BLOG

Como a diversificação na carteira de investimentos ajuda a aumentar a rentabilidade?

Publicado em
Aprenda o que é e como a diversificação na carteira de investimentos pode ser a solução mais indicada para aumentar a rentabilidade do seu dinheiro.
Como a diversificação na carteira de investimentos ajuda a aumentar a rentabilidade?

Encontrar novas alternativas no mercado financeiro é o sonho de todo mundo que deseja aumentar a rentabilidade. Nesse sentido, a diversificação na carteira de investimentos se torna essencial para encontrar as alternativas que apresentam um retorno mais atraente.

Para dar os primeiros passos, é preciso entender a importância disso e também como fazer da melhor forma. Como sempre falamos no blog da Phi Investimentos, o conhecimento é fundamental para tomar as melhores decisões para o seu dinheiro.

Pois hoje chegou a vez de saber tudo isso e aprender como colocar essa ideia em prática na sua conta. Confira este artigo até o fim e veja as dicas que separamos para você!

O que são carteiras de investimentos?

Antes de saber como ampliar o seu leque de produtos financeiros, é necessário entender o que é uma carteira de investimentos. De uma maneira resumida, a carteira de investimentos é um portfólio onde um investidor possui diversos ativos ao invés de fazer uma aplicação em apenas uma única alternativa.

Os itens variam de acordo com diversos fatores, como capacidade de investimento, perfil do investidor e condições de mercado. Em comum, as carteiras de investimentos têm como objetivo aumentar a rentabilidade do investidor.

A importância da diversificação na carteira de investimentos

A imprevisibilidade é um fator que não podemos desconsiderar no mercado financeiro. Isso faz com que exista um certo nível de risco nos mais variados investimentos, seja ele pequeno ou grande.

Sabendo disso, é prudente seguir um caminho que minimize os riscos e aumente a segurança do dinheiro do investidor. Seja de um perfil conservador, moderado ou arrojado, é preciso realizar ações que garantam uma maior rentabilidade e diminuam as chances de algo não sair conforme o planejado.

Quando há uma diversificação na carteira de investimentos aumenta-se a proteção e faz com que o peso de uma possível perda seja muito menor para o investidor. Com apenas uma parte dos recursos em um investimento que apresentou um retorno ruim, é possível recuperar as perdas em outras frentes ou simplesmente estancar o problema até que os demais investimentos “paguem” pelo que obteve um resultado abaixo do esperado.

Três vantagens de aumentar o seu portfólio

Colocar em prática a diversificação na carteira de investimentos é um hábito que traz várias vantagens para o seu dinheiro. Para te mostrar mais sobre isso, separamos alguns dos benefícios que ajudam a entender esse assunto:

1 – Diminui os riscos

Essa vantagem já foi falada ao longo do texto, mas precisa estar no topo da lista de benefícios da diversificação na carteira de investimentos. Afinal de contas, ter menos riscos e mais possibilidades de lucro é o desejo de todo investidor e se torna ainda mais real quando não investimos todo o dinheiro em apenas um produto financeiro.

2 – Mais ganhos

Ter mais investimentos em sua carteira permite fazer movimentos ágeis para encontrar onde estão as opções que irão gerar um retorno mais interessante para o você. Isso é válido inclusive para quem não gosta de arriscar, pois é possível montar uma carteira com vários investimentos conservadores e ainda sim conseguir excelentes resultados.

3 – Ajuda a alcançar os objetivos

Por encontrar mais alternativas de investimentos, é possível conhecer novos investimentos que ajudem a atingir suas metas e aumentar o patrimônio. Conversando com o seu assessor de investimentos, você poderá conhecer muitas alternativas e sempre encontrar aquelas que vão aumentar a sua liquidez.

Aprenda como investir melhor

Tomar as melhores decisões para o seu dinheiro exige conhecimento e estudo. Por isso, a Phi Investimentos também te ajuda a conhecer tudo sobre o mercado financeiro e como dar seus primeiros passos nessa área.

Para isso, inscreva-se para receber em primeira mão o e-book “Quero investir, mas não sei por onde começar‘ que será lançado em breve com as melhores dicas para os investidores iniciantes.

Siga a Phi Investimentos nas redes sociais para saber mais! Fique por dentro do nosso LinkedIn, Instagram e Facebook.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Dicas
27/06/2022

O único almoço grátis em investimentos

Educação financeira
22/06/2022

Com dificuldades para manejar seus investimentos?

Educação financeira
16/06/2022

Como identificar boas oportunidades de investimento?

Educação financeira
14/06/2022

O que é um planejamento matrimonial?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.