

É possível encontrar imóveis de excelente qualidade e que do início do ano pra cá ficaram 30% mais baratos, e ainda, você não precisar se multimilionário para comprar, precisa apenas de 85,00 pra adquirir a primeira cota. O que me diz? Bom demais para ser verdade? Cara de golpe? Não é.

A Phi Investimentos é uma empresa de Agentes Autônomos – AAI de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Resolução CVM 16/21. A Phi Investimentos atua no mercado financeiro através da Guide Investimentos S.A., o que pode ser verificado no site da ANCORD. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O AAI é um intermediário e depende da atualização prévia do cliente para realizar operações no Mercado Financeiro. Em caso de dúvidas e reclamações, favor contatar a Ouvidoria da Guide Investimentos no telefone 0800 704 0418.

[B]³ | BSMCVM

Selo Agro Broker
Selo Execution Broker
Selo Nonresident Investor Broker
Selo Retail Broker
Selo B3 Certifica
Selo Anbima - Distribuição de Produtos de Investimento
Selo Anbima - Administração Fiduciária
Selo Anbima - Gestão de Patrimônio
Selo Anbima - Gestão de Recursos
Selo Autorregulação Anbima

Invista agora

Olá, futuro cliente,

Em apenas dois passos, você garante uma das melhores assessorias gratuitas de investimentos do Brasil e começa a investir em uma das maiores corretoras da América Latina! E o melhor: é 100% digital, sem custos de abertura e manutenção de conta! Vamos lá?

Este site é protegido pelo Google reCAPTCHA. A Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Agradecemos a confiança!

Foi super fácil não é mesmo? Agora, clicando no botão abaixo você será redirecionado para o link de abertura de conta da nossa corretora, a Guide.

Trabalhe conosco!