Blog

O mercado financeiro em posts que valem a sua atenção

Como funciona a rentabilidade da poupança?

Compartilhe

A poupança é um dos tipos de investimentos financeiros mais conhecidos e populares no Brasil. Por muitos anos foi quase a única forma de aplicação, mas acabou perdendo espaço para alternativas com maior potencial.

Ainda assim, muitas pessoas decidem investir os recursos e desejam saber mais sobre o rendimento da poupança e quais são as principais características dessa forma de poupar dinheiro para o futuro.

Para te ajudar a tirar todas as dúvidas, vamos conhecer mais sobre ela ao longo deste texto!

O que é a poupança?

A poupança é um tipo de investimento de renda fixa, sendo como uma conta bancária voltada para pessoas que desejam guardar um dinheiro para o futuro. Ela sempre foi vista como uma forma simples de aplicação financeira e utilizada até mesmo por quem não possui nenhum tipo de conhecimento sobre o tema.

Isso se deve ao fato de que não é preciso realizar nenhum tipo de pagamento ou comprovação de renda para realizar os depósitos, ficando a critério do poupador decidir o quanto deseja colocar.

Ela foi perdendo espaço nos últimos anos por conta do fácil acesso aos outros tipos de investimentos financeiros, que foram se tornando mais simples e convidativos para quem deseja entrar nessa área.

Como funciona o rendimento da poupança?

O baixo risco da poupança se reflete em um menor rendimento do dinheiro depositado nela. Ele acontece a cada 30 dias após a aplicação, por isso é recomendado que a pessoa faça sempre na mesma data em cada mês e tenha todo o rendimento acontecendo junto.

Quando os depósitos são feitos em dias diferentes, os rendimentos também vão acontecer 30 dias após cada depósito. Essa data é importante, pois se o valor for retirado antes de 30 dias o rendimento não será contabilizado.

Desde 2012, ela está atrelada à taxa Selic e acrescida da taxa referencial, que é calculada no dia do depósito. Esta relação é importante, pois quando a Selic está em baixa a poupança tem menor rendimento e consequentemente se torna uma opção bem menos atrativa de investimento.

Alternativas de investimento para substituir a poupança

Muitos investidores já entenderam que é possível conseguir lucros maiores com outras opções de produtos financeiros. Quem deseja sair da poupança e quer continuar escolhendo alternativas seguras possui uma boa cartela para escolher e obter bons rendimentos.

Conheça alguns dos principais tipos de investimentos que podem ser alternativas da poupança:

Tesouro Direto

A compra de títulos do Tesouro Direto emitidos pelo Governo Federal é segura e permite mais mobilidade, pois o dinheiro rende diariamente e pode ser retirado em menos de 30 dias se quiser.

Entre as principais opções estão o Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA +.

CDB

Aqui você empresta dinheiro ao banco e é remunerado com os juros correspondentes ao período. A compra de Certificados de Depósito Bancário é uma boa alternativa frente à poupança, pois possui uma rentabilidade mais alta, ainda que tenha incidência no Imposto de Renda.

Eles possuem risco baixo e são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito Agrícola são alternativas de baixo risco e que também são garantidas pelo FGC. Apesar de exigirem um maior aporte do investidor, o retorno costuma ser atraente para quem tem um poder financeiro maior.

Fundos DI

São fundos de renda fixa e com alta liquidez que podem ser resgatados a qualquer hora. Eles acompanham a taxa Selic ou o Certificado de Depósito Interbancário e são excelentes opções para investidores que desejam um retorno rápido e não querem esperar muito tempo.

Qual a melhor opção de investimento para você?

A escolha de onde investir seu dinheiro é uma das maiores dúvidas entre os investidores, principalmente para quem possui uma boa quantidade de recursos e muitas opções. Para tomar a melhor decisão, procure descobrir qual é o seu perfil e assim conhecer os melhores produtos financeiros que vão se encaixar em sua necessidade.

Para fazer isso, a Phi conta com uma equipe de profissionais especializados no assunto e prontos para te ajudar a tomar a melhor decisão para o seu futuro e de toda a sua família.

Entre em contato com nossos consultores e veja o que podemos fazer por você.

VEJA TAMBÉM

O que são e como funcionam as criptomoedas?

11/05/2022

As criptomoedas chegaram como uma onda disruptiva, mas você sabe como elas funcionam e o porquê delas terem despertado a atenção de vários investidores no mercado?

Entenda mais sobre o que é a renda variável e veja 3 tipos de investimentos

09/05/2022

Aprenda o que é a renda variável e o porquê dela ser uma das categorias mais comentadas no mundo dos negócios. Veja as vantagens, desvantagens, os tipos de investimentos e entenda as nomenclaturas do mercado.

Entenda mais sobre o que é a renda fixa e 3 investimentos da categoria

06/05/2022

Aprenda de vez o que é a renda fixa e o porquê dela ser considerada ideal para investidores iniciantes. Veja as vantagens, desvantagens, os tipos de investimentos e entenda as nomenclaturas do mercado.

A Phi Investimentos é uma empresa de Agentes Autônomos – AAI de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Resolução CVM 16/21. A Phi Investimentos atua no mercado financeiro através da Guide Investimentos S.A., o que pode ser verificado no site da ANCORD. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O AAI é um intermediário e depende da atualização prévia do cliente para realizar operações no Mercado Financeiro. Em caso de dúvidas e reclamações, favor contatar a Ouvidoria da Guide Investimentos no telefone 0800 704 0418.

[B]³ | BSMCVM

Selo Agro Broker
Selo Execution Broker
Selo Nonresident Investor Broker
Selo Retail Broker
Selo B3 Certifica
Selo Anbima - Distribuição de Produtos de Investimento
Selo Anbima - Administração Fiduciária
Selo Anbima - Gestão de Patrimônio
Selo Anbima - Gestão de Recursos
Selo Autorregulação Anbima

Invista agora

Olá, futuro cliente,

Em apenas dois passos, você garante uma das melhores assessorias gratuitas de investimentos do Brasil e começa a investir em uma das maiores corretoras da América Latina! E o melhor: é 100% digital, sem custos de abertura e manutenção de conta! Vamos lá?

Este site é protegido pelo Google reCAPTCHA. A Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Agradecemos a confiança!

Foi super fácil não é mesmo? Agora, clicando no botão abaixo você será redirecionado para o link de abertura de conta da nossa corretora, a Guide.

Trabalhe conosco!