BLOG

Bolsas retomam bom humor à espera de novos sinais dos rumos dos estímulos nos EUA

Publicado em
Imagem-de-compartilhamento-Phi-Investimento

Por Weruska Goeking, Valor Investe

A segunda-feira começa com ventos mais positivos vindos do exterior após o índice Dow Jones registrar sua pior semana desde outubro diante dos temores dos efeitos da retirada de estímulos econômicos nos Estados Unidos e que foi sinalizada pela Fed (Federal Reserve, o banco central americano) em comunicado na decisão na quarta-feira (16).

Como os investidores em todo o mundo seguem em buscas de pistas sobre o rumo da política monetária americana, que vem injetando uma enxurrada de dólares nas bolsas desde o ano passado, ganha relevância a agenda da semana. Hoje, às 16h, o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, profere discurso que deve ser acompanhado com atenção.

Ao longo da semana, os mercados ainda ficam de olho nos dados do índice de preços de gastos com consumo pessoal (PCE), que é a medida de inflação mais acompanhada pelo Fed e também traz dados de renda e gastos pessoais nos Estados Unidos.

“A tradicional ‘cartomancia’ vai buscar os sinais de novos movimentos de política monetária do BC, a visão sobre o curto prazo e a duração do atual e forte ciclo de aperto”, afirma Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset.

Também nesta semana saem o Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central e os dados da prévia da inflação oficial do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15).

No cenário corporativo, é esperada para hoje a votação na Câmara dos Deputados da Medida Provisória (MP) que trata da privatização da Eletrobras. Vale lembrar que o texto precisa ser aprovado antes de perder sua validade, o que acontece amanhã.

Mehanna Mehanna, sócio-fundador da PHI Investimentos, chama a atenção para as ações do setor de commodities e exportadoras, que tiveram desvalorização com a forte queda do dólar na semana passada e que pode abrir agora uma boa oportunidade de compra, já que a perspectiva ainda é de um ciclo positivo no longo prazo.

Agenda

Em dia de agenda de indicadores esvaziada, o Banco Central divulga o Boletim Focus da semana encerrada em 18 de junho. Na publicação relativa à semana anterior, a mediana das projeções de IPCA para 2022 foi elevada, de 3,70% para 3,78%. Nesse sentido, será importante averiguar como essa mediana poderá reagir ao tom mais duro adotado pelo Copom na sua última decisão de política monetária.

No exterior, cabe destacar o discurso da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, às 11h15. Além disso, o presidente da distrital do Federal Reserve de Nova York, John Williams, também fala, às 16h.

Bolsas internacionais

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta segunda-feira, com quedas puxadas por incertezas sobre as próximas ações do Fed. A exceção é a China, onde as bolsas abriram em baixa com notícias sobre racionamento de energia, mas depois viraram o sinal puxadas pelas empresas de software.

O Nikkei, índice da Bolsa de Tóquio, caiu 3,29%, o Kospi, de Seul, recuou 0,83%, e o Hang Seng, de Hong Kong, cedeu 1,08%. Na China, o Xangai Composto subiu 0,12%, e o Shenzen Composto avançou 0,74%.

Os investidores estão de olho numa possível decisão do Fed de retirar estímulos à economia americana diante do avanço rápido da inflação no país. O Fed também sinalizou que poderá subir os juros antes do que estava inicialmente previsto, o que criaria um movimento de migração de investidores dos mercados ao redor do mundo para os Estados Unidos.

Empresas

A aceleração do calendário de vacinação em vários estados pode abrir espaço para que, em 2022, os funcionários do Bradesco comecem a voltar para o escritório. Segundo André Cano, vice-presidente do banco, cerca de 98% da equipe está hoje em trabalho remoto. E o retorno, que deve ser gradual, depende da evolução de variáveis como o ritmo de vacinação e também do contágio pelo vírus. Mas, a julgar pelo cenário que está se desenhando, que aponta para a vacinação de toda a população adulta até dezembro, há grande chance de o trabalho presencial ser retomado já no ano que vem.

A Méliuz está avaliando a realização de uma potencial oferta pública primária e/ou secundária de ações ordinárias, com esforços restritos de colocação, em condições similares às de sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

O pagamento dos juros sobre capital próprio do Grupo Carrefour Brasil foi adiado de 24 para 30 de junho, “por questões operacionais”. O pagamento de dividendos continua previsto para o dia 24.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Portabilidade de Plano de Saúde
18/07/2024

Portabilidade de carência: Saiba como funciona com a ANS

Plano de Saúde
11/07/2024

Saúde financeira empresarial: O impacto estratégico de um plano de saúde de qualidade

Seguros
04/07/2024

Desvendando o universo dos seguros: Glossário simplificado

Plano de Saúde
27/06/2024

Desmistificando: Diferenças essenciais entre planos de saúde individual e empresarial

h2

Para receber materias sem custo e informações sobre o Curso, entre no grupo

h1 (1)

Você vai saber em primeira mão quando uma nova turma estiver disponível!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.