BLOG

Analisando a carteira de investimentos: o que é e como fazer?

Publicado em
Analisando a carteira de investimentos é possível tornar os seus ativos ainda mais lucrativos. Aprenda como fazer com as dicas que separamos para você.
Analisando a carteira de investimentos: o que é e como fazer?

Escolher os melhores ativos, acompanhar as movimentações do mercado e aumentar o portfólio são algumas das ações que fazemos ao iniciar uma jornada financeira. Para saber se o resultado de tudo isso foi positivo, é preciso analisar a carteira de investimentos e entender quais serão os próximos movimentos.

Como trata-se de um segmento muito dinâmico, fazer isso é fundamental para entender se as escolhas foram certas ou se há algo que precise ser corrigido para aumentar o faturamento da sua carteira.

Para isso, precisamos considerar alguns fatores que indicam esse sucesso – ou a falta dele – e são bem importantes para ajudar a aumentar o seu patrimônio. Quer saber como fazer? Então confira este artigo até o fim e veja as dicas que separamos para você.

Por que é importante medir os resultados?

Mensurar os ganhos é essencial para os investidores de todos os perfis, pois irá permitir que você perceba quais são seus investimentos mais rentáveis e conversar com seu assessor de investimentos para decidir quais serão os próximos movimentos.

Essa análise fornece uma base mais concreta para a tomada de decisões e ajuda a evitar os erros que possam ser cometidos caso as escolhas fossem feitas “no escuro”. Com ela, podemos perceber o que está fazendo sucesso e fazer os ajustes necessários para que o que não está trazendo o resultado esperado seja resolvido.

É apenas analisando a carteira de investimentos que você poderá saber o quão perto está dos seus objetivos, pois é fundamental manter um acompanhamento frequente e descobrir se o seu patrimônio está conforme o planejado.

Rentabilidade ou lucratividade: entenda a diferença

Entender esses dois conceitos é importante para saber os resultados da sua carteira. Apesar de serem parecidos, ambos entregam informações diferentes e que influenciam no resultado final.

A rentabilidade é o cálculo da diferença entre o valor investido e o resultado final, que deve ser feito sempre em porcentagem por conta dos impostos aplicados em cada operação financeira. Já a lucratividade é o valor real que o investidor realmente irá receber de cada investimento da carteira.

Analisando a carteira de investimentos

Manter uma carteira apenas com bons investimentos é o sonho de todo investidor e isso requer atualizações em alguns casos. Como cada produto possui uma realidade própria, é preciso fazer um acompanhamento constante dos resultados e verificar se há algo destoando negativamente.

É por meio da análise que você e seu corretor de investimentos poderão traçar novos planos e fortalecer ainda mais o seu patrimônio. Tal hábito requer organização e uma certa frequência, para que os números observados possam traduzir uma realidade mais fiel e sofram menos distorções.

Para te ajudar, separamos algumas dicas que são super úteis para a sua carteira de investimentos:

  • Procure manter um portfólio de produtos financeiros diversificados, mesmo que estejam todos dentro do seu perfil.
  • Acompanhe as informações do mercado para saber se o que está bem irá continuar em alta e o que está mal pode valorizar no futuro.
  • Converse com seu assessor para tomar decisões mais seguras e evitar cair em armadilhas e tentações.
  • Mantenha seus investimentos sob controle e registre suas movimentações financeiras para poder ter uma base de comparação.

Estude mais sobre o assunto

Conhecer bem o mercado financeiro é altamente recomendado para todo investidor, seja um iniciante ou alguém com anos de experiência no assunto.

E a melhor forma de fazer isso é estudando e aprendendo com quem realmente entende disso e está pronto para te ajudar a fazer as melhores escolhas com o seu dinheiro e garantir um futuro ainda mais brilhante para você e sua família.

Para ter isso em sua vida, não deixe passar a oportunidade incrível de participar do curso Estratégias de Investimentos que acontecerá em Curitiba nos dias 18 a 22 de Junho e está com as vagas abertas.

Acesse a página do curso agora mesmo e garanta já o seu lugar!

Siga a Phi Investimentos nas redes sociais para saber mais! Fique por dentro do nosso LinkedIn, Instagram e Facebook.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Dicas
27/06/2022

O único almoço grátis em investimentos

Educação financeira
22/06/2022

Com dificuldades para manejar seus investimentos?

Educação financeira
16/06/2022

Como identificar boas oportunidades de investimento?

Educação financeira
14/06/2022

O que é um planejamento matrimonial?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.