BLOG

Razões que encarecem os seguros automotivos e maneiras eficientes de poupar frente a isso

Publicado em
Entenda com detalhes como os seguros tornaram-se mais caros em 2022 e dicas importantes para economizar nesse momento
Seguros Automotivos

Com um aumento significativo de 33% em seus preços em comparação ao ano de 2021, os seguros de veículos tornaram-se um dilema para seus usuários. Diante disso, é preciso compreender os motivos que levaram a tal fenômeno. Segundo a FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), são eles: a valorização na tabela FIPE, o aumento no furto e no roubo e o baixo índice de recuperação de veículos, a baixa na produção de montadoras e a redução de preços na pandemia.

Valorização na tabela FIPE

A valorização de carros novos e usados acabou por gerar prejuízos às seguradoras, uma vez que o valor referente a indenizações está diretamente ligado ao valor da tabela FIPE no dia do sinistro.

Aumento no furto e no roubo e baixo índice de recuperação de veículos

Práticas de roubos e furtos, com a finalidade de revenda de peças por meios ilícitos, tornou-se crescente e alarmante, dado que a recuperação do automóvel, nesses casos, é dificultada, tornando o índice de recuperação de veículos baixo. Nesse sentido, a seguradora é responsável por reembolsar 100% do valor, de acordo com a tabela FIPE, ao motorista.

Baixa na produção de montadoras e falta de semicondutores

Como consequência da pandemia e seus efeitos, as montadoras diminuíram seu ritmo de produção e peças de suma importância para o funcionamento dos veículos, como semicondutores, mostraram-se em escassez. Dessa forma, o preço dos automóveis aumentaram, assim como a demanda pelos usados.

Redução de preços na pandemia

A pandemia do Coronavírus, além de ter trazido danos irreparáveis na saúde pública do país, acarretou mudanças significativas no modo de viver das pessoas e seus cuidados. Desse modo, devido a medidas de isolamento social, os riscos atrelados aos veículos reduziram substancialmente durante o período em questão. No entanto, com o restabelecimento gradual das atividades diárias em 2022, os preços de seguros automotivos voltaram a crescer a fim de igualar-se ao que era antes da Covid-19.

Maneiras de economizar

Os preços devem continuar elevados no curto prazo, levando em conta a inflação e as incertezas advindas do projeto de transição presidencial. Porém, após a alta elevação ocorrida nos últimos meses, o valor de tabela para alguns modelos está decrescendo, e o mercado está estimando preços melhores para o consumidor. Com isso em vista, pode tornar-se mais atrativo renovar ou contratar o seguro do seu automóvel. E para maximizar o custo-benefício da contratação, existem alguns cuidados a serem tomados.

As necessidades de cobertura

É importante analisar as coberturas adicionais e serviços oferecidos pela seguradora, pois o perfil do segurado pode ser destoante com as propostas, o que causa aumento desnecessário dos custos. Por exemplo, em alguns casos é mais vantajoso para o cliente ter cobertura apenas contra roubo e furto, pois dessa maneira o seguro faz mais sentido com a utilização e expectativa de valor contratual.

Pesquisa de preços

Fazer diversas cotações e analisar preços é imprescindível para economizar na hora de contratar um seguro. Não se pode fechar com a primeira opção encontrada, já que essa pode não ser a mais vantajosa. Com isso, deve-se fazer análise de mercado e optar pela alternativa com melhor custo-benefício, levando em conta o perfil do cliente.

A solidez da seguradora

Além da cobertura e preço, a reputação da empresa a ser contratada deve ser verificada a fim de ter garantia de que, caso haja necessidade, o acionamento do seguro será efetivado. Logo, o cliente tem de realizar uma pesquisa sobre histórico e feedbacks da companhia, visando obter confiança para contratação.

Está buscando ou cotando a renovação de um seguro? Conte com a Phi Seguros para obter solução personalizada para o seu perfil. Entre em contato conosco pelo link.

Por Aline Isabela Fernandes e Matheus Alexandre de Faria. Estagiários do Estúdio de Phinanças e Graduandos em Economia pela PUCPR.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Plano de Saúde
06/06/2024

Saúde é patrimônio: A importância do plano de saúde de qualidade

Planejamento financeiro
30/05/2024

Plano financeiro: sua estratégia para o sucesso

Diversificação de ativos
23/05/2024

Seja anti-crise: proteja seu patrimônio com investimento certo

Investimentos
16/05/2024

Nosso hiperfoco é a excelência em investimento

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.