BLOG

Comece 2022 investindo estrategicamente e descubra os investimentos mais indicados

Publicado em
Confira quais são os três melhores investimentos para 2022, o que vai afetar o mercado financeiro no próximo ano e no que você precisa estar atento na hora de investir.
Comece-2022-investindo-estrategicamente-e-descubra-os-investimentos-mais-indicados

O ano está quase acabando e em um contexto de crise, com tantas incertezas, boa parte dos investidores estão fazendo a mesma pergunta: qual é o melhor investimento para 2022? É verdade que a instabilidade da economia oferece oportunidades no mercado financeiro. Mas é preciso saber aproveitá-las e é justamente isso que nós vamos te ensinar a seguir.

Antes de mais nada…

Nós sabemos que você está aqui para saber quais são os melhores investimentos para 2022. Mas, antes de te contar quais são as nossas projeções, primeiro é preciso contextualizar um pouco o atual cenário econômico do país. E se tem uma coisa que podemos afirmar com certeza é que 2022 é um ano de incertezas.

Isso se deve especialmente por movimentos sociais e econômicos. É claro que precisamos começar citando a pandemia, que afetou a economia mundial e causou desequilíbrio no fornecimento de insumos para as fábricas. Além disso, não podemos esquecer que 2022 também é um ano eleitoral. Ou seja: mesmo em condições normais, apenas a ida às urnas já influencia o mercado financeiro.

Mas isso não é tudo! O câmbio também está elevado e a expectativa é que a inflação siga em ascensão. Com o Banco Central precisando realizar manobras para ajustar os juros e a taxa Selic com grande variação, os financiamentos e empréstimos ficam mais caros. Consequentemente, o setor automotivo e da construção civil pode acabar tendo inibidas movimentações.

Sem falar que, com o dólar valorizado, os setores que dependem de produtos importados também acabam sofrendo com a alta dos custos. E isso, inevitavelmente, acaba sendo repassado para o consumidor final. Somando isso com a taxa alta de desemprego, podemos afirmar que 2022 também pode trazer a queda na renda familiar e a diminuição do consumo, de maneira geral.

Com um cenário tão complicado, a pergunta que resta é: como proteger o seu patrimônio em um ano tão volátil? Nós vamos te contar na sequência.

Fique de olho!

Devido aos impactos da pandemia na economia em 2020 e 2021, a inflação está em alta. Essa taxa tem grande influência sobre o poder de compra e o custo de vida, sendo que quando ela está em alta, a moeda fica desvalorizada.

Ou seja: é preciso mais dinheiro para conseguir adquirir as mesmas coisas de antes. Isso pode ser facilmente percebido em uma ida ao mercado, mas também é válido para os investimentos.

De fato, é difícil fazer uma projeção segura da inflação para o próximo ano. Mas, existem alguns fatores que merecem sua atenção. Afinal, eles podem fazer com que a inflação suba ou desça. São eles:

  • Taxa Selic;
  • Variação do câmbio;
  • Balança comercial;
  • Oferta e demanda;
  • Normalização da cadeia produtiva em âmbito mundial (em caso de normalização, a tendência é que a inflação diminua);
  • Preço das commodities.

Com tamanha incerteza com relação à inflação, as melhores opções de investimentos para 2022 são aplicações que protejam seu patrimônio, para que o seu dinheiro não seja desvalorizado. Mas quais são elas? Vamos te contar a seguir.

Top 3: os melhores investimentos para 2022

Você já ouviu dizer que toda crise gera oportunidades? Essa frase resume bem o que pode acontecer no próximo ano. Afinal, mesmo com a economia instável, é possível encontrar bons investimentos para 2022. Confira a seguir nossa seleção com as melhores opções para o próximo ano.

Tesouro IPCA

A primeira opção dessa lista não poderia ser diferente. Afinal, como o Tesouro IPCA está atrelado à inflação, o investidor garante seu poder de compra. Na prática, isso significa que se a inflação subir, o rendimento do investimento aumenta. Da mesma forma, se a inflação cair, o rendimento também diminui.

Isso ocorre, pois os títulos atrelados ao Tesouro IPCA geralmente possuem uma taxa fixa que é somada à variação do IPCA no período. Ou seja: o investimento sempre renderá acima da inflação. Por essa razão, podemos afirmar que o Tesouro IPCA é provavelmente o melhor investimento para 2022.

Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs)

No começo desse texto, nós dissemos que o setor de construção civil pode ser afetado pela taxa de juros. Afinal, as pessoas têm mais dificuldade para comprar imóveis. Porém, esse setor também tem uma grande vantagem quando o assunto são os investimentos. Afinal, os imóveis são ativos reais que, de maneira geral, conseguem repor o valor da moeda. Dessa forma, o preço das cotas e dos papéis sobem, compensando a queda da moeda.

Por esses motivos, os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) estão entre o Top 3 dos melhores investimentos para 2022. Esses fundos gerenciam vários tipos de imóveis, desde prédios comerciais, até galpões e conjuntos residenciais. E, ao investir em um deles, o acionista recebe parte do valor dos aluguéis. Ou seja: é como se você estivesse comprando um imóvel, para receber pelo aluguel do mesmo. Mas, nesse caso, você não precisa se preocupar com manutenções, inquilinos, entre outros.

Ações

Um dos ativos mais conhecidos do mercado financeiro, as ações geralmente possuem boa liquidez e preços acessíveis. Na Bolsa de Valores, há opções interessantes tanto para quem visa o longo prazo, quanto para quem almeja uma valorização no curto prazo.

É claro que a escolha depende de muitos fatores e é fundamental analisar o histórico da empresa em questão. Mas, para 2022, temos algumas recomendações. Como explicamos no tópico anterior, os ativos imobiliários são uma boa pedida. Dessa forma, investir em ações de empresas do ramo, especialmente que possuem em sua carteira galpões e shoppings centers é uma boa opção.

Os ecommerces também podem ser escolhas interessantes. Afinal, eles estiveram em ascensão durante toda a pandemia, já que com o distanciamento social, as pessoas precisaram recorrer às compras pela internet. Além disso, vale lembrar que as lojas online têm grande influência em outros setores, podendo criar boas oportunidades. Nesse sentido, destacamos:

  • Papel e celulose, que fazem parte da produção de embalagens;
  • Veículos comerciais, responsáveis pelo deslocamento de cargas;
  • Logística, que cuida do armazenamento dos produtos.

Com todas essas dicas, você certamente percebeu que há inúmeras opções de investimentos para 2022. Basta se certificar de que o investimento escolhido é compatível com o seu perfil de investidor e seus objetivos.

E se você já sabe qual é o melhor investimento para 2022 para a sua carteira, clique aqui e abra a sua conta na Phi!

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
saúde financeira
25/04/2024

Entendendo a fisiologia do investimento: o impacto na saúde financeira e bem-estar

Investimentos
18/04/2024

Investir com propósito: por que seus investimentos devem fazer sentido?

Phi Investimentos
11/04/2024

Descubra por que escolher a Phi Investimentos

Investimentos
28/02/2024

Guia prático: como iniciar sua jornada de investimentos

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo