BLOG

Descubra como o Ibovespa pode ajudar você a investir com sucesso

Publicado em
Pro artigo

Os índices do mercado financeiro servem como indicadores que avaliam o desempenho de um grupo de ativos. Eles são calculados com base na performance, permitindo análise em determinado período. É importante estudar esses indicadores regularmente para monitorar suas variações, por isso, gestores utilizam deles como benchmark para fundos, e investidores individuais para suas próprias carteiras. No Brasil, o Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na bolsa de valores e é composto pelos papéis de empresas listadas na B3 que atendem sua metodologia. Amplamente considerado um termômetro do mercado acionário nacional, sendo utilizado como referência para análise de investimentos, o que evidencia a importância de entender como o índice funciona para poder utilizá-lo em sua estratégia.

Qual é a finalidade?

Os indicadores medem a performance de uma carteira teórica, formada por ativos selecionados por regras pré-estabelecidas, para servir como uma espécie de reflexão da variação de determinado grupo ou classe de investimentos, facilitando o acompanhamento pelo mercado. Nesse sentido, o Ibovespa foi criado em 1968 e é reavaliado a cada quatro meses para ser composto por papéis que representam cerca de 80% do volume financeiro do mercado de capitais brasileiro. Sendo assim, ganhou espaço e é considerado o mais popular para sua finalidade, que é servir de referência para visualização da performance da bolsa de valores local.

Para que se utiliza?

O índice Bovespa segue a variação do preço das ações e como resultado demonstra uma média em pontos, dessa maneira, quando o mercado tem uma elevação resulta no aumento dos pontos. Esse fato é observado de perto pelos agentes do mercado financeiro, primeiramente para monitorar a situação econômica do país, visto que altas no indicador podem indicar economia acelerada. Como também usar de referência na hora de analisar e tomar decisões acerca de investimentos: por exemplo, um gestor de fundo de renda variável que administra uma carteira de maneira ativa, pode utilizar o Ibovespa como benchmark para avaliar o portfólio e decidir sobre possíveis alterações.

Fonte: Investing

No gráfico, é possível visualizar as variações do índice ao longo do tempo. Na data de publicação deste artigo (14/04/2023), o índice encontra-se acima do patamar de 106.000 mil pontos, refletindo a performance do mercado acionário brasileiro e serve como referência para avaliar o desempenho dos investimentos em ações. Quando a pontuação sobe, significa que o mercado está em alta, e quando cai, o mercado está em baixa.

Em resumo, os índices são uma ferramenta útil para ajudar investidores a tomarem decisões informadas e avaliar o desempenho de suas carteiras. No território nacional, o Ibovespa é utilizado como o principal termômetro da bolsa, além de servir como referência e até mesmo investimento, tendo em vista que pode-se seguir a exata variação do indicador, utilizando fundos de índice. Há a possibilidade de investir em um ETF que segue o Ibovespa. É importante ressaltar que a B3 considera essa a melhor escolha disponível.

Quer entender mais?

Para maior aprofundamento e auxílio na hora de investir, busque nossa equipe de assessoria de investimentos.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Sem categoria
23/05/2024

Seja anti-crise: proteja seu patrimônio com investimento certo

Sem categoria
16/05/2024

Nosso hiperfoco é a excelência em investimento

Sem categoria
09/05/2024

Equilibrando o tripé do investimento: liquidez, risco e rentabilidade

sucesso financeiro
02/05/2024

Diversifique sua carteira: O segredo para o sucesso financeiro

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.