Blog

O mercado financeiro em posts que valem a sua atenção

Educação financeira: 7 passos para otimizar suas finanças

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A educação financeira é um assunto que tem conquistado espaço no Brasil nos últimos anos e tem feito muita gente abrir os olhos para o mar de oportunidades existentes no mercado.

Entender como a educação financeira funciona e a importância dela para a sua vida é fundamental para que sejam feitas boas escolhas e você passar bem longe de enrascadas quando o assunto é o seu dinheiro e o que fazer com ele.

Se você está procurando saber mais sobre o assunto, chegou a hora de entender tudo sobre este tema que tem feito a cabeça de quem deseja investir.

O que é educação financeira?

Ao contrário do que possa parecer, educação financeira não é apenas devorar livros sobre o assunto. Isso é importante, mas estamos falando de algo ainda maior e que envolve também cursos e busca recorrente por informações sobre o mercado.

A educação financeira acontece quando você possui um controle maior sobre seus gastos e rendimentos, entende mais sobre investimentos e passa a fazer escolhas mais inteligentes que envolvem seu dinheiro e patrimônio.

Ela é super importante para que alguém possa aumentar o valor que possui de uma maneira segura e sem correr riscos que possam comprometer a sua saúde financeira pessoal.

7 passos para você melhorar as finanças pessoais

Após entender o que é educação financeira e a importância de ter ela presente na sua rotina, é necessário aprender como colocar tudo isso em prática e transformar todas essas ideias em algo concreto.

Para isso, separamos 7 dicas que são bem úteis e que ajudarão a entender como melhorar as finanças pessoais é tão importante. Confira!

1 – Aumente o seu conhecimento sobre o assunto

Investimentos, rentabilidade, taxas, etc. São tantos termos sobre o assunto que isso pode assustar e confundir quem está começando a estudar sobre educação financeira agora.

Uma boa dica é procurar bons livros sobre o assunto, que vão te ajudar a desvendar os principais enigmas e construir uma base de conhecimento tão importante para o controle das finanças.

2 – Comece pelo mais simples

Ninguém começa a aprender um instrumento musical tocando uma música complicada, isso é feito gradualmente e conforme o desenvolvimento. Por que começar a aprender sobre educação financeira diretamente pelos assuntos mais difíceis?

Podemos garantir que não existem motivos para se preocupar sobre como melhorar as finanças pessoais, mas é necessário entender uma coisa de cada vez. Um bom caminho é procurar ajuda de especialistas em determinados assuntos, como na hora de investir seu dinheiro.

3 – Defina seus objetivos

Boas escolhas acontecem quando estão bem fundamentadas. Na hora de fazer investimentos, cortar gastos ou qualquer outra movimentação financeira, é preciso saber onde você deseja chegar e qual o melhor caminho para alcançar esse objetivo.

A falta de planejamento é um dos maiores vilões da organização financeira e não pode acontecer de jeito nenhum. Com ela, até mesmo na hora de algum imprevisto torna-se mais fácil de se organizar e seguir no rumo certo.

4 – Comece já!

Nunca é cedo demais para aprender como organizar as suas finanças. Seja um investimento, plano de previdência ou mesmo uma simples economia em casa, o ideal é colocar essa cultura de planejamento financeiro o mais cedo possível para poder colher os frutos no futuro.

5 – Peça ajuda de especialistas

Está tudo bem não entender de tudo, pois ninguém possui um vasto conhecimento sobre todos os temas. O que não podemos fazer, é arriscar ou consultar quem também não entende do que está falando.

Para evitar problemas, escolha livros e cursos sobre o assunto e sempre escolha instituições e corretoras que oferecem um bom suporte ao cliente.

6 – Crie um fundo de emergência

Problemas surgem quando menos esperamos e em alguns casos são impossíveis de evitar. Para que você não tenha problemas financeiros, a solução é sempre manter recursos reservados para se manter por um período até conseguir colocar tudo nos eixos novamente.

Esse valor deve ser condizente com seus gastos e rendimentos, mas o importante é saber que você conta com um “salva-vidas” quando for necessário.

7 – Aprenda sobre investimentos

A tradicional caderneta de poupança foi por muitos anos o único tipo de investimento que o brasileiro conhecia. Com o aumento da educação financeira isso mudou, e para muito melhor.

Conhecer mais sobre esse assunto vai abrir um grande número de oportunidades, o que tem sido muito comum entre as pessoas que desejam aumentar o patrimônio de forma segura e com uma rentabilidade muito maior.

A educação financeira é importante e essencial para a conquista dos seus objetivos de vida. Pensando nisso, desenvolvemos um curso de investidores que explica tudo que você precisa saber para ter sucesso nessa área.

Conheça agora e escolha o caminho certo para aumentar seus rendimentos.

VEJA TAMBÉM

Mercado de ações: tudo que um investidor iniciante precisa saber

22/09/2021

Está pensando em entrar no mercado de ações? Confira agora como ele funciona e quais são os riscos e vantagens!

Como a taxa Selic influencia os investimentos?

16/09/2021

Ela é conhecida de todos os investidores, mas você sabe a influência da taxa Selic nos investimentos? Descubra agora!

Eleições Brasil em 2022: O que fazer com o meu dinheiro?

09/09/2021

Estudo focado em avaliar o retorno dos ativos financeiros no Brasil em anos de eleições presidenciais, avaliar o retorno individual dos principais indicadores, e da mesma forma avaliar o desempenho de carteiras de investimento.

A Phi Investimentos é uma empresa de Agentes Autônomos – AAI de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Resolução CVM 16/21. A Phi Investimentos atua no mercado financeiro através da Guide Investimentos S.A., o que pode ser verificado no site da ANCORD. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O AAI é um intermediário e depende da atualização prévia do cliente para realizar operações no Mercado Financeiro. Em caso de dúvidas e reclamações, favor contatar a Ouvidoria da Guide Investimentos no telefone 0800 704 0418.

[B]³ | BSMCVM

Selo Agro Broker
Selo Execution Broker
Selo Nonresident Investor Broker
Selo Retail Broker
Selo B3 Certifica
Selo Anbima - Distribuição de Produtos de Investimento
Selo Anbima - Administração Fiduciária
Selo Anbima - Gestão de Patrimônio
Selo Anbima - Gestão de Recursos
Selo Autorregulação Anbima

Invista agora

Olá, futuro cliente,

Em apenas dois passos, você garante uma das melhores assessorias gratuitas de investimentos do Brasil e começa a investir em uma das maiores corretoras da América Latina! E o melhor: é 100% digital, sem custos de abertura e manutenção de conta! Vamos lá?

Este site é protegido pelo Google reCAPTCHA. A Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Agradecemos a confiança!

Foi super fácil não é mesmo? Agora, clicando no botão abaixo você será redirecionado para o link de abertura de conta da nossa corretora, a Guide.

Trabalhe conosco!