BLOG

Como funciona a rentabilidade da poupança?

Publicado em
Saiba mais sobre como funciona o rendimento da poupança e conheça as melhores alternativas para ter mais lucro
Como-funciona-a-rentabilidade-da-poupanca

A poupança é um dos tipos de investimentos financeiros mais conhecidos e populares no Brasil. Por muitos anos foi quase a única forma de aplicação, mas acabou perdendo espaço para alternativas com maior potencial.

Ainda assim, muitas pessoas decidem investir os recursos e desejam saber mais sobre o rendimento da poupança e quais são as principais características dessa forma de poupar dinheiro para o futuro.

Para te ajudar a tirar todas as dúvidas, vamos conhecer mais sobre ela ao longo deste texto!

O que é a poupança?

A poupança é um tipo de investimento de renda fixa, sendo como uma conta bancária voltada para pessoas que desejam guardar um dinheiro para o futuro. Ela sempre foi vista como uma forma simples de aplicação financeira e utilizada até mesmo por quem não possui nenhum tipo de conhecimento sobre o tema.

Isso se deve ao fato de que não é preciso realizar nenhum tipo de pagamento ou comprovação de renda para realizar os depósitos, ficando a critério do poupador decidir o quanto deseja colocar.

Ela foi perdendo espaço nos últimos anos por conta do fácil acesso aos outros tipos de investimentos financeiros, que foram se tornando mais simples e convidativos para quem deseja entrar nessa área.

Como funciona o rendimento da poupança?

O baixo risco da poupança se reflete em um menor rendimento do dinheiro depositado nela. Ele acontece a cada 30 dias após a aplicação, por isso é recomendado que a pessoa faça sempre na mesma data em cada mês e tenha todo o rendimento acontecendo junto.

Quando os depósitos são feitos em dias diferentes, os rendimentos também vão acontecer 30 dias após cada depósito. Essa data é importante, pois se o valor for retirado antes de 30 dias o rendimento não será contabilizado.

Desde 2012, ela está atrelada à taxa Selic e acrescida da taxa referencial, que é calculada no dia do depósito. Esta relação é importante, pois quando a Selic está em baixa a poupança tem menor rendimento e consequentemente se torna uma opção bem menos atrativa de investimento.

Alternativas de investimento para substituir a poupança

Muitos investidores já entenderam que é possível conseguir lucros maiores com outras opções de produtos financeiros. Quem deseja sair da poupança e quer continuar escolhendo alternativas seguras possui uma boa cartela para escolher e obter bons rendimentos.

Conheça alguns dos principais tipos de investimentos que podem ser alternativas da poupança:

Tesouro Direto

A compra de títulos do Tesouro Direto emitidos pelo Governo Federal é segura e permite mais mobilidade, pois o dinheiro rende diariamente e pode ser retirado em menos de 30 dias se quiser.

Entre as principais opções estão o Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA +.

CDB

Aqui você empresta dinheiro ao banco e é remunerado com os juros correspondentes ao período. A compra de Certificados de Depósito Bancário é uma boa alternativa frente à poupança, pois possui uma rentabilidade mais alta, ainda que tenha incidência no Imposto de Renda.

Eles possuem risco baixo e são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito Agrícola são alternativas de baixo risco e que também são garantidas pelo FGC. Apesar de exigirem um maior aporte do investidor, o retorno costuma ser atraente para quem tem um poder financeiro maior.

Fundos DI

São fundos de renda fixa e com alta liquidez que podem ser resgatados a qualquer hora. Eles acompanham a taxa Selic ou o Certificado de Depósito Interbancário e são excelentes opções para investidores que desejam um retorno rápido e não querem esperar muito tempo.

Qual a melhor opção de investimento para você?

A escolha de onde investir seu dinheiro é uma das maiores dúvidas entre os investidores, principalmente para quem possui uma boa quantidade de recursos e muitas opções. Para tomar a melhor decisão, procure descobrir qual é o seu perfil e assim conhecer os melhores produtos financeiros que vão se encaixar em sua necessidade.

Para fazer isso, a Phi conta com uma equipe de profissionais especializados no assunto e prontos para te ajudar a tomar a melhor decisão para o seu futuro e de toda a sua família.

Entre em contato com nossos consultores e veja o que podemos fazer por você.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Sem categoria
23/05/2024

Seja anti-crise: proteja seu patrimônio com investimento certo

Sem categoria
16/05/2024

Nosso hiperfoco é a excelência em investimento

Sem categoria
09/05/2024

Equilibrando o tripé do investimento: liquidez, risco e rentabilidade

sucesso financeiro
02/05/2024

Diversifique sua carteira: O segredo para o sucesso financeiro

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.