BLOG

Cresce o número de investidores na bolsa de valores no Brasil

Publicado em
Com maior participação de pessoas físicas, a B3 registra recorde de contas e os números ainda mostram outras informações que ajudam a entender o mercado.
Business,Team,Investment,Trading,Do,This,Deal,On,A,Stock

O número de pessoas físicas investindo na bolsa de valores não para de crescer e soma mais de 5 milhões de investidores, de acordo com os dados divulgados pela própria B3 em abril deste ano.

Essa informação confirma o viés de alta no setor, que registrou um aumento de 1,5 milhão de novas contas desde o começo de 2021. Além de apresentar um panorama geral, a publicação também mostrou alguns pontos interessantes que nos ajudam a entender qual é o perfil dos brasileiros que escolhem esta modalidade de investimento.

Quem investe na bolsa de valores?

Com um acesso maior ao mercado de investimentos, mais pessoas se sentem estimuladas e começam a pensar em como valorizar o próprio dinheiro com escolhas mais pensadas. Mas quem são elas? É o que você vai descobrir agora!

26 a 35 anos

Esta é a faixa etária da maior parte dos investidores na B3. Segundo a própria instituição, são 1.695.673 contas pertencentes ao público com essa idade, representando 33,4% do total.

Temos com isso a sequência de uma tendência que é vista desde 2013, onde cada vez mais jovens começam cedo no mundo das finanças.

Mais mulheres no mercado financeiro

Atualmente as mulheres representam 23,7% do total de investidores pessoas físicas no mercado de ações brasileiro.

Desde 2020 o número de mulheres que começaram a investir na bolsa de valores já aumentou em +42,4%. Ainda que elas sejam minoria, já é possível notar um aumento considerável.

Estados com mais investidores

Um pequeno grupo de estados se destaca com a maior quantidade de pessoas com papéis no balcão e que concentram a maior parte das contas na B3. Confira a lista que apresenta uma predominância do sudeste, seguido pelos três representantes do sul do país:

56,6%

  • São Paulo (Sudeste)
  • Minas Gerais (Sudeste)
  • Rio de Janeiro (Sudeste)

16,9%

  • Paraná (Sul)
  • Santa Catarina (Sul)
  • Rio Grande do Sul (Sul)

26,5%

  • Demais estados

BDRs em alta

O interesse dos investidores em BDRs cresceu consideravelmente entre as pessoas físicas. São cerca de 1,4 milhão, que representam 26% de todo o estoque e registraram um aumento de +532% no número de CPFs cadastrados.

Investimento bilionário

Todas essas pessoas físicas possuem juntos uma quantia de R$490,2 bilhões investidos, um alto número apesar da queda provocada por uma série de fatores que inclui até mesmo o lockdown realizado na China.0

Mercado está mais democrático

Entre todos esses dados, podemos concluir que o mercado de ações está cada vez mais aberto para a entrada de novos investidores dos mais variados perfis. Um exemplo claro é o aumento da participação feminina, que não para de crescer.

Com um maior acesso aos conteúdos de educação financeira, muitas pessoas estão se sentindo confiantes para sair da zona de conforto e explorar as diversas modalidades de investimentos nas finanças.

Quanto mais informações temos, melhores e mais seguras são as escolhas feitas para que o dinheiro renda. Esse movimento é crescente e o estudo publicado pela B3 comprova que a entrada nos investimentos é algo que não tende a diminuir nos próximos anos.

Prepara-se da melhor forma

Para ajudar novos investidores a criar o plano mais adequado para começar, a Phi Investimentos lançou o Curso de Estratégias de Investimentos, que acontecerá em Curitiba e já está com as vagas abertas.

Nossos especialistas em mercado financeiro prepararam tudo que você precisa saber para começar com o pé direito. São 5 módulos que abordam os principais tópicos e deixam os alunos prontos para o início de uma nova jornada.

Mas atenção, pois as vagas são limitadas. Não fique de fora e faça aqui a sua inscrição agora mesmo.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
saúde financeira
25/04/2024

Entendendo a fisiologia do investimento: o impacto na saúde financeira e bem-estar

Investimentos
18/04/2024

Investir com propósito: por que seus investimentos devem fazer sentido?

Phi Investimentos
11/04/2024

Descubra por que escolher a Phi Investimentos

Investimentos
28/02/2024

Guia prático: como iniciar sua jornada de investimentos

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo